Ajuda

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
DMartins
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 16 Mar 2019, 18:28
Localização: Porto portugal
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 1 vez

Ajuda

Mensagem por DMartins »

Boas Malta, tenho uma nepenthes bloody Mary e ela a uns dias para cá está a morrer, alguém me pode ajudar e dar umas dicas ?

Imagem

Cumprimentos a Malta 👌


Avatar do usuário
lucataneo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 03 Jan 2015, 15:11
Localização: Diadema - São Paulo
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por lucataneo »

Opa, tudo bem?

Pode nos dar um pouco mais de informação?

Quanto tempo a tem?
Veio de onde?
Qual o substrato?
Onde ela fica?
Qual clima?

Quanto mais informações, mais o pessoal conseguirá dar um diagnóstico.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk



"Tudo o que sei é que nada sei."
DMartins
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 16 Mar 2019, 18:28
Localização: Porto portugal
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por DMartins »

Tenho a cerca de um mês, o substrato é um nome estranho mas foi com o que veio por isso penso que seja o correcto, spaghnum ou algo parecido com isso.

Quanto ao local dela pelo que já vi não é bem o correcto, deveria apanhar com menos sol do que está a apanhar, logo já trato disso, tento borrifar as folhas dela 2x ao dia, uma pela manhã e outra ao fim do dia (quando estou em casa)

Sou de Portugal, Porto, o clima neste momento está sol mas não muito calor, entre 15 a18 graus

Obrigado e um abraço


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

substrato sphagnum+ "......" veja se pode nos informar.

deixe ela em local de bastante claridade, por hora só claridade sem sol.

analise se irá apresentar melhoras estando sem sol e fora de casa, mas com bastante claridade e evitar local de muito vento. nos informe qual o substrato a saber se há necessidade de troca, que "provavelmente" não.

***

obs. se onde ela está agora, bate sol no vidro, o vidro triplica o calor que a planta está recebendo.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Edson, uma observação e quanto a informação do local... ele e de Portugal e sua temperatura máxima la segundo ele esta em 18c... então acredito eu que mesmo no sol pleno ela não terá problemas com calor. pense q pode estar sofrendo mais por baixa temperaturas e não por altas... isso pode ser falta de sol ja q em baixas temperaturas costuma-se diminuir o metabolismo e consequentemente não ter uma eficiência normal sendo necessário mais sol q o normal.

outro fator q pode estar ocorrendo...
Outono 2019 (Hemisfério sul). a partir de :
quarta-feira , 20 de março

sendo assim eu diria q deveria aumentar a quantidade de sol, se tiver a parte do vidro indicado usar tb para aumentar o calor, e proteger do vento, que tb e frio né...

obs: não sou mestre em Nep nem de longe mais as minhas aqui cuido em sol pleno, e moro no clima amazônico, sendo quente e úmido, quente acima de 35c e vão muito bem...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
DMartins
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 16 Mar 2019, 18:28
Localização: Porto portugal
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por DMartins »

Edson Poscai escreveu: 20 Mar 2019, 11:48 substrato sphagnum+ "......" veja se pode nos informar.

deixe ela em local de bastante claridade, por hora só claridade sem sol.

analise se irá apresentar melhoras estando sem sol e fora de casa, mas com bastante claridade e evitar local de muito vento. nos informe qual o substrato a saber se há necessidade de troca, que "provavelmente" não.

***

obs. se onde ela está agora, bate sol no vidro, o vidro triplica o calor que a planta está recebendo.
Imagem O substrato é esse amigo, não faço ideia do nome, já tentei perguntar mas ninguém me sabe dizer espero que ajude.

Quando as condições já troquei de sítio vamos ver como reage, aqui agora é primavera :)


DMartins
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 16 Mar 2019, 18:28
Localização: Porto portugal
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por DMartins »

smart2 escreveu: 21 Mar 2019, 09:52 Edson, uma observação e quanto a informação do local... ele e de Portugal e sua temperatura máxima la segundo ele esta em 18c... então acredito eu que mesmo no sol pleno ela não terá problemas com calor. pense q pode estar sofrendo mais por baixa temperaturas e não por altas... isso pode ser falta de sol ja q em baixas temperaturas costuma-se diminuir o metabolismo e consequentemente não ter uma eficiência normal sendo necessário mais sol q o normal.

outro fator q pode estar ocorrendo...
Outono 2019 (Hemisfério sul). a partir de :
quarta-feira , 20 de março

sendo assim eu diria q deveria aumentar a quantidade de sol, se tiver a parte do vidro indicado usar tb para aumentar o calor, e proteger do vento, que tb e frio né...

obs: não sou mestre em Nep nem de longe mais as minhas aqui cuido em sol pleno, e moro no clima amazônico, sendo quente e úmido, quente acima de 35c e vão muito bem...
Aqui mesmo no verão se chegar aos 35c são poucos dias, neste momento entramos na primavera e pode ir até aos 25c, mas humidade não é o forte cá em Portugal .. :(

Obrigado pelas dicas 👌😉


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

DMartins escreveu: 21 Mar 2019, 15:11
Imagem O substrato é esse amigo, não faço ideia do nome, já tentei perguntar mas ninguém me sabe dizer espero que ajude.

Quando as condições já troquei de sítio vamos ver como reage, aqui agora é primavera :)
eu diria q e musgo em estado avançado de decomposição ou turfa, mais acredito ser musgo, sendo esse nesse estado ai se fosse drosera ou dionaea ja tinha feito a passagem a tempos, pode mesmo ser ele a causa de todo seu problema.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
DMartins
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 16 Mar 2019, 18:28
Localização: Porto portugal
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por DMartins »

smart2 escreveu: 22 Mar 2019, 12:23
DMartins escreveu: 21 Mar 2019, 15:11
Imagem O substrato é esse amigo, não faço ideia do nome, já tentei perguntar mas ninguém me sabe dizer espero que ajude.

Quando as condições já troquei de sítio vamos ver como reage, aqui agora é primavera :)
eu diria q e musgo em estado avançado de decomposição ou turfa, mais acredito ser musgo, sendo esse nesse estado ai se fosse drosera ou dionaea ja tinha feito a passagem a tempos, pode mesmo ser ele a causa de todo seu problema.
Eu tenho uma dioneia com o mesmo substrato, há problemas ?

Que posso fazer neste caso ? E na dioneia?

De dia para dia a nepenthes está a secar cada vez mais 😭


Avatar do usuário
José P. Neto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 154
Registrado em: 28 Mar 2018, 19:04
Localização: Jaciara, Mato-grosso (78820-000)
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por José P. Neto »

Troque o substrato por musgo sphagnum e fibra de côco, na porção 1:1, e vemos se ocorrerá alguma melhora

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem