Re: Nepenthes x Luz Artificial (LED) --> Pode ou não?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
danilo92
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 03 Ago 2016, 18:31
Localização: Recife/PE
Agradeceu: 45 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Re: Nepenthes x Luz Artificial (LED) --> Pode ou não?

Mensagem por danilo92 »

Estou pensando em utilizar luz LED com o intuito de melhorar o desenvolvimento das minhas Nepenthes (e quem sabe estimular uma maior produção de jarros). Estou querendo usar em minha N. Coccinea Red (que estou penando para conseguir ver o primeiro jarro dela, os ascídeos começam a se desenvolver, mas secam) e N. (Viking x Hook) x Mixta (cujo desenvolvimento de jarros está bom).

[tab=30] ---> Será que iluminação d+ (com as LEDs) poderia prejudicar?
[tab=30] ---> Por quanto tempo poderia deixar as Nepenthes expostas a luz LED?
[tab=30] ---> A luz LED poderia proporcionar uma maior produção de jarros ou apenas um maior desenvolvimento da planta?
[tab=30] ---> Ou não me indicariam utilizar a luz artificial (LED) em minhas Nepenthes?

Boa noite a todos!
Editado pela última vez por danilo92 em 10 Abr 2018, 09:29, em um total de 1 vez.


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou [...]


Eclesiastes 3:1,2
-----> Instagram: @recifecarnivoras <-----
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Danilo,
danilo92 escreveu:Estou pensando em utilizar luz LED com o intuito de melhorar o desenvolvimento das minhas Nepenthes.
---> Será que iluminação d+ (com as LEDs) poderia prejudicar?
Não vai prejudicar.
danilo92 escreveu:---> Por quanto tempo poderia deixar as Nepenthes expostas a luz LED?
O mesmo período da luz natural. :geek:
danilo92 escreveu:---> A luz LED poderia proporcionar uma maior produção de jarros ou apenas um maior desenvolvimento da planta?
Não. Na verdade, o simples fato de proteger a planta das intempéries naturais, ventos, excesso de sol, dessecação do ambiente, ..., já melhora o desenvolvimento da planta e a produção dos ascídios. :geek:
danilo92 escreveu:---> Ou não me indicariam utilizar a luz artificial (LED) em minhas Nepenthes?
Pode usar sem problemas.


... : joia :


Avatar do usuário
danilo92
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 03 Ago 2016, 18:31
Localização: Recife/PE
Agradeceu: 45 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por danilo92 »

Essa minha pergunta é um pouco antiga, mas qd fui atualizar ao invés de responder logo abaixo terminei editando. Ficando a resposta e a pergunta misturadas. :oops: :lol:

Mt obg pelas informações Marciel. É sempre bom mais de uma pessoa confirmar as informações pra passar segurança pra o pessoal.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Com a finalidade de ajudar aqueles que estão buscando informações a respeito, confirmo que a utilização de LED é de fato possível e benéfica para Nepenthes.

Apenas deve-se conhecer melhor sua Nepenthes (pois umas são mais sensíveis e outras mais resistentes às mudanças climáticas/ambientais e de iluminação) e saber a lâmpada ideal para uso, a distância que a lâmpada ficará da Nepenthes e a quantidade de horas que deixará (as plantas precisam ficar um período sem receber a incidência de luz, ou seja, via de regra é preciso que exista uma separação entre dia e noite).
Eu particularmente aumento o fotoperíodo, a lâmpada de LED fica ligada das 6h até às 22h. Pesquisando verifiquei q esse aumento não é prejudicial, até mesmo porque a luz solar e a luz artificial possuem particularidades diferentes (Ex.: cores que são emitidas, calor, intensidade, etc). Tenho utilizado esse período (das 6h às 22h) faz 1 ano e tenho obtido excelentes resultados. Acredito que o período de exposição possa ser diminuído sem problemas, mas aconselho a pesquisarem antes... pq, por exemplo, a depender do quanto se diminua a exposição poderá continuar sendo benéfica para uma pinguicula, mas para uma Dionaea não.

Ressalto que o LED pode ser usado para Dionaeas, Droseras, Sarracenias, Pinguiculas, Utricularias, Nepenthes, Heliamphoras, Cephalotus, Darlingtonia.
Usei em todas e não tive problema algum, apenas benefícios como uma coloração mais forte.

OBS.: Passei a utilizar LED pois deixava todas as minhas plantas na varanda e descobri que por 6 meses batia sol e outros 6 ficava sem sol, então me desesperei qd vi algumas plantas definhando e corri para achar uma solução para o problema. E de fato encontrei a solução, a utilização de lâmpadas de LED.
OBS².: A Coccinea Red está produzindo jarros normalmente, inclusive está vindo um broto basal. Contudo, ressalto (principalmente apra os iniciantes) que é uma planta "chatinha". Exige mais cuidados que as nepenthes tidas como fáceis e seu crescimento é lento.
OBS³.: Eu utilizei lâmpadas com LEDs azuis e vermelhos por um período (aquelas que a luz sai roxa) e tive bons resultados, inclusive acho q com essas as Dionaeas pegam cor mais rapidamente. A única desvantagem que encontrei foi o fato do ângulo do facho de luz ser muito grande (180º~120º), assim terminava tendo que aproximar mais as lâmpadas. Atualmente optei por usar apenas LEDs de cor branca (mas com Ângulo do Facho 30º) e com maior quantidade de lumens, pois obtive os mesmos resultados que o LED azul/vermelho, e como moro em apto fica mais agradável à vista, além de mais bonito de se observar as plantas à noite. Ressalto que todas as plantas que citei acima se desenvolveram perfeitamente com LED de cor branca. Por fim, quando comprarem a lâmpada de LED observem os lumens (o quanto ilumina). Watts servem apenas pra você saber o quanto a lâmpada consome.


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou [...]


Eclesiastes 3:1,2
-----> Instagram: @recifecarnivoras <-----
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem