Qual o substrato ideal para a nepenthes?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Vini Lima
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 29 Jan 2017, 11:10
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Qual o substrato ideal para a nepenthes?

Mensagem por Vini Lima »

Olá gente

Eu comprei uma nepenthes faz uns dois dias e como nós estamos no verão resolvi trocar o substrato dela antes que ela se acostume com o outro para que a recuperação seja mais rápida, então como é minha primeira experiência com nepenthes, queria saber o substrato ideal para ela.

Eu estou meio preocupado, poraue quando encontrei ela, estava toda empoeirada e a terra estava seca, se tudo der certo, mandarei uma foto de como ela está


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

... queria saber o substrato ideal para ela.
se onde você reside conseguir chips de coco, ótimo. o mais indicado é sphagnum+chips de coco ou fibra+pedaços minúsculos de isopor.
caso não tenha chips ou fibra de coco, use o sphagnum+isopor.

para nepenthes aconselhamos fazer a borrifação 2/3 vezes ao dia em toda a planta e 2/3 por semana no substrato. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Vini Lima
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 29 Jan 2017, 11:10
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Vini Lima »

Obrigado cara, eu coloquei uma mistura de casaca de pinus e turfa e uma camada de sphagnum em baixo, será que fica legal? Sobre a borrifação eu to dando de 2/3 vezes por dia mesmo


Avatar do usuário
joaovitor
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 61
Registrado em: 24 Jan 2017, 18:10
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por joaovitor »

Já experimentei vários tipos de substrato: pó de casca de côco, pó de xaxim, musgo shagnum e turfa. Importante é que eles retêm a umidade do solo, não possuem adubo, justamente do que as plantas carnívoras precisam.
- pó de casca de côco: uso puro em alguns vasos de Nepenthes e misturado com areia grossa em vasos e floreiras (Minibogs). Algumas pessoas dizem que compacta muito o solo e deve ser trocado de tempos em tempos. Mas eu uso sem problemas, acho que o mais importante é misturar bem o pó de casca de côco com areia grossa. Assim, ajuda na drenagem do solo e quando chove ou quando se rega por cima do vaso o substrato fica bem lavado, pois a água impura escorre bem. Faço essa lavagem despejando água por cima uma vez por semana.

- pó de xaxim: esse às vezes é mais difícil de encontrar nas floriculturas devido ao controle para não extinção do Xaxim na natureza. Mas ele é muito bom em minha opinião. Utilizo puro ou misturado com areia grossa em vasos e floreiras.

- musgo sphagnum: como mistura com os outros substratos ou puro nos vasos. Também utilizo o musgo como cobertura dos vasos de Nepenthes fazendo com que haja maior umidade ao redor da planta e solo.

- turfa: misturada com outros substratos. Percebi que usar a turfa pura resseca o solo se deixar o vaso da planta em lugar de bastante vento ou quando o ar está muito seco. Conclusão: evito usar turfa pura.

- vermiculita: esse é um poderoso retentor de umidade. Outra opção de mistura nos vasos. Eu uso eventualmente.

A proporção de areia grossa que utilizo para misturar aos substratos é de mais ou menos 30%.


obs alguns substratos contem tanino se quiser um destes pesquise pois tanino pode matar sua planta : joia :


https://cultivodasplantascarnivoras.blogspot.com.br/
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...coloquei uma mistura de casaca de pinus
evite na próxima, caso já tenha feito. este estraga rapidinho e perde-se todo o substrato. casca de pinus não é indicada.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Vini Lima
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 29 Jan 2017, 11:10
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Vini Lima »

Okay, obrigado pela recomendação, da próxima vez que eu trocar eu coloco outra mistura.

Eu queria saber se ela está bem, vou colocar o link da imagem.
Eu reguei, podei, burrifei e mudei de vaso, só que eu deixei aquele suporte com a maderinha.

Quero o melhor pra minha little victribell kkkkkk


[img][/img]


Avatar do usuário
R.Oz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 50
Registrado em: 21 Fev 2017, 09:43
Localização: Ilópolis, RS
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por R.Oz »

E aí Vini, blz?
Não consigo ver a imagem...

Vou acompanhar este post pois estou na mesma situação. hahahaha

Abraços


Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 290
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 49 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Na minha eu uso fibra de coco 60%, areia 20%, isopor 10% e musgo spagnum 10%, (essa porcentagem e aproximada) e a planta vai muito bem....


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Otávio010306
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 121
Registrado em: 27 Mai 2016, 12:13
Localização: Contagem/MG
Agradeceu: 44 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por Otávio010306 »

Para minha nep que vai chegar,pensei em um substrato de 30% de fibra e pó de coco,30% de turfa canadense,casca de arroz carbonizada e perlita,20% de cascalho de rio,10% de isopor e 10% de casca de pinus.


A cada dia a natureza me impressiona mais.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

o que acha de usar para a ping a turfa+areia+perlita?
para a nep a turfa+casca de arroz carbonizada+isopor?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem