Cultivo Básico - Nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Fernando123
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 06 Jul 2018, 14:04
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 32 vezes

Mensagem por Fernando123 »

A Nepenthes Maxima é low,intermediaria,highland??Eu estou borrifando umas 4 vezes por dia num intervalo de 2-4 horas
,e ela fica no sol filtrado por algumas folhas de árvore,já que ela está pendurada em uma,ela pega sol das 9 da manhã,10 11 no máximo até o meio dia mais ou menos(o sol aqui nem sempre aparece no horário de sempre),e estou passando fumo de corda diluído em água com sabão neutro em barra ralado como preventivo,de uns 15 em 15 dias,e pretendo regar o musgo de 2 em 2 dias.Estou fazendo certo?


''O verdadeiro conhecimento vem de dentro''
Avatar do usuário
CiroCosta
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Jun 2018, 21:40
Localização: São Luís de Montes Belos - Goiás
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por CiroCosta »

A Maxima é uma espécie que pode ser encontrada vivendo em várias altitudes, por isso ela tolera condições lowland e highland desde que seja aclimatada antes. Rego minhas nepenthes dia sim dia não ou quando percebo que a camada superficial do substrato começou a secar. Quanto a borrifar água nas plantas, acho que é interessante fazer isso quando a umidade do ar está muito baixa para evitar danos a planta, como nessa época do ano o clima da minha cidade é muito seco (umidade quase sempre abaixo de 40%) borrifo água nas minhas sempre que passo por elas e diminuo quando chega a estação chuvosa.


Um dia, você será apenas uma lembrança para algumas pessoas. Dê o seu melhor para que ela seja a melhor de todas.
Avatar do usuário
Fernando123
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 06 Jul 2018, 14:04
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 32 vezes

Mensagem por Fernando123 »

CiroCosta escreveu:A Maxima é uma espécie que pode ser encontrada vivendo em várias altitudes, por isso ela tolera condições lowland e highland desde que seja aclimatada antes. Rego minhas nepenthes dia sim dia não ou quando percebo que a camada superficial do substrato começou a secar. Quanto a borrifar água nas plantas, acho que é interessante fazer isso quando a umidade do ar está muito baixa para evitar danos a planta, como nessa época do ano o clima da minha cidade é muito seco (umidade quase sempre abaixo de 40%) borrifo água nas minhas sempre que passo por elas e diminuo quando chega a estação chuvosa.
Ah aqui está bem seco,de noite tá tendo uma umidade em torno dos 60% 70%,eu ouvi falar que ela precisa ser borrifada com frequência para dar bastante jarros,eu por mim eu deixava junto ao cepha,mas as neps precisam de sol.Hoje eu deixei uns 45 minutos - 1 hora no sol,é muito sol para uma planta recém comprada?Eu estou estranhando uma mancha amarela no caule,mas o caule está bem duro e lignificado,é normal?Eu acho que tem pedras até a metade do vaso,alguém tem dicas de como devo proceder na hora da troca de substrato?


''O verdadeiro conhecimento vem de dentro''
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Eu penso que não seja necessário borrifar água a toda hora.
Eu tenho algumas nepenthes que ficam na casa de minha mãe num lugar a sombra que pega poucas horas de sol ao dia e elas estão crescendo justamente procurando o sol.
Quanto ao molhar todas tem pratos para colocar água porque minha irmã as vezes passa 3 dias sem aguar elas e muito menos borrifa água nas plantas.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

aufreuz escreveu: 21 Jan 2019, 19:39 amigo o número de temperatura de Cº da água para umedecer a planta dessa espécie varia em torno de quanto?
use a água temperatura ambiente. se gelado ou quente, deixe em balde na sombra para só depois o uso. isso para todos os gêneros


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

então não se usa esterilizar e tals mais tb usar algo com um grande chance de contaminação e complicado, isso vale pra vasilhas que foi usado com veneno tb pois vai q sobro um restingo de veneno la e so o cheiro ja pode dar uma boa debilitada na PC.
outra questão e confira se tem a necessidade de umedecer ela onde você mora, em muitos ambientes como o meu aqui a umidade do ar e sempre alta passando ate dos 90%, acredito que se tiver umidade na faixa dos 70% por ai nem tem necessidade, seria mais para épocas secas onde a umidade do ar fica bem critica, ate pq mesmo na hora co sol quente pode ser um veneno jogar água nelas pois as gotas de água acabam virando um tipo de lupa onde os raios do sol irão intensificar causando queima nas folhas.
eu aqui não tenho esse costume, porem não sou expert em nep, tenho 4 exemplares apenas cultivadas a sol pleno. mais estão lindas..


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
André38
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 74
Registrado em: 04 Jul 2019, 02:56
Localização: Sete Lagoas Minas Gerais
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 8 vezes
Contato:

Mensagem por André38 »

Este e meu pequeno cultivo são apenas 4 especies de nep sistema de irrigação em névoa , se alguém tiver alguma sugestão as nep são máxima gracilifora Miranda e ventricosa pura



dImagemImagem


Avatar do usuário
Gléfeston
Newbie
Newbie
Mensagens: 19
Registrado em: 07 Ago 2019, 12:22
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Gléfeston »

Apenas a claridade já é suficiente para a maioria das Nepenthes ou é necessário que haja a exposição ao sol mesmo que mínima?


A mentira é a chave para a porta da infelicidade.
Avatar do usuário
Caua lima
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 22 Jan 2020, 14:12
Localização: Feira de Santana-Bahia
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 44 vezes

Mensagem por Caua lima »

Gléfeston escreveu: 27 Fev 2020, 22:45 Apenas a claridade já é suficiente para a maioria das Nepenthes ou é necessário que haja a exposição ao sol mesmo que mínima?
Sim,apenas a claridade tá bom para elas(ou pelo menos algumas delas),podem ter uma incidência solar,mas pequena em relação a algumas outras pcs.


Você aprende mais ensinando do que realmente aprendendo...
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sol fraco da manha ou da tarde é bem vindo.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem