Adubação em Nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

delagostini escreveu: 05 Dez 2018, 09:30
Thássio fernandes escreveu: 04 Dez 2018, 08:24 Questão bem interessante isso,minha nepenthes quando eu comprei estava no musgo com isopor, aí ela ficou um pouco feia depois de um tempo e minha mãe a colocou na terra com areia de Rio e cobriu com bagaço de coqueiro, a planta cresceu tanto que tive que podar e está até florescendo!!
Quanto mais o tempo passa, mais interessado eu fico nas nepenthes! E a principal razão é sobre os mitos que rolam em torno delas... A questão do cultivo em musgo acho que aqui no forum já foi bastante abordado e na minha humilde opinião, é a pior opção possível. Solo extremamente pobre que faz com que a planta demore demais para se desenvolver.
A questão da água é outro ponto. Alguns cultivadores aqui do forum tem nepenthes cultivadas in aqua e estão bem... Já tinha visto outros relatos como o seu de plantas na terra (alguns até plantados direto no chão).

Aqui estou testando também um novo substrato... Uma mistura de vários componentes feito por mim! Veremos no que dá.

Acho que o grande segredo delas está mais na temperatura/insolação do que em qualquer outro quesito...
Temos que ter em mente que o substrato em que as várias espécies de carnívoras vivem é muito variado,e nem todos são pobres ao nível estéril,então pode generalizar em cultivo? É um ponto a ser estudado por nós cultivadores...


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

delagostini escreveu: 05 Dez 2018, 13:48 Pois é... já pensei nisso mas são 2 coisas que a longo prazo acho que desanda! Peixes exigem parâmetros de água bastante específicos (como pH estável e pouca variação de temperatura por exemplo). Água que tem contato com luz do sol fica verde e aí seria necessário uma luz UV no filtro (que nao é algo barato).

Fora isso, precisa entender melhor quais nutrientes as nepenthes acabariam absorvendo... Para ter uma ideia, meu aquario fica com salvinias e lemnas na superficie para ajudar com o consumo de nitrato (ou nitrito, não sei). Além disso, mantenho algumas mudas de Jiboia no filtro para que ajude também com a filtragem do aquario.
Imagem
Foto da Jiboia

A Jiboia pega pouquíssima luz... É uma planta que suporta bem essa condição... Não faço ideia se seria o caso das nepenthes (ou de alguma delas).

Esse sistema aqui tenho bastante vontade de fazer... Mas eu precisaria mudar bem o sistema de filtragem que tenho atualmente
Imagem
MarcielS escreveu: 03 Nov 2017, 15:45 Atualização. por MarcielS » Sex 03-Nov-2017 13:45

- Aquário redondo de 5l.
- Peixe Betta Splendens
- Duas N. mirabilis red propagadas no método 'in aqua'.

Três anos cultivadas somente em água. Há mais de um ano compartilhando o aquário com o Betta.
► Exibir Spoiler

... : joia :
eu não sei oq ele fez ou faz... mais segundo ele ja tinha 3 anos ai, se ainda estiver ja são 4 anos... pelo q lembro beta não vive tanto...

Edson... aqui acabou ao usar o quote do delagostini a ultima imagem apareceu ao menos na parte q previ do post


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

smart2 escreveu: 07 Dez 2018, 09:46... se ainda estiver ja são 4 anos... pelo q lembro beta não vive tanto...
:lol:
Sim, o Betta morreu de velho e as Neps da experiência continuam vivas e ainda cultivadas somente em água. Preciso atualizar com novas imagens. :geek:


... : joia :


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

MarcielS escreveu: 07 Dez 2018, 11:14 Sim, o Betta morreu de velho e as Neps da experiência continuam vivas e ainda cultivadas somente em água. Preciso atualizar com novas imagens. :geek:


... : joia :
Morreu de velho não, cara... (eu acho)
Aquario para Beta é de no mínimo 20 litros. Tem uns experimentos por aí que mostram que os anos de vida deles cai drasticamente quando criados em espaços menores. Eles ficam muito estressados em espaços menores (tipo como estão em todas as lojas de aquarismo hahahaha). Existe até ONG especializada no resgate de peixe beta que estão sendo criados errados para ter ideia...

Mas o ponto que interessa nesse caso é: Como estava sendo a iluminação dessas nep?


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

delagostini escreveu: 10 Dez 2018, 14:19 Como estava sendo a iluminação dessas nep?
No último ano passei plantas e peixe para um aqua maior (15l) e iluminação natural (sacada do ap). : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem