Em dormência, as plantas ficam secas e pretas e suas folhas e armadilhas morrem, sobrando algumas pequenas ou até mesmo nenhuma, as que sobrarem serão pequenas e terão o crescimento bem lento durante a dormência. Mas podemos diferenciar dormência da morte da planta observando o rizoma, que sempre terá uma coloração viva. Moro em apto, minhas Dio ficam na varanda expostas ao sol e vento, cultivo em bandejas plasticas, sempre com 1/3 de água embaixo. Na sua região pode ser como o mestre Edson citou, entrando em dormência, mas vale a observação. Li aqui no fórum a alguns anos atrás que nunca é bom ficar mudando a planta de lugar, pois ela sempre necessita de nova ambientação, oq tbm pode estar acontecendo com a sua, já que é recém adquirida. Não saberei o tópico que li sobre este assunto, mas vale uma pesquisa aqui no fórum.
Quanto as formigas, quando as minhas capturam podem sim chegar a ficarem marrons e depois pretas e as armadilhas morrerem na sequencia, porem comigo, somente as armadilhas morrem e não há danos as plantas.
Espero ter contribuído em algo, continue mandando para a gente poder dar uma acompanhada.