Ascídio "bugado" na N.glaciliflora...isso é normal ?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Krozzar
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Ascídio "bugado" na N.glaciliflora...isso é normal ?

Mensagem por Krozzar »

Boa tarde,pessoal. Vcs estão bem ?
Todos os ascídios que cresceram na minha glaciliflora tiveram o mesmo tipo de formação,a folha descia e fazia uma leve curva pra cima na ponta e ai surgia o ascídio,MAS, recentemente me deparei com um ascídio que crescia de forma bem estranha :

Imagem

Isso é normal ?
O Ascídio vai sobreviver ?
Pq isso aconteceu ?

Desde já,agradeço pela paciência que terão que ter pra responder essa pergunta de principiante.

Abraços

MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1471 vezes

Mensagem por MarcielS »

Krozzar escreveu:Isso é normal ?
O Ascídio vai sobreviver ?
Pq isso aconteceu ?
Olá,

Sim, é normal. A N.graciliflora se comporta como uma liana (trepadeira).

Tendo galhos relativamente finos que não suportariam todo o peso dos ascidios, ela procura agarrar-se em algum ponto externo.
A gavinha vai se enrolar no ponto de sustentação e somente depois continuará a desenvolver o jarro. :geek:

Abç

Krozzar
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)

Mensagem por Krozzar »

A gavinha vai se enrolar no ponto de sustentação e somente depois continuará a desenvolver o jarro.
então se ela nao encontrar onde se prender,o ascidio não vai crescer ? é isso mesmo ?

MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1471 vezes

Mensagem por MarcielS »

Krozzar escreveu:... então se ela nao encontrar onde se prender,o ascidio não vai crescer ? é isso mesmo ?
Vai desenvolver o ascidio, mas sem o apoio o jarro será menor (mais leve). :geek:

... : joia :

Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 739 vezes
Agradecimentos: 1956 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sua nep tá crescendo, analise por uma haste e amarrar levemente ela nesta um tutor para ter um apoio a crescer e enrolar nele. "trepadeira" : joia :

tutor é um bambú, uma estaca fininha comprida que fixamos no substrato para a planta se apoiar e crescer se fixando nele. há os indicados que compramos próprios para isso em casas de jardinagens. eu uso o não indicado, uma vareta de bambu comprida. (não indicado por não ser tratado)

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Krozzar
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)

Mensagem por Krozzar »

MarcielS escreveu:
Krozzar escreveu:... então se ela nao encontrar onde se prender,o ascidio não vai crescer ? é isso mesmo ?
Vai desenvolver o ascidio, mas sem o apoio o jarro será menor (mais leve). :geek:

... : joia :

Compreendi,muito obrigado !
Edson Poscai escreveu:sua nep tá crescendo, analise por uma haste e amarrar levemente ela nesta um tutor para ter um apoio a crescer e enrolar nele. "trepadeira" : joia :

tutor é um bambú, uma estaca fininha comprida que fixamos no substrato para a planta se apoiar e crescer se fixando nele. há os indicados que compramos próprios para isso em casas de jardinagens. eu uso o não indicado, uma vareta de bambu comprida. (não indicado por não ser tratado)
É...vou ter que fazer isso mesmo. Muito obrigado !

Krozzar
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)

Mensagem por Krozzar »

Edson,
Pode mandar uma foto pra eu ver como fez o seu tutor ?

Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 739 vezes
Agradecimentos: 1956 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

eu apenas enfinquei no substrato uma vareta de bambu fino e amarrei com barbante levemente (para se firmar) com o tempo ela vai se enrolando nele e retiro o barbante. logo, como esta q tenho cresce bastante, irei fixar um pq varal.

acho mais legal um fio acima/ao lado, tipo um pq varal. mas analise/escolha bem antes. : joia :

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 697 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Tem uma nepenthes aqui que o ascideo sem apoio que é tão grande que dobrou a folha em mais de 90 graus.
Agora que peguei o jeito vou fazer um trançado de arame zincado para a próxima estação.

Paulo

Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Krozzar
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)

Mensagem por Krozzar »

Edson Poscai escreveu:eu apenas enfinquei no substrato uma vareta de bambu fino e amarrei com barbante levemente (para se firmar) com o tempo ela vai se enrolando nele e retiro o barbante. logo, como esta q tenho cresce bastante, irei fixar um pq varal.

acho mais legal um fio acima/ao lado, tipo um pq varal. mas analise/escolha bem antes. : joia :
Agora entendi ! vou dar uma pesquisada e quando eu tiver um tempo livre faço as mudanças.
mais uma vez,obrigado

Responder