É papo de maluco?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 297
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 50 vezes
Agradecimentos: 78 vezes

É papo de maluco?

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Estive conversando com o Edson e cheguei em uma questão que ele indicou que eu postasse no fórum. Como eu comprei uma nepenthes Alata/Graciliflora recentemente estive pesquisando e surgiu algumas dúvidas e algumas ideias:

1 - Como as Neps gostam do substrato bem aerado e não reclama se ele for fértil, então porque não usar minhocas? :geek:
ps: pretendo usar sfagnum+areia+um pouco de isopor

2 - Alguns vasos plásticos vem sem furo no fundo, nesse caso seria uma má ideia usar cacos de lajota/tijolo baiano no fundo? Acho que seria uma boa já que absorvem a água serviria para manter a umidade no substrato por mais tempo.
ps: e se fosse em outras plantas como dionaeas e droseras que ficariam sobre pratos/pires com água ou até mesmo em bogs?

O que chamamos de Lajota:
[img]https://www.ceramicauniao.net/web/fotos ... 5e5d4c.png[/img]
Esses são de cerâmica.

O que chamamos de Tijolo:
[img]https://2.bp.blogspot.com/-gs4KXKNyGoU/ ... %25291.png[/img]
Este nunca vi a não ser em casas antigas :p

Eu não estou afim de testar essas ideias na minha Nep, já que por enquanto é a unica que eu tenho e não gostaria de perde-la, gostaria de saber se alguém já tentou ou pensou em fazer isso, se fez qual foi o resultado?


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Minhocas e PCs não combinam, visto as primeiras transformarem a matéria orgânica morta em húmus e este componente ser altamente alcalino o que pode gerar problemas a médio/longo prazo.

Quanto ao uso de lajotas ou tijolos, o Ricardo (smart) fez uso do mesmo em alguns experimentos com Dionaea e Drosera e os resultados não foram muitos bons (pelo menos para as Dios), mas somente ele pode dizer com precisão se este "substrato" serve...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 297
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 50 vezes
Agradecimentos: 78 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Dessa sobre as minhocas não esperava. O smart usou misturado ao substrato, me refiro a coloca-las no fundo


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

este tijolo q tentei te explicar q esfarela antigo). qto ao outro não, este para uso nos fundos igual o uso de argila expandida, vejo sem problemas. mas para uso junto ao substrato é diferente, peço aguarde opinião de nosso colega Ricardo, como disse nosso amigo Rodrigo.

qto ao vaso sem furos, você tem a opção de fazer vários furos e deixá-lo comum ou um furo maior em medida para tipo um bog.

qto a minhocas, estas são de terra não de substrato, outra se deixar em alta umidade até mesmo em terra morrem.

*complementando, sempre aprendemos e várias opiniões ajudam mais. mas como te disse para experiência, somente qdo se tem muitas e não farão falta perdê-las. mas é muito importante sempre aprender mais e dividir/expandir as ideias : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

bem la no meu post sobre fibra de coco eu iniciei com 2 testes e 1 deles consistia em 95% caco de tijolo (esse com furinhos) +- 5% musgo, teoricamente ficaria um substrato inerte com uma ótima aeração e uma retenção boa de umidade. porem tanto tanto a dionaea quanto a Dronsera intermedia não aprovaram, Dionaea definhou a ponto de quase morrer quanto transplantei, as Dronseras ainda estão la porem minusculas e da para ver que não aprovaram. usei em outros casos no lugar da areia ou seja misturas tipo 60%musgo 40 caco de tijolo, nesses casos todas não definharam porem receio não ser excelente para elas, pois as mudas que estão com 100% fibra de coco estão com melhor aparência, e suspeito que seria esse detalhe, nenhuma muda minha floresceu nessa primavera (dionaeas) e poucas folhas adquiriram coloração avermelhada não chegando a aquele vermelho sonhado... ja estou com 2 jardineiras compradas e a fibra de coco em fase de remoção do tanino, semana que vem irei transplantar todas as dionaeas do musgo para a fibra e separar a caqueira de tijolo, posso ate plantar uma ou 2 em musgo puro ou com areia para comparações tb. mais não aprovei a caqueira a não ser no fundo do vaso para melhor penetração da agua.

apesar de ser solo inerte, devemos lembrar que 1 e Pedra e o outro e argila, e tem propriedades diferentes talvez isso mude muita coisa, me indicara testar em pinguiculas que gostam de solos mais nesse sentido, quem sabe daqui a alguns dias...

algumas imagens la do post da esperiencia


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 297
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 50 vezes
Agradecimentos: 78 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Certo, eu já tinha visto e sabia que misturado ao substrato não era uma boa, então pelo que eu entendi eu posso utilizar no FUNDO do vaso da nep, agora para fechar as perguntas, tem algum problema eu deixar sem furo em baixo do vaso e colocar os cacos lá?


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

então você irá fazer um furo maior na lateral e fazer um bog? caso contrário se vier a tomar chuva e para saber o volume de água abaixo, será problema. analise este importante detalhe.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 297
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 50 vezes
Agradecimentos: 78 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Eu estava pensando em deixa os cacos no fundo só para absorção de excesso de água já que as neps não gostam de tanta água quanto as droceraceas, e pretendo deixar a minha nepenthes em área coberta, logo não pretendia fazer um furo na lateral, mas mudei de ideai e pretendo fazer um furo


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Avatar do usuário
Hercilio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 16 Mai 2015, 13:01
Localização: Curitiba, Paraná
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

Mensagem por Hercilio »

Senhor Bellsprout escreveu:
...e não reclama se ele for fértil, então porque não usar minhocas? :geek:
Alguém pode me esclarecer essa parte pq até onde eu lembre, ainda q esteja a um bom tempo longe de assuntos relacionados a plantas carnívoras mas, elas não se dão bem com solos férteis e nesse caso com minhocas logo apareceriam húmus q serve de adubo... :roll:


Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 297
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 50 vezes
Agradecimentos: 78 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Eu li aqui sobre fertilização:
nepenthes-graciliflora-t5995.html
Já que pode ser feito pensei que as minhocas seria uma boa, e também li sobre as minhocas aqui:
post83770.html?hilit=Substrato%20Minhoc ... cas#p83770
Mas TUDO já me foi esclarecido em relação as minhas dúvidas \ideias

No final não foi papo de maluco.


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem