Ja faz um mês q semeei as seeds dessa ping, doadas pelo nosso amigo Rodrigo.
Em off já vi q estou ainda dentro do prazo pra q elas germinem (entre 1 e 3 meses). Acontece q tenho notado algo q ainda não havia visto em meu cultivo e q tem me intrigado bastante: uma camada brilhosa no sphagnum.
Nesse potinho usei sphagnum + areia com um pouco mais de areia na superficie, pra retardar o aparecimento das algas. O potinho toma o sol do final do dia e é regado por capilaridade, mas não o deixo enxarcar e sempre tomo o cuidado de não deixar o substrato secar como acontece com as pings já formadinhas e crescidinhas.
Há cerca de dois meses, germinei seeds de p. lusitanica desse mesmo jeito (condições de umidade, sol, luminosidade) e ambos estão lado a lado. Já experimentei deixar secar um pouco mais pra ver se esse brilho era da água ou não, mas ele não diminui... fica um pouco opaco, mas o aspecto estranho continua...
Fiz fotos dos substratos da p. primuliflora e da p.lusitanica pra comparar, mas lembro q esse vaso de p.lusitanica tá formado há pelo menos 2 meses e o sphagnun dele não brilha como o do potinho...
P. primuliflora:
[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-jCVY ... G_4644.JPG[/thumbnail]
P. lusitanica:
[thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-ZQvM ... G_4646.JPG[/thumbnail]
E aí pergunto: isso q apareceu são as cianobactérias? Será q perdi essas seeds? há alguma coisa q eu possa fazer pra tentar salvar essas sementinhas?
Desculpa, se compliquei ao explicar demais... mas queria passar a vcs o máximo de detalhes pra corrigir oq possa ter feito de errado...
Ah! já ia esquecendo um outro detalhe: Em minhas germinações tenho usado potinhos descartáveis ou vasos (novos). Com essas sementes, resolvi aproveitar um potinho onde já havia germinado sementes anteriormente. Mas antes de usá-lo lavei com bastante água e um pouquinho de água sanitaria e no enxágue usei um pouco de vinagre na água (pra cortar o efeito do cloro) e deixei secando no sol... Será q isso tb ajudou pra esse problema se instalar?