Ibicella Lutea

Assuntos sobre plantas raras e/ou incomuns no Brasil. Heliamphora, Darlingtonia, Cephalotus, Genlisea, Catopsis, Aldrovanda, Stylidium, Ibicella Lutea, Triphyophyllum, Brocchinia, etc.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Ibicella Lutea

Mensagem por Edson Poscai »

ganhei sementes de brinde da planta Ibicella lutea. preciso de ajuda e dicas.
procurei informações, o que consegui foi que é uma planta semi-carnívora e tbm photo-carnívora. plantio em terra fértil, sem umidade, mais para seco. tem uma substancia que atrai mosquitos e eles ficam presos no liquido da planta, tal como as plantas carnivoras. não sei se é ou não carnívora. agradeço ajuda e informações para eu tentar cultivar esta planta, desde a germinação. toda a ajuda, dica sugestão de links, etc, será bem vinda.

[thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-wXwP ... la%2B2.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-6JvR ... icella.jpg[/thumbnail]
Editado pela última vez por Edson Poscai em 30 Out 2015, 18:50, em um total de 2 vezes.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Vinicius12
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 247
Registrado em: 14 Abr 2015, 16:28
Localização: Campina Grande-PB
Agradeceu: 23 vezes
Agradecimentos: 78 vezes

Mensagem por Vinicius12 »

Olá Edson quais são suas duvidas relacionadas a essa planta?


"Falar muito de si mesmo pode ser um jeito de esconder aquilo que realmente é."

(Friedrich Nietzsche)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Vinicius, estou procurando todas as informações possíveis, desde a germinação.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Vinicius12
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 247
Registrado em: 14 Abr 2015, 16:28
Localização: Campina Grande-PB
Agradeceu: 23 vezes
Agradecimentos: 78 vezes

Mensagem por Vinicius12 »

Características vegetativas
Ibicella cresce como anual , planta herbácea e atinge alturas estatura de 30 a 60 centímetros. Quase toda a planta é coberta com pêlos glandulares, que Ibicella dar alguma aderência. Os pêlos glandulares fora de um claramente perceptível, doce cheiro de carniça . Adicionalmente, no entanto, também são glândulas cabelos soltos sobre a planta. Ele forma uma única, forte hastes .

O oposto constantemente e na parte superior da ocasionalmente alternativo dispostas na parte inferior dos estaminais folhas são de longa peciolada. A lâmina de folha simples é geralmente em um diâmetro de cerca de 10 centímetros quase circulares com incisa a forma de coração quase Spreitenbasis e margem ligeiramente serrilhada.

A inflorescência ea flor
Poucas flores estão em um lustroso, racemosa inflorescência juntos. Dos cinco cerca de 1,5 cm de comprimento sépalas são os dois fundo nitidamente mais amplo do que o topo. Os cinco pétalas são fundidas com uma ampla coroa em forma de sino 6 centímetros. A coroa é fora ocupada amarelo pálido e glândulas dentro, é glabra, brilhante amarelo-alaranjada e coberto com pontos vermelhos. É apenas um círculo com cinco estames presentes, quatro dos quais são férteis, e um apenas um rudimentar Staminodium é.

Frutas e Sementes
Os de formato incomum frutas cápsula são oblongo-ovais, com um comprimento de cerca de 5 cm e tem uma superfície furada. Você está cindido em sua cabeça e puxou para fora, chifres longos e curvos, como os corpos de fruto pode ser o dobro do tempo e com quem pegou os cascos ou pés dos animais e se deixar levar assim. A forma incomum da cápsula fruta levou ao nome comum "garra do diabo". Os frutos da cápsula conter muitas sementes .


"Falar muito de si mesmo pode ser um jeito de esconder aquilo que realmente é."

(Friedrich Nietzsche)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

agradecido Vinicius, mas qto a germinação, o passo-a-passo, sabe como eu posso encontrar fontes?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Vinicius12
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 247
Registrado em: 14 Abr 2015, 16:28
Localização: Campina Grande-PB
Agradeceu: 23 vezes
Agradecimentos: 78 vezes

Mensagem por Vinicius12 »

Desculpe Edson eu não consegui encontrar algo sobre a sua germinação. Mais continuarei procurando,e quando encontrar eu entro em contato


Abs,Vinícius Queiroz


"Falar muito de si mesmo pode ser um jeito de esconder aquilo que realmente é."

(Friedrich Nietzsche)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

vlw Vinicius, agradeço, eu considero muito a sua boa vontade.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Para germinar sementes de Ibicella use como substrato terra vegetal, húmus de minhoca e areia. Esta planta necessita de solo bem rico organicamente, pois apesar de capturar insetos a mesma não consegue se nutrir deles. Por esta razão ela é considerada uma "planta assassina" e não propriamente uma PPC ou PC.

Deixe a semente parcialmente encoberta e num local bem ensolarado que com sorte entre 1 a 3 meses ela germinará.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Rodrigo, pode me informar qto a água. solo sempre úmido, jamais encharcado ou tanto faz? em buscas vi ela gostar de solo semi-árido. tenho poucas sementes e quero fazer o melhor possível para conseguir. agradeço a sua atenção.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Edson, no link abaixo você encontrará maiores informações acerca do cultivo desta planta:

GARRA-DO-DIABO - (Ibicella lutea)
Obs.: Se você morar perto de alguma área de mata nativa tome o máximo de cuidado para esta planta não se espalhar por lá, pois a mesma é deveras invasiva e pode provocar sérios danos ambientais.
Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem