como fazer nepenthes dar haste floral ou broto basal
-
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 15 vezes
- Agradecimentos: 4 vezes
como fazer nepenthes dar haste floral ou broto basal
olá gostaria de saber se existe alguma técnica para fazer nepenthes dar haste floral ou broto basal. 

Antes só que mal acompanhado.
- smart2
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 613 vezes
- Agradecimentos: 759 vezes
tb queria saber, aqui ja tive haste naturalmente porem foi apenas 1, ja brotos basais e meio q normal, e apos aparecer um eu sempre fazia uma poda e com isso acaba saindo bem mais...
Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
- Mateus175
- Membro ativo (1)
- Localização: Sorocaba São Paulo https://goo.gl/maps/cZu9VokQa7B2
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradecimentos: 3 vezes
- Contato:
Eu tava vendo os post aqui e me interessei nesse, minha nep está com mais ou menos um metro e deu uma broto basal que já está com jarros, eu devo cortar o que está grande pra fazer mudas ou espero crescer? Se cortar vai nascer mais brotos? Me desculpe por não ter aberto um tópico pra isso, e que vi o assunto e já puxeismart2 escreveu:tb queria saber, aqui ja tive haste naturalmente porem foi apenas 1, ja brotos basais e meio q normal, e apos aparecer um eu sempre fazia uma poda e com isso acaba saindo bem mais...

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
- smart2
- Membro ativo (5)
pra inicio, foi ótimo responder aqui, menos tópicos muitas vezes e melhor...Mateus175 escreveu: ↑09 Abr 2019, 10:07Eu tava vendo os post aqui e me interessei nesse, minha nep está com mais ou menos um metro e deu uma broto basal que já está com jarros, eu devo cortar o que está grande pra fazer mudas ou espero crescer? Se cortar vai nascer mais brotos? Me desculpe por não ter aberto um tópico pra isso, e que vi o assunto e já puxeismart2 escreveu:tb queria saber, aqui ja tive haste naturalmente porem foi apenas 1, ja brotos basais e meio q normal, e apos aparecer um eu sempre fazia uma poda e com isso acaba saindo bem mais...
então eu tenho o principio aqui de manter o máximo de broto basal possível, aqui sempre que um galho se destaca e começa a esticar rapidinho ele vai pra faca... lembrando que recomendo o corte destes galhos a uma altura tipo 2 gomos de folhas (gemas) pois assim esse calho cortado tende a não secar e sim a rebrotar mantendo +1 galho... e sim naturalmente ao cortar tende a nascer mais brotos ou ao menos os q tem cresce mais rápido... isso e logico pensa que toa estrutura radicular que a planta tem gerando energia mantinha toda a sua PC, ao retirar uma quantidade tipo o galho grande essa energia será redirecionada pra algum lugar né, novos brotos, jarros maiores e por ai vai...lembrando sempre de cuidar com o tamanho do vaso pq a minha mesmo ja esta em um vaso GG
Campanha - Seja 1 Doador
Campanha - Seja 1 Doador
- Mateus175
- Membro ativo (1)
- Contato:
Entendi, valeu pela dica, então eu só fiquei na dúvida agora Por que ouvi dizer que se devia cortar a cada 3 folhas, com duas também da? Eu vou tentar fazer mudas por estacas e quero perder o mínimo possível, então vou procurar bastante aqui no fórum pra me dar uma ajudinha pois nunca cortei minha nep, chega dar uma dorzinha no coração hahasmart2 escreveu:pra inicio, foi ótimo responder aqui, menos tópicos muitas vezes e melhor...Mateus175 escreveu: ↑09 Abr 2019, 10:07Eu tava vendo os post aqui e me interessei nesse, minha nep está com mais ou menos um metro e deu uma broto basal que já está com jarros, eu devo cortar o que está grande pra fazer mudas ou espero crescer? Se cortar vai nascer mais brotos? Me desculpe por não ter aberto um tópico pra isso, e que vi o assunto e já puxeismart2 escreveu:tb queria saber, aqui ja tive haste naturalmente porem foi apenas 1, ja brotos basais e meio q normal, e apos aparecer um eu sempre fazia uma poda e com isso acaba saindo bem mais...
então eu tenho o principio aqui de manter o máximo de broto basal possível, aqui sempre que um galho se destaca e começa a esticar rapidinho ele vai pra faca... lembrando que recomendo o corte destes galhos a uma altura tipo 2 gomos de folhas (gemas) pois assim esse calho cortado tende a não secar e sim a rebrotar mantendo +1 galho... e sim naturalmente ao cortar tende a nascer mais brotos ou ao menos os q tem cresce mais rápido... isso e logico pensa que toa estrutura radicular que a planta tem gerando energia mantinha toda a sua PC, ao retirar uma quantidade tipo o galho grande essa energia será redirecionada pra algum lugar né, novos brotos, jarros maiores e por ai vai...lembrando sempre de cuidar com o tamanho do vaso pq a minha mesmo ja esta em um vaso GG
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
Eduardo,
todas as suas dúvidas ref. a mesma planta exponha aqui em tópico já aberto, seu ou de um amigo qdo já aberto ref. mesmo assunto. imagine abrir um tópico para cada dúvida?
*eu excluí outro aberto. espero contar com a sua compreensão.
todas as suas dúvidas ref. a mesma planta exponha aqui em tópico já aberto, seu ou de um amigo qdo já aberto ref. mesmo assunto. imagine abrir um tópico para cada dúvida?
*eu excluí outro aberto. espero contar com a sua compreensão.

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- smart2
- Membro ativo (5)
Então quando me referi a 2 gemas foi referente a base q irá ficar na planta,,, então você corta ela 2 gemas acima do substrato pra ela poder brotar...Mateus175 escreveu: ↑09 Abr 2019, 10:25 Entendi, valeu pela dica, então eu só fiquei na dúvida agora Por que ouvi dizer que se devia cortar a cada 3 folhas, com duas também da? Eu vou tentar fazer mudas por estacas e quero perder o mínimo possível, então vou procurar bastante aqui no fórum pra me dar uma ajudinha pois nunca cortei minha nep, chega dar uma dorzinha no coração haha
quanto a estacas serem com 2 ou 3 gemas na vdd e sobre tamanho... você terá um pedaço pra dentro do musgo ou água e outro para fora, oq da +ou- 1 gema abaixo e acima você escolhe... 2 gemas acima terá o dobro de chance de brotação podem no final menos estacas... então se for uma graciflora por exemplo q brota de boa pode fazer com 1 gema acima, se for algo mais chato pode ser viável com 2... a uma sema aeu fiz aqui em casa tudo com 1 gema acima porem sei q minha PC e de boa...
obs: recomendo o uso da estaquia feita em apenas agua pura...
viewtopic.php?f=24&t=5317
Campanha - Seja 1 Doador
Campanha - Seja 1 Doador
- Mateus175
- Membro ativo (1)
- Contato:
Valeu, vou usar essa técnica, eu estava procurando ela mesma mas não estava achando, e sobre a estacas, você acha melhor eu colocar uma em cada pote com água ou posso por todas em um único? Acabei de fazer a estacas e consegui umas 10, no caso das estacas, as condições de luz são as mesma das plantas ou devem tomar menos?smart2 escreveu:Então quando me referi a 2 gemas foi referente a base q irá ficar na planta,,, então você corta ela 2 gemas acima do substrato pra ela poder brotar...Mateus175 escreveu: ↑09 Abr 2019, 10:25 Entendi, valeu pela dica, então eu só fiquei na dúvida agora Por que ouvi dizer que se devia cortar a cada 3 folhas, com duas também da? Eu vou tentar fazer mudas por estacas e quero perder o mínimo possível, então vou procurar bastante aqui no fórum pra me dar uma ajudinha pois nunca cortei minha nep, chega dar uma dorzinha no coração haha
quanto a estacas serem com 2 ou 3 gemas na vdd e sobre tamanho... você terá um pedaço pra dentro do musgo ou água e outro para fora, oq da +ou- 1 gema abaixo e acima você escolhe... 2 gemas acima terá o dobro de chance de brotação podem no final menos estacas... então se for uma graciflora por exemplo q brota de boa pode fazer com 1 gema acima, se for algo mais chato pode ser viável com 2... a uma sema aeu fiz aqui em casa tudo com 1 gema acima porem sei q minha PC e de boa...
obs: recomendo o uso da estaquia feita em apenas agua pura...
viewtopic.php?f=24&t=5317
- smart2
- Membro ativo (5)
eu coloco tudo junto... depois separo né... tento mantem em ambiente com mais claridade e menos sol... pq a agua esquenta muito no copinho...
Campanha - Seja 1 Doador
Campanha - Seja 1 Doador
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
minha opinião que pouco entendo tbm de nepenthes...
- o cortar com um metro, é uma decisão pessoal. eu deixaria prosseguir.
*se for cortar, corte acima do substrato uns 5 cm para da base que irá ficar no vaso, vir novo ou novos broto (s). eu sempre corto considerando um tamanho para deixar no substrato fontes de novos brotos e deixo acima 2-3. com isso novos brotos acima e outros poss´veis virem de baixo tbm. e isso qdo posto direto no substrato.
qdo deixar em água para primeiramente o enraizamento, o mais indicado, deixar em copo com água e trocar a cada 15 dias, deixar 1-2 brotos sempre imerso. local de claridade pouco sol da manhã ou da tarde (fraco)
- pela planta formar brotos basais ou haste de flores é natural da planta, não há como fazer. só qdo ela quer, ou qdo cortado o broto apical. qdo cortado o broto apical, virá outro no local.
se for querer cortar, como disse acima, é pessoal, eu deixa a base no substrato com no mínimo 2-3 bases para futuros brotos (base das folhas), considero o tamnho sabendo que 1-2 brotos sempre na água ou direto no substrato e 2-3 acima. qdo na água aguardar o enraizar.
**
não sei se pude ajudar.

- o cortar com um metro, é uma decisão pessoal. eu deixaria prosseguir.
*se for cortar, corte acima do substrato uns 5 cm para da base que irá ficar no vaso, vir novo ou novos broto (s). eu sempre corto considerando um tamanho para deixar no substrato fontes de novos brotos e deixo acima 2-3. com isso novos brotos acima e outros poss´veis virem de baixo tbm. e isso qdo posto direto no substrato.
qdo deixar em água para primeiramente o enraizamento, o mais indicado, deixar em copo com água e trocar a cada 15 dias, deixar 1-2 brotos sempre imerso. local de claridade pouco sol da manhã ou da tarde (fraco)
- pela planta formar brotos basais ou haste de flores é natural da planta, não há como fazer. só qdo ela quer, ou qdo cortado o broto apical. qdo cortado o broto apical, virá outro no local.
se for querer cortar, como disse acima, é pessoal, eu deixa a base no substrato com no mínimo 2-3 bases para futuros brotos (base das folhas), considero o tamnho sabendo que 1-2 brotos sempre na água ou direto no substrato e 2-3 acima. qdo na água aguardar o enraizar.
**
não sei se pude ajudar.

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
-