Boa tarde,pessoal ! Todos bem ?
Quando comprei minha N.Graciliflora eu não dei muita atenção pro substrato dela,visto que ela estava crescendo muito bem e gerando ascidios MAS a alguns dias eu tenho reparado mais de perto e vi que o substrato(que parece que era feito a base de terra) está compactando e estou começando a ficar preocupado. O tempo aqui em Belo Horizonte está frio,devo trocar e colocar um substrato bom ? ou posso deixar assim sem risco ?
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 6789_o.jpg[/thumbnail]
Detalhe: Coloquei um pouco de sphagnum picado por cima.
Substrato compactando...mudo ou deixo ? (N.Graciliflora)
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
retire um pouco deste substrato no canto do vaso e veja se por ventura seja terra. muito difícil, mas nada como ver e tirar a dúvida.
agora em épocas frias, é normal o crescimento ser reduzido. importante a planta estar em local de pouco vento. (já conversamos sobre isso)
agora em épocas frias, é normal o crescimento ser reduzido. importante a planta estar em local de pouco vento. (já conversamos sobre isso)

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Bom,
Olhando a imagem, acho que dá para aguentar até a primavera, mas vai da sua escolha trocar o substrato por um novo, lembrando que estamos a 45 dias do início do inverno.
Se optar por fazer, que seja logo para que a planta possa estabilizar as raízes no solo novo.
Boa dica do Edson.
...
Olhando a imagem, acho que dá para aguentar até a primavera, mas vai da sua escolha trocar o substrato por um novo, lembrando que estamos a 45 dias do início do inverno.
Se optar por fazer, que seja logo para que a planta possa estabilizar as raízes no solo novo.

Boa dica do Edson.

...

-
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 38 vezes
- Agradecimentos: 2 vezes
A base do substrato é terra,com toda certeza. Amanhã eu tiro foto e anexo no postEdson Poscai escreveu:retire um pouco deste substrato no canto do vaso e veja se por ventura seja terra. muito difícil, mas nada como ver e tirar a dúvida.
A planta fica no fundo da casa e é cercada por muros. Chega vento,mas nada que seja preocupante (eu acho)Edson Poscai escreveu:agora em épocas frias, é normal o crescimento ser reduzido. importante a planta estar em local de pouco vento. (já conversamos sobre isso)![]()
E mais uma vez,obrigado pela ajuda !
É...tinha me esquecido que o inverno ta tão proximo. O negócio vai ser esperar setembro chegar mesmo.MarcielS escreveu:Bom,
Se optar por fazer, que seja logo para que a planta possa estabilizar as raízes no solo novo.![]()
Boa dica do Edson.![]()
...
Muito Obrigado !
-