Danos do frio em Nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Danos do frio em Nepenthes

Mensagem por rdrgobra »

Eu recebi pelos Correios duas Nepenthes na Segunda-feira e apressei-me em envasá-las com um substrato novinho em folha visando preservar a saúde das mesmas. No entanto, eis que me esqueci de algo comum nessa época do anoa; o frio.

A N. 'Viking' X hookeriana X mixta teve três de suas armadilhas secadas com a baixa temperatura, porém resistiu e não apresentou nenhum sintoma preocupante. Já com a N. x kuchingensis ocorreu isso:

Imagem

Esta foi a folha mais afetada, mas ela teve danos em outras duas de igual intensidade. Imediatamente eu perguntei a pessoa que havia me vendido ela se havia um modo de deter a destruição total da planta (outra noite de frio seria fatal a ela) e ele me recomendou que a cobrisse com um plástico transparente para isolá-la da baixa temperatura do dia/noite e o resultado foi esse:

Imagem

Agora só me resta esperar a mesma se recuperar o que deve ocorrer dentro de uma ou duas semanas, mas mesmo assim só irei abrir mão dessa proteção quando a temperatura voltar a subir o que só deve ocorrer na Primavera :roll: .

Obs.: Antes que eu me esqueça, a temperatura na madrugada de Terça-feira oscilou entre 10 e 7º C :shock2: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Penso que a temperatura colabora muito com esses danos, mas o principal é o vento frio.
Certa vez o Valdemar me disse que ensacava as plantas dele porque as nepenthes não suportam o vento frio.
As que tenho em Osasco eu não vi nos últimos dias, mas minha mãe me disse que estão bem e que a plantada no pé do dito coqueiro está feia.
Bom, as que estão bem ficam num local protegido do vento, mas a do coqueiro não.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
José Tito
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 306
Registrado em: 26 Abr 2016, 23:17
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 113 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por José Tito »

engraçado , a minha ficou exposta em até 13 graus (temperatura de madrugada nos meses mais frios) e n teve danos


eu preciso parar de ser trouxa
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

José Tito escreveu:... a minha ficou exposta em até 13 graus (temperatura de madrugada nos meses mais frios) e n teve danos
Cada espécie responde de um modo. Algumas espécies (ex:N.graciliflora) e alguns hibridos são mais resistentes ao clima do que seus parentais.


José Tito
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 306
Registrado em: 26 Abr 2016, 23:17
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 113 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por José Tito »

MarcielS escreveu:
José Tito escreveu:... a minha ficou exposta em até 13 graus (temperatura de madrugada nos meses mais frios) e n teve danos
Cada espécie responde de um modo. Algumas espécies (ex:N.graciliflora) e alguns hibridos são mais resistentes ao clima do que seus parentais.
é. Nisto você tem razão

Bom. De qualquer forma rdrgobra, sua nepenthes deve se recuperar : joia : , Boa sorte no seu cultivo de nepenthes ;)


eu preciso parar de ser trouxa
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Pois é amigos, o frio mogiano é de lascar. Vejam os danos provocados em minha N. x spaxima:

ImagemImagem

Devido a isso eu irei enviá-la para um amigo no RJ, pois ali ela não há de sofrer mais com as baixas temperaturas.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem