como fazer nepenthes dar haste floral ou broto basal

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

minha opinião que sou péssimo mais ainda em nepenthes...

- o cortar com um metro, é uma decisão pessoal. eu deixaria prosseguir.
*se for cortar, corte acima do substrato uns 5 cm para deixar base que irá ficar no vaso e desta vir novo ou novos broto (s). eu sempre corto considerando um tamanho para deixar no substrato fontes de novos brotos e deixo acima 2-3 bases para futuros brotos. *novos brotos nascem da base das antigas folhas.
qdo cortar estacas, "se" deixar elas em água para primeiramente o enraizamento, o mais indicado, deixar em copo com água e trocar a cada 15 dias, deixar 1-2 brotos sempre imerso. local de claridade pouco sol da manhã ou da tarde (fraco)
- ou pode plantar a estaca direto no substrato e no substrato a estaca enraizar e vir novo ou novos brotos (s) tbm
por tanto calcule o tamanho de acordo com as base da hora de cortar, considerando em deixar umas 2 imersos ou plantados e uns 2-3 acima. base de folhas, fontes de novos brotos.

***
- pela planta formar brotos basais ou haste de flores é natural da planta, não há como fazer. só qdo ela quer, ou qdo cortado o broto apical. qdo cortado o broto apical, virá outro no local.

***

se for querer cortar e fazer estaquias como disse acima, é pessoal, eu deixo no substrato uns 2 e acima com no mínimo 2-3 bases para futuros brotos (base das folhas), considero o tamanho sabendo que 1-2 brotos sempre na água ou direto no substrato e 2-3 acima. qdo na água aguardar o enraizar. qdo estaquia no substrato ou na água, deixar somente em claridade um bom tempo (qdo possível pouco tempo de sol fraco) somente acompanhar o desenvolvimento. qto ter certeza que tudo ok, vir ao sol fraco, aclimatar a planta.

**

se na base principal, média de 1 metro quando há brotos basais, considere este para cortar somente acima de uns 10-15cm ou mais. qto mais melhor. se menos que isso poderá perdê-lo. então se há brotos e ainda pq's. não mexer neles se não quiser perdê-los.

***

se for cortar um broto apical, considere uma tamanho para maior chances de menos problemas. se for cortar basais, considere tbm o tamanho para mais chance de ir pra frente e cortar deixando uns 2-3 bases de brotos para virem novos brotos.


***

não sei se pude ajudar. :? :?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
eduardo4547
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 09 Mar 2019, 08:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por eduardo4547 »

mas como faço pra minha planta florir ou dar broto basal???????????????????????


Antes só que mal acompanhado.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

eduardo4547 escreveu: 10 Abr 2019, 07:55 mas como faço pra minha planta florir ou dar broto basal???????????????????????
Olá Eduardo,

A inflorescência se dará somente em condições ideais de temperatura e umidade e na estação propícia, que é diferente para cada espécie/hibrido de Nepenthes. O aparecimento de brotos basal e axilar acontecerá com a adaptação da planta ao seu cultivo. Não existe truque. :geek:



... : joia :


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

eduardo4547 escreveu: 10 Abr 2019, 07:55 mas como faço pra minha planta florir ou dar broto basal???????????????????????
***
***
- pela planta formar brotos basais ou haste de flores é natural da planta, não há como fazer. só qdo ela quer, ou qdo cortado o broto apical. qdo cortado o broto apical, virá outro no local.

***
*****

alguma porção mágica? veja se consegue alguma.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

olha... seguinte... tem uma poção meio magica... se chama GA3...
porem... terá q estudar um pouco e gastar um pouco tb... pois o GA3 não e tão acessível e necessita de manuseio meio q cuidadoso alem de materiais específicos como o pipetador, balança de precisão (0,001g) o misturador magnético q não lembro o nome e um medidor de TDS (para medir PPM)...

Ácido giberélico também pode influenciar o momento da floração, sexo da flor, tamanho das flores e aumentar o número de flores. Se uma planta É suficientemente desenvolvida,o florescimento prematuro pode ser induzida por aplicação direta do GA3 para plantas jovens. A formação de flores masculinas geralmente É promovida pelas concentrações de 10 a 200 ppm, e flores femininas por concentrações de 200 a 300 ppm. Você pode ter um aumento no número de flores por aplicação direta de GA3 em plantas jovens, a 25 ppm.

