Sol e pinguiculas

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Sol e pinguiculas

Mensagem por delagostini »

Dentre as carnívoras que possuo acho que as mais negligenciadas são as pinguiculas... Acho que por serem as que menos se parecem com carnívoras, sei lá.

Mas a questão aqui é: Quando comecei a cultivar carnívoras queria de todo jeito ter a pinguicula esseriana. Achava (e continuo achando) linda aquela forma dela e o quanto aparenta ser delicada. Como nerd que sou, resolvi ler bastante antes de arrumar uma delas e foi quando me deparei com a informação que sempre dizia "pinguiculas? cuidado com o sol"
Pois bem... comprei a esseriana e a cyclosecta. Duas espécies que todos diziam ser bem resistentes ao sol e como moro em Hellbeirão Preto, não queria correr o risco de torrar essas plantas que todos diziam ser tão sensíveis.
Quando chegaram, coloquei num local que pegava só luz indireta como me haviam recomendado e o resultado não poderia ser outro: Em 1 mês estavam estioladas e próximas da morte (até tem post disso aqui no forum com as fotos... se tiverem saco, dá pra achar). Coloquei então num local que pegava o sol da manhã (algo como umas 3 ou 4 horas de sol diário) e a receita foi um sucesso. Ficaram lindas!

Depois disso o amigo Edson Poscai (não vou chamar de mestre porque ele fica bravo :lol: ) me presenteou com algumas mudas de outras espécies e me disse para ter uma atenção especial com a questão de sol e com a pinguicula aphrodite. Foram uns 6 meses mais ou menos sofrendo com elas (sim, no plural... A primeira coisa que faço ao pegar uma nova espécie é reproduzir pois se uma delas morrer, não fico sem). Tentei tudo quanto é lugar diferente... Até uma led grow comprei para ver se resolvia. Quando uma delas praticamente morreu e eu desencanei é que soube o que estava acontecendo. Sem querer esqueci de jogar fora a muda que eu achava que tinha morrido e ela ficou abandonada ao lado das minhas dionaeas e sarracenias. Nem preciso dizer a quantidade de sol que ela passou a pegar né?
Então... Foi a solução! Ela brotou com bastante força e segue vigorosa... Ganhou mais algumas irmãs que hoje pegam seu bronzeado no sol direto da tarde.

Acham que estou dizendo que sol faz bem para as pinguiculas então? Não! O que quero dizer é que se você se prender pelas experiencias dos outros, pode não encontrar o que dá certo para você! Arrisque... Experimente... Mas mantenha sempre uma planta reserva! :lol:


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

pois e eu perdi minhas 13 especies compradas e ate hoje não sei o PQ... mais ja sei q existem muitos tabus... li muito sobre agua nelas e tals, ae vi o tal mão de urso cultivando junto a bandeja das dio toda encharcada e enorme parecendo alface... vai entender... me lembrei das nep q não pode usar pratinho por baixo pq não gostam de água... mais se tirar o pratinho e deixar em 100% agua ae pode kkkk


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Perdi uma pinguicula gigantea, ao ler a ficha de cultivo tive a brilhante idéia de deixar no banheiro kkkkk, quando cheguei um dia estava sequinha, ela e uma sethos, a sethos se recuperou e já dividiu, vou fazer o teste do sol! Por enquanto estão sob sombrite mas pegam bem pouco sol.


Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

smart2 escreveu: 26 Nov 2018, 10:53 pois e eu perdi minhas 13 especies compradas e ate hoje não sei o PQ... mais ja sei q existem muitos tabus... li muito sobre agua nelas e tals, ae vi o tal mão de urso cultivando junto a bandeja das dio toda encharcada e enorme parecendo alface... vai entender... me lembrei das nep q não pode usar pratinho por baixo pq não gostam de água... mais se tirar o pratinho e deixar em 100% agua ae pode kkkk
Nepenthes não gosta de água, mas já faz um mês que está chovendo e as plantas só crescendo.


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

flp010 escreveu: 26 Nov 2018, 11:45 Nepenthes não gosta de água, mas já faz um mês que está chovendo e as plantas só crescendo.
Essa ventricosa x khasiana foi propagada pelo método 'in acqua' na mesma época das alba x rafflesiana do tópico.
Dois anos e meio vivendo somente na água.
Imagem

- Aquário redondo de 5l.
- Peixe Betta Splendens
- Duas N. mirabilis red propagadas no método 'in aqua'.
Três anos cultivadas somente em água. Há mais de um ano compartilhando o aquário com o Betta.
Imagem


parecem não gostar msm...

imagens by Marciels
viewtopic.php?f=24&t=6071


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

a gigantea não ficou muito fã de água... Deram uma amarelada e eu não quis insistir! Mas a Aphrodite e a Laueana estão indo bem e ficam na bandeja. Sempre com 1 dedo de água. Sei lá... Não faz muito sentido essa de "pinguiculas não gostam de água" pq se você for pensar, a recomendação comum é molhar quando a superfície do substrato secar, correto?
E o que acontece quando você faz isso? o substrato fica encharcado, correto? Quando a superfície seca, o restante do vaso ainda está úmido... As raízes das pinguiculas são ridiculamente curtas, com isso, você está sempre regando e mantendo o substrato úmido. Então por que não deixar úmido o tempo todo?


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

lembrem-se antes a planta qdo nasce em um ambiente é uma coisa, qdo mudar da água pro vinho, é outros 500. então aclimatar pouco a pouco e analisar os resultados, ou deixar como estão, e os novos leaf's já começarem assim de modo novo.

*** mera sugestão.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

pois é. ainda irei readquirir de algum amigo em especial a gigantea a senthos e em especial a cicloseta q acho a mais linda... quando tiver a oportunidade, um cara fico de me doar q tinha um bog enorme cheio, mandei a VHS e tudo mais nunca tive retorno


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Eu não posso ser considerado referencia em nenhum cultivo devido as minhas limitações de espaço e falta de sol.

Minha experiencia com pinguículas foram duas, sementes que o Marciel enviou e consegui germinar 4 e gigantea que ganhei duas mudas.

A sethos que germinou, se não me engano eram o cruzamento de duas.
Imagem
Sei que germinaram, bombaram e de repente foi morrendo uma a uma, tentei de tudo para salvar.

A gigantea, estava em substrato comum na base de sphagnum + perlita, etc., bombaram, vejam a foto de uma abaixo.
Imagem

Mas de repente as duas começaram a definha. Uma morreu na outra experimentei um substrato na base de areia, perlita, vermiculita, carvão triturado e pó de casca de ovo. Se recuperou e ainda deu um clone.

Estranho é que há umas duas semanas peguei uma folha e enfiei em sphagnum puro e agora tenho uma muda bonita, que não sei ainda o que farei com ela.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Imagem
putzz eram lindas! as minhas não consigo deixar essa cor. irei tacar em sol direto pra ver.

*ao mesmo tempo ficam do lado do sombrite, encostado e do lado do sol que pegam das 12:00 ao anoitecer. nada de cor.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem