Dedicado a plantas carnívoras com troca de informações sobre cultivo, especies, cuidados, pragas, germinação, sementes, doações, fornecedores, como cuidar, como cultivar, como regar. Tudo com fotos e videos.
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação, enquanto não o fizer nenhuma postagem sua será liberada. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. Boas Vindas!!! - Leia as Regras do Fórum
Assuntos sobre plantas raras e/ou incomuns no Brasil. Heliamphora, Darlingtonia, Cephalotus, Genlisea, Catopsis, Aldrovanda, Stylidium, Ibicella Lutea, Triphyophyllum, Brocchinia, etc.
O vaso de minha cepha já andou mais bonito, mas com o último verão a coisa ficou feia e perdi uma das mudas. De qualquer forma uma delas resolveu me dar um presente, a foto foi tirada pela atual-futura-ex e mesmo assim dá para ver.
Marciel, obrigado pelo presente de aniversário do ano passado.
Considerando todos os problemas que está passando, isso é algo realmente para ser comemorado.
Que conseguiram floração em Cephalotus, só conheço o Ono e o Felipe. A matriz dessas suas plantas cresce bastante, a ponto de propagar-se vegetativamente, mas nunca deu-me o prazer de florescer.
Fico muito feliz amigo. E espero que consiga sucesso na polinização para obter muitas sementes. E estou na fila heim, rs.
Hoje falei com minha mulher e segundo ela está dando mais flores.
Agora eu preciso saber como fazer polinização e espero que seja fácil porque possivelmente será a mulher que fará, a coisa por aqui ainda está indefinida.
Quanto as sementes, espero ter para distribuir aos amigos.
Abraços,
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
MarcielS escreveu:Que conseguiram floração em Cephalotus, só conheço o Ono e o Felipe. A matriz dessas suas plantas cresce bastante, a ponto de propagar-se vegetativamente, mas nunca deu-me o prazer de florescer.
Marciel, ouvi dizer que algumas variedades de orquídeas precisam de stress causado por mudança de temperatura e/ou falta de água para estimular a floração. Será que o stress do último verão que o Paulo citou não teria desencadeado essa floração?
A polinização pode ser realizada normalmente, como faz com as Dionaeas, ou esperar que um agente polinizador o faça. Mas aí as chances de ter uma boa quantidade de sementes cai bastante, rs.
A espécie gera muitas flores em uma mesma inflorescencia, pois cada fruto produz apenas de 6 a 10 sementes. Portanto é bom garantir que todas as flores sejam polinizadas.
Segue um vídeo que mostra uma formiga fazendo este trabalho.