Cephalotus não desenvolve

Assuntos sobre plantas raras e/ou incomuns no Brasil. Heliamphora, Darlingtonia, Cephalotus, Genlisea, Catopsis, Aldrovanda, Stylidium, Ibicella Lutea, Triphyophyllum, Brocchinia, etc.
Responder
macz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 33
Registrado em: 23 Abr 2016, 12:22
Localização: Ouro Fino/MG
Agradecimentos: 6 vezes

Cephalotus não desenvolve

Mensagem por macz »

Olá a todos,

Adquiri uma muda pequena de cephalotus, há 2 anos, ainda está viva, mas não desenvolve. Nascem jarros novos, folhas novas, mas em seguida secam. O volume da planta não aumenta. O que está errado?

Cultivo com areia e musgo em ambiente iluminado, mas sem sol direto, em vaso auto irrigável coberto com um vidro, formando uma mini estufa.
Desde que foi plantada nesse vaso, nunca transplantei. Replantar é mesmo necessário? Qual o substrato ideal?

A areia grossa (camada fina), sobre o substrato (foto), foi inserida recentemente.

Imagem
Imagem


Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Olá macz, talvez eu consiga te ajudar em algo... vamos lá.

Eu a principio tenho o meu cephalotus a quase 4 anos já, é a mesma planta. Sempre cultivei da mesma maneira que o video abaixo demonstra:



Porem notei algumas coisas que podem melhorar neste video.
1ª Borrifar água em dias quentes no vidro na parte interna. O cephalotus admira muito a umidade.
2ª Não deixar o vidro de forma fixa como esta no video

Minhas dicas para você, com base no MEU CULTIVO que tem dado certo, lembre-se de avaliar cada item para ver se vale ou não a pena para o seu cultivo.

1ª Troca de substrato: meu cepha estava definhando, quase pior que o seu. Foi onde decidir trocar o substrato inteiro (já estava 3 anos no mesmo). Ele estava horrivel, talvez eu até tenha algum pedido de ajuda aqui no forum com uma imagem de como estava. Após a troca, ele mudou completamente, renasceu. Usei 60% musgo sphagnum + 40% areia lavada e fervida.

2ª Não deixe no vaso autoirrigavel: O cephalotus necessita de 1 filete de água apenas quando exposto ao sol, sem exposição direta ao sol, não deixe acumular água em reservatórios, como pratinhos e tals.

3ª Notei que não possui uma circulação de ar em seu vaso, precisa ser feito. Como no video. Isto, se você for permanecer com a estufinha, tem a opção de deixar sem estufinha e até mesmo sob o sol (não aconselho agora na condição que ele está).

Obs: quando eu troquei de substrato, dividir minha planta ao meio devido ao rizoma que possibilitava realizar esta divisão. Quase perdi a divisão e ele piorou muito, porem após 1 mês aproximadamente ele retornou com toda força.

Espero que ele melhore, abraço.

Imagens do meu cephalotus
► Exibir Spoiler

Localizei uma imagem de como ele estava antes da troca de subs:

Imagem


macz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 33
Registrado em: 23 Abr 2016, 12:22
Localização: Ouro Fino/MG
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por macz »

Boa noite Leonardo, obrigado pelas dicas!

Assisti ao seu vídeo, hoje, mais cedo, no youtube (muito lega, parabéns pela saúde da sua cephalotus!)

Sobre a troca do substrato, meu receio é afetar as raízes. Ainda não troquei por medo de perder a planta.
Quando você trocou o substrato, você deixou o torrão próximo às raízes ou retirou todo torrão?


Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Olá macz, eu retirei o máximo que conseguir retirar. A planta de fato se debilitou muito, porem em cerca de 1 mês e pouco foi impressionante o desenvolvimento continuo dela. As imagens estão ai rsrsrs. Lembrando também que eu cortei ela ao meio dividindo as raízes, pode ter sido ou contribuído para isso acontecer também.


Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

As informações que o Leonardo passou são ótimas, excelente vídeo também. Vou acrescentar algumas coisas que percebi em meu cultivo também.
1ª – Troque o substrato. O substrato velho está em estágio de decomposição mais avançado e por consequência em um pH mais ácido que interfere nas funções das raízes da planta e podem limitar o seu desenvolvimento. Quando retirar a planta do vaso, tente deixa-la de molho ou borrife bastante água nas raízes para retirar o substrato antigo.
2ª – Quando você falou que tem 2 anos que ela não se desenvolve de cara veio na minha cabeça se ela não está sofrendo a ação de parasitas, vale a pena investigar o substrato, porque já aconteceu comigo (só que com outra planta) e descobri que tinha lesma atacando. Vale a pena investigar as raízes da planta e substrato na procura de algo.
3ª – Concordo com o Leonardo que você não deve utilizar vaso autoirrigável, pois as raízes do cephalotus apodrecem com água represada, quase perdi um exemplar por causa disso.
A minha dica final seria para que você criasse um ambiente úmido, porém sem encharcar a planta. A proporção de substrato (60 musgo e 40 areia) que o Leonardo citou é a mesma que utilizo. Eu faço furinhos nos vasos para que haja circulação de ar no substrato e tampo o topo do vaso com garrafa pet (faço furinhos na garrafa também).
Recomendo que proporcione um pouco mais de sol para a sua planta, nas primeiras horas da manhã (07-08 hrs) ou nas horas finais do dia (17-18 hrs) até notar que ela está reagindo. Depois vai ofertando mais luz.
Boa sorte em seu cultivo.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
macz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 33
Registrado em: 23 Abr 2016, 12:22
Localização: Ouro Fino/MG
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por macz »

Obrigado Leonardo e Arthur pelas dicas. Vou seguir os seus conselhos. Mais adiante posto se obtive sucesso ou não. Forte abraço.


Marcio cyborg
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 80
Registrado em: 10 Dez 2019, 01:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por Marcio cyborg »

Excelentes dicas, minha cephalotus está estagnada a mais de um mês, vou testar. Valeu!


macz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 33
Registrado em: 23 Abr 2016, 12:22
Localização: Ouro Fino/MG
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por macz »

Olá.

Troquei todo o substrato, limpei a raiz, delicadamente, da cephalotus, com água corrente, retirando todo o substrato antigo.

O que dizem sobre a sensibilidade das suas raízes, pude constatar que não é verdade. A minha cephalotus, após o replantio, está brotando novos jarros, lentamente, mas, está indo bem. Fica aí a dica. Abraços e boa sorte aos cultivadores!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem