Ajuda nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
VicenteLuiz
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 200
Registrado em: 16 Ago 2017, 00:51
Localização: Tacaimbó- Pernambuco
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 40 vezes

Ajuda nepenthes

Mensagem por VicenteLuiz »

Pessoal eu havia falado sobre um problema com minha nepenthes eu a comprei e ela estava linda, então a base dela começou a ficar presta e os jarros secar. então eu tive que cortar pra tentar salvar ao menos a estaca e agora preciso da ajuda de alguém como proceder, devo colocar em musgo? na água, o que eu faço? Não quero perder a muda dela, sei que plantas morrem mas deu um trabalho pra conseguir uma planta diferente e n sei o que fazer.....

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por VicenteLuiz em 16 Nov 2017, 09:06, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

pergunta numero 1: você tem certeza de q esse tal preto na base era sinal de problema? pergunto pq a base das nepentes tende a escurecer com o tempo, mas isso não significa, necessariamente q seja um problema.. poderia ter sido apenas uma lignificação do caule (fenomemo comum a algumas plantas e q existe como uma forma de enrijecer a base da planta, dando a ela uma maior sustentação)

pergunta numero 2: qual a especie da nepenthes em questão?

Em geral, as nepenthes necessitam de um periodo maior de adaptação ao novo local de cultivo e nesse periodo é comum q os jarros sequem ou sejam abortados, oq não significa q a planta esteja morrendo. Outro fator q as faz abortar/secar os jarros, é a falta de umidade do ar (algumas especies necessitam de borrifos de água ao longo do dia pra q possam produzir os seus jarrinhos)

Agora q a estaca já está feita, você pode: colocá-la em água até q forme um bom tanto de raizes, ou deixar a estaca em sphagno sempre úmido, e em local com uma boa luminosidade... Há quem ensaque as estacas pra manter sua umidade alta (oq favorece o desenvolvimento das raizes).

Sugiro q você use o campo de pesquisa do forum com o termo estaca nepenthes q você vai encontrar muita coisa bacana... Me desculpe por não trazer esses resultados pra você, mas é q há um vasto material por aqui com dicas a esse respeito... leia e veja qual se adequaria ao local onde você está... ;)


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
VicenteLuiz
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 200
Registrado em: 16 Ago 2017, 00:51
Localização: Tacaimbó- Pernambuco
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 40 vezes

Mensagem por VicenteLuiz »

Fatikn escreveu:pergunta numero 1: você tem certeza de q esse tal preto na base era sinal de problema? pergunto pq a base das nepentes tende a escurecer com o tempo, mas isso não significa, necessariamente q seja um problema.. poderia ter sido apenas uma lignificação do caule (fenomemo comum a algumas plantas e q existe como uma forma de enrijecer a base da planta, dando a ela uma maior sustentação)

pergunta numero 2: qual a especie da nepenthes em questão?

Em geral, as nepenthes necessitam de um periodo maior de adaptação ao novo local de cultivo e nesse periodo é comum q os jarros sequem ou sejam abortados, oq não significa q a planta esteja morrendo. Outro fator q as faz abortar/secar os jarros, é a falta de umidade do ar (algumas especies necessitam de borrifos de água ao longo do dia pra q possam produzir os seus jarrinhos)

Agora q a estaca já está feita, você pode: colocá-la em água até q forme um bom tanto de raizes, ou deixar a estaca em sphagno sempre úmido, e em local com uma boa luminosidade... Há quem ensaque as estacas pra manter sua umidade alta (oq favorece o desenvolvimento das raizes).

Sugiro q você use o campo de pesquisa do forum com o termo estaca nepenthes q você vai encontrar muita coisa bacana... Me desculpe por não trazer esses resultados pra você, mas é q há um vasto material por aqui com dicas a esse respeito... leia e veja qual se adequaria ao local onde você está... ;)
Muito obrigado pela ajuda, eu já havia pesquisado mas muito dos posts n carrega as fotos. É uma N. Wirgleyana. Eu tinha certeza que havia algo de errado ela formou jarros novos e ele secou. agora só esperar


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem