Cultivo de Musgo Sphagnum

Assuntos sobre plantas raras e/ou incomuns no Brasil. Heliamphora, Darlingtonia, Cephalotus, Genlisea, Catopsis, Aldrovanda, Stylidium, Ibicella Lutea, Triphyophyllum, Brocchinia, etc.
Responder
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Cultivo de Musgo Sphagnum

Mensagem por Leonardo Costa »

Tudo bem pessoal? Resolvi abrir este tópico, pois comecei a cultivar e propagar o Musgo Sphagnum que aquirir recentemente. Irei colocar aqui o acompanhamento de seu crescimento.

Condições: Estão sendo cultivados em estufas plasticas transparentes, sob luz solar indireta e 1-2 horas aprox. de luz solar na metade das bandejas. Estão em especie de estufa com 2 furos em cada extremidade das tampas, totalmente alargado, porem não submerso e sem nenhum tipo de substrato abaixo, somente Musgo Sphagnum.

Adquirir ele sem nenhuma umidade, segue imagem.
Imagem

Deixei de em água filtrada e descansada por cerca de 1 hora e após selecionei os brotos que identifiquei.

Data de inicio: 22/09/20
Imagem

Atualmente: 09/11/20
Imagem Imagem

Bandeja 01
► Exibir Spoiler
Bandeja 02
► Exibir Spoiler
Obs: Todas as semanas eu abro a tampa para renovação de ar e verificar o nível de água.
Possui brotações muito legais já! Dando indícios que o musgo se adaptou bem ao ambiente e está em desenvolvimento. Irei postando atualizações. : joia :


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Excelente trabalho Leonardo!
Estava tentando cultivar sem estufa por aqui, mas demora muito. Vou tentar seu método : joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

ótimo. busque deixar levemente úmido, cuidado com água senão sério risco da cianobactéria. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Muito bom, é muito bonito o musgo verdinho né?!. Estou testando sob led aqui, mas é um vaso só e pouquinho, nunca consegui uma quantidade maior de musgo vivo. Uns 3 meses depois está assim.

Imagem


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

enniolima escreveu: 09 Nov 2020, 21:00 Muito bom, é muito bonito o musgo verdinho né?!. Estou testando sob led aqui, mas é um vaso só e pouquinho, nunca consegui uma quantidade maior de musgo vivo. Uns 3 meses depois está assim.

Imagem
Está ótimo! crescendo muito bem! A intenção minha será ir podando as pontas (quando crescerem) e colocar nos vasos das Pcs. Já tentei com potes hermeticamente fechados, deu certo! porem com muita alga. Achei esse método mais "anti-algas", até pela troca de ar, e os furos presentes. Oq deu certo por aqui foi um acidente proposital kkkk uma vez usei em um Bog de Pcs variadas um mata "mato/grama" e por mais diluído que fiz acabou matando os matos e depois de 2 semanas todas as plantas presentes rsrsrs..porem tive uma surpresa, o musgo começou a crescer rapidamente e conseguir retirar quase 500g daquele bog. Acredito q tenha sido por conta das condições ambientais que ele se encontrava...alta umidade no substrato (principalmente embaixo), estava colado a uma parece e não recebia luz solar direta.


Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Edson Poscai escreveu: 09 Nov 2020, 20:32 ótimo. busque deixar levemente úmido, cuidado com água senão sério risco da cianobactéria. : joia :
Obrigado Edson, tenho ficado de olho na água para tentar achar a medida certa. Tenho renovado o ar tbm... por hora, as algas estão longe, mas é uma grande preocupação que estou de olho. : joia :


Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

CauPlantas escreveu: 09 Nov 2020, 20:30 Excelente trabalho Leonardo!
Estava tentando cultivar sem estufa por aqui, mas demora muito. Vou tentar seu método : joia :
Já tentei de algumas maneiras, este é a bola da vez... para minhas condições ambientais no momento, creio que seja o melhor...vamos acompanhar : joia : Obrigado!


Avatar do usuário
pedrodias41
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 138
Registrado em: 25 Mai 2020, 09:03
Localização: Leiria, Portugal
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por pedrodias41 »

Hello, muitos parabéns pelo seu cultivo!
Tenho já encomendado musgo Sphagnum semi-vivo 1L para fazer o mesmo.

Os brotos das bandejas, deixa ficar para continuar com a propagação? Ou vai tirando e passa para outro recipiente?

O nível de água é úmido mas não ensopado?

Muito obrigado


Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

pedrodias41 escreveu: 08 Dez 2020, 12:13 Hello, muitos parabéns pelo seu cultivo!
Tenho já encomendado musgo Sphagnum semi-vivo 1L para fazer o mesmo.

Os brotos das bandejas, deixa ficar para continuar com a propagação? Ou vai tirando e passa para outro recipiente?

O nível de água é úmido mas não ensopado?

Muito obrigado
Obrigado Pedro! Para separar os brotos você deixa em água por no min uma hora e vai selecionando as partes mais verdinhas que tiverem a aparencia daquelas que tem nas imagens que coloquei no inicio. São delas que o musgo irá brotar e crescer. Até o momento, não podei ainda, mas posso estar retirando algumas brotações e colocar direto sob o musgo dos vasos das carnívoras. Quanto a água, é isso mesmo, bem úmido, mas não ensopado como um "pantano". Importante abrir toda semana a estufinha, para evitar fungos e deixar renovar o ar.


Avatar do usuário
pedrodias41
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 138
Registrado em: 25 Mai 2020, 09:03
Localização: Leiria, Portugal
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por pedrodias41 »

Leonardo Costa escreveu: 08 Dez 2020, 12:22
pedrodias41 escreveu: 08 Dez 2020, 12:13 Hello, muitos parabéns pelo seu cultivo!
Tenho já encomendado musgo Sphagnum semi-vivo 1L para fazer o mesmo.

Os brotos das bandejas, deixa ficar para continuar com a propagação? Ou vai tirando e passa para outro recipiente?

O nível de água é úmido mas não ensopado?

Muito obrigado
Obrigado Pedro! Para separar os brotos você deixa em água por no min uma hora e vai selecionando as partes mais verdinhas que tiverem a aparencia daquelas que tem nas imagens que coloquei no inicio. São delas que o musgo irá brotar e crescer. Até o momento, não podei ainda, mas posso estar retirando algumas brotações e colocar direto sob o musgo dos vasos das carnívoras. Quanto a água, é isso mesmo, bem úmido, mas não ensopado como um "pantano". Importante abrir toda semana a estufinha, para evitar fungos e deixar renovar o ar.
5*, muito obrigado! Estou mesmo empolgado para começar o cultivo do musgo!
Não querendo colocar o musgo logo nas PC's e querendo aumentar a produção de musgo... Aconcelha a retirar esses brotos verdes e colocar noutro recipiente para propagação?

Obrigado e boa semana : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem