Ajuda com Cephalotus

Assuntos sobre plantas raras e/ou incomuns no Brasil. Heliamphora, Darlingtonia, Cephalotus, Genlisea, Catopsis, Aldrovanda, Stylidium, Ibicella Lutea, Triphyophyllum, Brocchinia, etc.
Responder
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Ajuda com Cephalotus

Mensagem por Leonardo Costa »

Olá pessoal, tenho este cephalotus a 3 anos, porem nunca fiz a troca do substrato dele. Noto que ele sempre se mantem neste "estilo" de vida que demonstra no momento. Gostaria de orientações de como dar uma melhorada na qualidade deste cepha.

No momento, ele segue tomando sol direto pela manha até aprox. 13:00hrs.
Esta com o substrato de 50% areia 50% mungo sphagum.
Mantenho um fundo de garrafa Pet em cima dele com vasão para o furo na lateral do vaso como mostrado, para entrada de ar.
Regas sempre pelo prato demonstrado, e ele possui furos para que não se acumule água.
Não realizo alimentação dele.
Em dias quentes, borrifo água por cima.
Nunca utilizei nenhum produto contra pragas ou fertilização.


Agradeço desde já a ajuda dos colegas!
Abraços
: joia :

Imagem

Imagem

Imagem


Avatar do usuário
Caua lima
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 22 Jan 2020, 14:12
Localização: Feira de Santana-Bahia
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 44 vezes

Mensagem por Caua lima »

Que pena amigo,nunca tive um cepha e não sei muito sobre ele,eu acho uma planta difícil e como já está com ele a um tempão não sei o pode ser,já tentou ver o tópico sobre cephalotus aqui no fórum?Pode ajudar,
Queria saber como se cultiva melhor para poder ter pelo menos um,mas deixe outras pessoas mais experientes opinarem,boa sorte com isso, : joia :
Editado pela última vez por Caua lima em 10 Fev 2020, 23:11, em um total de 1 vez.


Você aprende mais ensinando do que realmente aprendendo...
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Caua lima escreveu: 10 Fev 2020, 23:00 Que pena amigo,nunca tive um cepha e não sei muito sobre ele,eu acho uma planta difícil e como já com ele a um tempão não sei o pode ser,já tentou ver o tópico sobre cephalotus aqui no fórum?Pode ajudar,
Queria saber como se cultiva melhor para poder ter pelo menos um,mas deixe outras pessoas mais experientes opinarem,boa sorte com isso, : joia :
Ele se manteve muito bem por todos estes anos, porem vendo videos e fotos de cepha, é nítido que da para melhorar! Gostaria de mais orientações sobre esse caso.
Obrigado por comentar! : joia :


Avatar do usuário
Caua lima
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 22 Jan 2020, 14:12
Localização: Feira de Santana-Bahia
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 44 vezes

Mensagem por Caua lima »

Leonardo Costa escreveu: 10 Fev 2020, 23:07
Caua lima escreveu: 10 Fev 2020, 23:00 Que pena amigo,nunca tive um cepha e não sei muito sobre ele,eu acho uma planta difícil e como já com ele a um tempão não sei o pode ser,já tentou ver o tópico sobre cephalotus aqui no fórum?Pode ajudar,
Queria saber como se cultiva melhor para poder ter pelo menos um,mas deixe outras pessoas mais experientes opinarem,boa sorte com isso, : joia :
Ele se manteve muito bem por todos estes anos, porem vendo videos e fotos de cepha, é nítido que da para melhorar! Gostaria de mais orientações sobre esse caso.
Obrigado por comentar! : joia :
De nada amigo,mas já vi que quanto mais Sol maiores os jarros e menos vermelhos são(verdes) e quanto mais Sol menores as armadilhas e mais vermelha,já vi até completamente na internet!
Aí você deixa ela na sua preferencia de Sol para mudar a aparecia,mas como disse deixe uma pessoa mais experiente opinar,boa sorte aí, : joia :


Você aprende mais ensinando do que realmente aprendendo...
Rmhamata
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 16 Mar 2018, 18:04
Localização: Araçatuba/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Rmhamata »

A minha mantenho em um vaso n8, mas pretendo aumentar o tamanho pq elas tem raízes longas. Ela esta na turfa e areia 50/50 e dentro de uma estufa de garrafa pet com um furo na lateral e sem tampa em cima. Pega luz pela manha 9 as 11. E rego a cada 3 ou 4 dias, coloco um tanto de agua ate ficar 0.5 cm de agua em baixo e espero secar para por novamente. Ja tenho por 2 anos cultivando dessa forma. As fotos sao de quando chegaram e com estao hoje.ImagemImagemImagem

Enviado de meu SM-J730G usando o Tapatalk



Rmhamata
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 16 Mar 2018, 18:04
Localização: Araçatuba/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Rmhamata »

Esqueci de falar. Por cima pus musgo e borrifo enxofre dimy a cada 30 dias. De vez em quando coloco um bicho nas armadilhas mas bem raramente.

Enviado de meu SM-J730G usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Obrigado por nos mostrar como você cultiva Rmhamata, é muito semelhante de como esta o meu...eu acabei dividindo o rizoma deste q mostrei em foto kkkk...logo mais coloco imagens de como ficou. Depois que renovei o substrato, ele deu uma boa guinada na vida. Já o do rizoma dividido, secou todas suas folhas e armadilhas, pensei que estava morto, mas deixei no vaso e mantendo a manutenção, cerca de 1 mês depois apareceu novas folhas. Conseguir multiplicar o Cepha.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Leonardo, tive que corrigir a publicação de fotos.

peço você qdo publicar, clicar na foto, copiar o endereço da imagem. aqui confira se no final constará jpg. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Edson Poscai escreveu: 06 Set 2020, 17:32 Leonardo, tive que corrigir a publicação de fotos.

peço você qdo publicar, clicar na foto, copiar o endereço da imagem. aqui confira se no final constará jpg. : joia :
Certo! me atentarei a isso. Obrigado!


Muhai
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 07 Jan 2015, 00:13
Localização: São Paulo
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por Muhai »

Rmhamata escreveu: 17 Jun 2020, 14:33 A minha mantenho em um vaso n8, mas pretendo aumentar o tamanho pq elas tem raízes longas. Ela esta na turfa e areia 50/50 e dentro de uma estufa de garrafa pet com um furo na lateral e sem tampa em cima. Pega luz pela manha 9 as 11. E rego a cada 3 ou 4 dias, coloco um tanto de agua ate ficar 0.5 cm de agua em baixo e espero secar para por novamente. Ja tenho por 2 anos cultivando dessa forma. As fotos sao de quando chegaram e com estao hoje.ImagemImagemImagem

Enviado de meu SM-J730G usando o Tapatalk
A minha está parecida com a sua quando você comprou, espero que dê tudo certo pra crescer e ficar igual a sua.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem