Nepenthes morrendo?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
jleonel
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 32
Registrado em: 16 Fev 2017, 09:30
Localização: São Luís - MA
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Nepenthes morrendo?

Mensagem por jleonel »

Comprei uma N. Máxima no mês de fevereiro e durante alguns meses, ela deu uma crescida rápida nascendo novos jarros, porém no começo de maio, notei que o crescimento desacelerou muito, as folhas ficaram levemente onduladas e o caule escureceu na parte de baixo.

Como cultivo minha Nepenthes: coloquei em um local onde ela pega um pouco do sol da manhã (até umas 8:15), borrifo água no mínimo 2 vezes por dia e atualmente está plantada em um vaso comum com musgo esfagno.

[thumbnail]https://i92.photobucket.com/albums/l33/ ... G_0480.jpg[/thumbnail]


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

jleonel escreveu:... o crescimento desacelerou muito, as folhas ficaram levemente onduladas e o caule escureceu na parte de baixo.
Acostume-se, este escurecimento do caule (lignificação) é natural e faz parte do crescimento da planta.
A área de lignificação torna-se lenhosa e rígida. :geek:


... : joia :


jleonel
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 32
Registrado em: 16 Fev 2017, 09:30
Localização: São Luís - MA
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por jleonel »

Que alívio! Achei que eu tivesse apodrecido as raízes dela, já que antes estava em vaso auto irrigável com esfagno puro. Então o que pode estar causando esse crescimento mais lento? Tenho notado também que o líquido dos jarros tem diminuído um pouco apesar de eu estar borrifando e minha cidade ter boa umidade.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

jleonel escreveu:... o que pode estar causando esse crescimento mais lento? Tenho notado também que o líquido dos jarros tem diminuído um pouco apesar de eu estar borrifando e minha cidade ter boa umidade.
A época do ano (estação). Estamos no final do outono, caminhando para o início da primavera.

É a época que as plantas tropicais desaceleram seu crescimento. :geek:


... : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem