OK, Configurei o novo local para que recebam sol apenas ate as 9h +ou- a senthos coloquei para ficar ate as 10h e vou ver o comportamento dela
quanto a emarginata e aphrodite, recomenda que tenha menos exposição? pq se for esse o caso e so chegar o vaso alguns centimetros para traz e ela terá 1h a menos de sol ou mais ate, atualmente como disse estão pegando aquele sol da manhã ate as 9h que notei hoje que estava ficando forte, tinha configurado inicialmente para ficar ate as 10h mais achei que ja tava ficando muito forte.
até as 10h estão a Giganteia e a Senthos (acabei de ver nas minhas descrições q giganteia não gosta de sol, ja vou ir la corigir, voltará para as 9h...)
Local onde estão

Os Vasos.

Pinguicula primuliflora - parece naõ ter gostado do sol daki, internei na estufa, vamos ver como reage, essa esta em 100% musgo e com uns 2 dedos de agoa no pratinho, porem notei que as folhas parecem que estavam muchas...
moranensis 1 - emitindo mais 1 haste floral, acho que terei que começar meus estudos sobre polinização tb...
analizando agora pensei aqui, modificar todas as que tem tendencias ao vermelho para ficar ate as 10h (4h+ou- de sol), pois teoricamente elas gostam mais de sol né. isso no caso seriam...
Pinguicula cyclosecta
Pinguicula emarginata
Pinguicula esseriana
Pinguicula ibarrae
Pinguicula moranensis 1
Pinguicula laueana
Pinguicula X Pirouette
pretendo fazer uma proteção de isopor para que os vasos não tomem sol tb...