Olá pessoal
To pensando em comprar pinguiculas, até hoje so tive uma P. esseriana e ela nunca floresceu, mantinha ela com bastante iluminação natural no substrato que veio de um amigo... Minha dúvida é quanto a Pinguicula × 'Sethos' e gigantea, ouvi opiniões diversas quanto a Sol direto e substrato, penso em uma mistura de 40% musgo, 40% areia e 20% perlita, tá bom? Vi que carvão muitas vezes é adicionado a essa mistura, tem necessidade? Fibra de coco poderia entrar ou o solo mais alcalino é melhor?
Abraço
Sol e Pinguiculas
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Kato, a mistura que pretende usar é mais do que adequada para se cultivar Pings. Com raras exceções (P. emarginata, por exemplo) a maioria das Pinguicula mexicanas e seus híbridos apreciam substrato alcalino, mas como não tem experiência neste tipo de PC convém começar pelo básico mesmo.
Quanto ao Sol, aconselho-te a colocá-las, se possível, a meia sombra.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Quanto ao Sol, aconselho-te a colocá-las, se possível, a meia sombra.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradecimentos: 14 vezes
as minhas eu cultivo com o máximo de claridade, mas sol mesmo só no finalzinho da tarde. o substrato me parece bem adequado também, eu uso uma camada de mármore picado no fundo do vaso para que o substrato não fique tão ácido e todas as minhas 'mexicanas' estão indo muito bem...
-