Fotne: http://www.thjardins.com.br/php/manual.php?manual_id=2

aqui um vídeo do Carlos ensinando a usar o GA3 em outra proporção para o tratamento de sementes...


imagem de um medidor TDS
Imagem


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
José P. Neto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 154
Registrado em: 28 Mar 2018, 19:04
Localização: Jaciara, Mato-grosso (78820-000)
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por José P. Neto »

smart2 escreveu:olha... seguinte... tem uma poção meio magica... se chama GA3...
porem... terá q estudar um pouco e gastar um pouco tb... pois o GA3 não e tão acessível e necessita de manuseio meio q cuidadoso alem de materiais específicos como o pipetador, balança de precisão (0,001g) o misturador magnético q não lembro o nome e um medidor de TDS (para medir PPM)...

Ácido giberélico também pode influenciar o momento da floração, sexo da flor, tamanho das flores e aumentar o número de flores. Se uma planta É suficientemente desenvolvida,o florescimento prematuro pode ser induzida por aplicação direta do GA3 para plantas jovens. A formação de flores masculinas geralmente É promovida pelas concentrações de 10 a 200 ppm, e flores femininas por concentrações de 200 a 300 ppm. Você pode ter um aumento no número de flores por aplicação direta de GA3 em plantas jovens, a 25 ppm.

Fotne: http://www.thjardins.com.br/php/manual.php?manual_id=2

aqui um vídeo do Carlos ensinando a usar o GA3 em outra proporção para o tratamento de sementes...


imagem de um medidor TDS
Imagem
Smart, pelo que li, Nepenthes são Dióicas ( a planta tem um sexo fixo, todas as flores daquele indivíduo seram do mesmo sexo). Mas então, é possível "alterar" o Sexo de Nepenthes com a dosagem e aplicação correta do GA3? Pelo que também li, existem algumas plantas dióicas que podem vir a ter flores hermafroditas, seria possivel isso acontecer em Neps?

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk



Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

José P. Neto escreveu: 01 Mai 2019, 18:17 Smart, pelo que li, Nepenthes são Dióicas ( a planta tem um sexo fixo, todas as flores daquele indivíduo seram do mesmo sexo). Mas então, é possível "alterar" o Sexo de Nepenthes com a dosagem e aplicação correta do GA3? Pelo que também li, existem algumas plantas dióicas que podem vir a ter flores hermafroditas, seria possivel isso acontecer em Neps?

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
cara agora você me pegou, acredito q não se pode fazer essa mudança apenas ajudaria tipo se a planta for macho você aplica a X concentração q ela meio q forçaria a floração se for fêmea seria concentração Y...
eduardo4547 escreveu: 10 Abr 2019, 07:55 mas como faço pra minha planta florir ou dar broto basal???????????????????????
ontem em uma caminhada ecologica aqui um biologo me disse um fato interresante q pode te dar uma resposta... segundo ele quando uma planta se sente com risco de morte ou proximo a ela, ela se força redirecionar suas forças... observe um pe de laranja ele pode viver a vida toda com aquela copa natural dele, porem ao fazer uma poda nesta copa ela altomaticamente gera brotações pra todo lado, um pe de coco ao inserir algo metalico em seu caule ele entende q e tipo uma broca e irá morrer e como coco não brota ele emite mais floração a fim de deixar semente...

aplicando isso nas PC ao fazer uma poda ela entende a mesma coisa... brotar, e famoso Basal nada mais e q um broto vindo da base...
olha aqui minha recente poda. em poucos dias ela ja emite uma brotação do galho cortado.
ImagemImagem
e assim tb uma brotação da base, não e sempre mais quanto mais baixo a poda maior a chance, porem prefiro deixar o galho q e mais seguro, pois dependendo da altura ela pode achar melhor abortar aquele galho e a troca não me parece tão bacana como a chance de +1 galho
Imagem


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem