Folhas deformadas

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Vitor Pá Lopes
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 27 Jan 2019, 20:59
Localização: Cachoeiro de Itapemirim - ES
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Folhas deformadas

Mensagem por Vitor Pá Lopes »

Fala galera! Então, tenho essa Graciliflora há 2 meses e logo quando comprei da floricultura já troquei o vaso e substrato (está em Sphagnum, casca de pinus, carvão e argila expandida no fundo), ela está crescendo bem e tá dando jarros em todas as gavinhas, pega cerca de 3 horas de sol direto por dia sendo o da manhã e o do fim da tarde, durante o dia pega bastante claridade.
Como aqui na minha cidade a média de temperatura é de cerca de 28º graus todos os dias, eu borrifo bastante água nela uma vez por dia todo dia pois o substrato da superfície fica seco rápido.
O problema é que de uns dias pra cá ela tem soltado umas folhas e jarros deformados e eu não sei se o problema é o excesso de rega ou outra coisa, vcs podem me ajudar?ImagemImagemImagemImagem

Sent from my SM-G920V using Tapatalk



Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

faça uma experiência, aplique oleo de neem (se oleo ver a dosagem) e tem o pronto tbm. tardinha sem sol.

aparenta alguma praga nas folhas, ou talvez um substrato fraco. aguarde mais dicas.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Vitor Pá Lopes
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 27 Jan 2019, 20:59
Localização: Cachoeiro de Itapemirim - ES
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Vitor Pá Lopes »

Edson Poscai escreveu:faça uma experiência, aplique oleo de neem (se oleo ver a dosagem) e tem o pronto tbm. tardinha sem sol.

aparenta alguma praga nas folhas, ou talvez um substrato fraco. aguarde mais dicas.
Se for o caso do substrato fraco, se eu alimentar ela com insetos de fácil digestão ela não consegue repor os nutrientes?

Sent from my SM-G920V using Tapatalk



Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

adubo osmocote é bem vindo para nepenthes. 1 bolinha no ascideos a cada 3 meses +/-.

mas se o problema persistir, tente tbm o enxofre dimy. mais indicado. o neem é mais preventivo, fraco...
.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
José P. Neto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 154
Registrado em: 28 Mar 2018, 19:04
Localização: Jaciara, Mato-grosso (78820-000)
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por José P. Neto »

Edson Poscai escreveu:adubo osmocote é bem vindo para nepenthes. 1 bolinha no ascideos a cada 3 meses +/-.

mas se o problema persistir, tente tbm o enxofre dimy. mais indicado. o neem é mais preventivo, fraco...
.
Edson, acho que irei utilizar essa adubação nas minhas nep, que estão meio fraquinhas, devo utilizar uma bolinha em cada ascidio ou uma unica bolinha por planta (independente da quantidade de ascidio)

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk



Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Vitor Pá Lopes escreveu: 25 Mar 2019, 17:49 ...de uns dias pra cá ela tem soltado umas folhas e jarros deformados
Examine a planta toda à procura de pragas (inclusive sob as folhas). :geek:


Avatar do usuário
Janaka
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 09 Mar 2018, 22:53
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por Janaka »

Mesmo se n achar nenhuma praga no subs/folhas, recomendo aplicar o enxofre, mal n vai fazer e pode ate previnir algum fungo q possa estar se desenvolvendo. outra hipotese é em relaçao a agua/calor. os ascideos aqui em casa costumam ficar deformados quando viajo e falta rega, considere mudar ela de posicão ou transplantar para uma midia que retenha um pouco mais de umidade se for o caso. aqui eu misturo turfa, fibra de coco, sphagnum, perlita e areia e elas gostam bastante!

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk




Avatar do usuário
Vitor Pá Lopes
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 27 Jan 2019, 20:59
Localização: Cachoeiro de Itapemirim - ES
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Vitor Pá Lopes »

Olhei a planta inteira e não consegui identificar pragas, mas vou usar o enxofre mesmo assim. Pode fazer mal a planta? E a dosagem e frequência eu uso a recomendada na caixa do produto?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sugestão. o indicado é gr por litro. use 3 gr em 1,3 de água. mais fraco. *enxofre dimy

reaplique após 15 dias. sempre horário tardinha sem sol.

***

ver a olho nu, acho impossível.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

a parte do vaso pode se deixar o aso submerso por um bom tempo nesse caso poderia ser ate umas 24h somente o vaso submerso se for com a planta se não me engano e 2h... com a água cobrindo por um tempo grande assim a maioria dos parasitas será eliminada e apos por segurança poderia aplicar o dimy...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem