Plantio de Sarracenias em Fibra/Pó de coco. Sim ou não ?

Assuntos sobre sarracênias.
Responder
Avatar do usuário
Eco-matheus
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 09 Jul 2015, 12:08
Localização: Goiânia - GO
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 11 vezes
Contato:

Plantio de Sarracenias em Fibra/Pó de coco. Sim ou não ?

Mensagem por Eco-matheus »

Estava procurando informações a respeito de substratos alternativos, e a fibra/pó de coco é o que mais me agrada, porém...não encontrei muitas informações sobre o plantio de Sarracenias em fibra/pó de coco. Porque ?

Já existem experiências de MUITO sucesso aqui no grupo a respeito do plantio de Dionaeas e Droseras nesse substrato alternativo, mostrando que é PERFEITAMENTE possível o seu uso a longo prazo --> viewtopic.php?f=57&t=6425&start=120

Mas e em Sarracenias ? Elas gostam desse substrato ? Em quais misturas e proporções ? O que os mais experientes tem a dizer ?

A espécie que pretendo cultivar é a Sarracenia leucophylla, e não pretendo (não quero) utilizar o musgo Sphagnum para compor o substrato (o musgo tem um custo elevado, é difícil de se encontrar na minha região, existe um impacto alto atrelado a sua extração, e além disso, acho ele esteticamente pouco atrativo - não acho bonito)


"A questão não é, podem eles raciocinar? Ou podem eles falar? Mas sim: Podem eles, sofrer?" - Jeremy Bentham
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

eu só usei pó de coco para testes em germinação em droseras que é a mais fácil. achei péssimo para germinação boa sorte a você

não se esqueça de tratar o tanino antes


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Eco-matheus
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 09 Jul 2015, 12:08
Localização: Goiânia - GO
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 11 vezes
Contato:

Mensagem por Eco-matheus »

Obrigado. Mas eu vou esperar as recomendações do pessoal aqui antes de tentar qualquer coisa

Não é possível que ninguém tentou plantar Sarracenias em fibra de coco kkk

Alguém aqui deve ter alguma opinião sobre isso


"A questão não é, podem eles raciocinar? Ou podem eles falar? Mas sim: Podem eles, sofrer?" - Jeremy Bentham
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

muito bem... vamos la...

NÂO...

não recomendo planta especificamente sarracenias na fibra de coco... não pq não irão bem elas vão sim... porem a fibra de coco vira uma buxa q não solta e a sarra em especial penetra em tudo fazendo com q quando num futuro resolver replantar você não consiga retirar o substrato antigo, eu fiz aqui e tive muitos problemas msm... rebento muitas raises, a fibra não solta, ja as outras como dio não fixa as raises ae solta de boa... porem vão muito bem em falta de opção pode replantar q não irá causar mal a elas...

olha as raizes como são... fotos da nossa amiga Fatikn
Imagem

as minhas depois de um tempo na fibra
S. Leucophylla alba
ImagemImagem


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Eco-matheus
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 09 Jul 2015, 12:08
Localização: Goiânia - GO
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 11 vezes
Contato:

Mensagem por Eco-matheus »

Pera i smart2 kk

Você não recomenda o plantio em fibra/pó de coco unicamente por conta do processo de replantar a planta ?

Porque se a planta cresce e se desenvolve bem nesse substrato, significa que o seu uso é plenamente possível, e até recomendado, correto ? Porque um bom desenvolvimento do sistema radicular indica um crescimento saudável por parte da planta (isso em vegetais no geral).

No caso, qual é o objetivo de retirar o substrato antigo ao replantar a planta ? Se o substrato for o adequado, pra que retira-lo ? Não seria melhor simplesmente transplantar a planta para um vaso maior ? Esse vídeo exemplifica isso --> https://www.youtube.com/watch?v=yDm6ahlxeKE

Ao meu ver, a retirada do substrato antigo só faria sentido se fossemos dividir o rizoma da planta mãe, porque não tem como fazer divisão sem remexer o substrato antigo, né ? -->https://www.youtube.com/watch?v=IEYAWxpV_N0

Eu confesso que não tenho interesse em ficar dividindo o rizoma da planta mãe. Plantas que tem rizomas crescem entouceiradas, e quanto maior for a touceira, mais saudável é a planta. Acho esse aspecto de touceira muito bonito kk

Imagem
Foto retirada do Google

Claro que é sempre bom ter mais de uma planta por isso, né ? Porque se acontecer algum problema com parte da touceira, ela INTEIRA pode acabar morrendo. Ter várias touceiras evitaria isso.

Então só pra finalizar

Não tenho interesse em ficar dividindo o rizoma a longo prazo, posso plantar a Sarracenia em Fibra/Pó de coco + Areia tranquilamente sem peso na consciência ?


"A questão não é, podem eles raciocinar? Ou podem eles falar? Mas sim: Podem eles, sofrer?" - Jeremy Bentham
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Edson Poscai escreveu: 19 Jan 2019, 17:22 eu só usei pó de coco para testes em germinação em droseras que é a mais fácil. achei péssimo para germinação boa sorte a você

não se esqueça de tratar o tanino antes
apenas um detalhe, simples mas explicativo... eu me referi ao pó de coco destes comprados no ML, escuro de todo que temos que tratar e muito bem o tanino antes.

se, digamos você for usar um pó de coco ou fibra "preparados por você" digamos você ter coco em sua região, este já tenho outra opinião.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

perfeitamente amigo. como disse não recomendo pq qualquer manuseio de divisão posterior será dificultoso, porem ela de adéqua perfeitamente a fibra oq pode ser usado para replante e não mexer no substrato futuro so ir aumentando o vaso.

no caso do comprado deve ver se não tem mistura, porem as sarras ate onde sei gostam de um adubinho tb então não deve ser problema


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Eco-matheus
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 09 Jul 2015, 12:08
Localização: Goiânia - GO
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 11 vezes
Contato:

Mensagem por Eco-matheus »

Entendi então, obrigado smart2

No caso Edson, eu não quero preparar a fibra/pó de coco de maneira caseira não

O processo é muito trabalhoso, prefiro comprar o produto já pronto mesmo

Mas porque você teria uma opinião diferente ? Existe alguma diferença entre a retirada de taninos de material "pré pronto" e material caseiro ?

Achei que o processo de tratamento da fibra/pó fosse igual em ambos os casos (e os resultados iguais também).


"A questão não é, podem eles raciocinar? Ou podem eles falar? Mas sim: Podem eles, sofrer?" - Jeremy Bentham
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

o caseiro bem trabalhoso, mas to querendo fazer aqui novamente. este qdo feito de coco verde, bem lavados, a fibra e pó ficam cor clara. mas um baita dum trabalho! veja tópico do Ricardo

o adquirido é feito de coco seco, pó escuro e cheio de tanino. terá um baita trabalho tbm, em deixar de molho, trocar água por varios dias seguido, depois ferver, etc.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

testes e mais testes. não deixe de documentar amigo. olha essas mesmas plantas ali de cima certo tempo depois
ImagemImagem


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem