Oniscidea - uma peste que danificam as raízes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Oniscidea - uma peste que danificam as raízes

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Olá pessoal, venho tendo problemas com as minhas nepenthes, perdi várias plantas que estavam bonitas por mais de 1 ano, e de-repente, morrem, murcham, apodrecem.

Em fim, com o tempo reparei que haviam estes insetos, parecidos com aqueles tatus-bolas de jardim, porém, menores e não se curvam formando uma bola.
Eles fogem para locais com alta umidade, se escondem dentro do substrato dos vasos, vivem dentre as raízes das nepenthes, vão comendo as raízes e quando se vê, a planta morre.
Quando replantei as plantas infectadas, tive que lavar com muita atenção as raízes, pois eles se escondem em qualquer entranha, se um vaso está infectado, e deixar outro no mesmo ambiente, eles passam pelo solo, entram no outro vaso pelos furos inferiores do vaso.
Plantas penduradas não correm este risco. Reparei que o sphagnum vivo, morre com a presença deles, resumindo eles ferram tudo.

Deixo aqui, este depoimento, que talvez esclareça para outros que vem tido o mesmo problema. Não pude tirar fotos ainda, mas tenho quase certeza que é Porcellionides pruinosus o nome da espécie, que está entre as 4 Oniscidea que prejudicam plantas, vejam o mapa de onde a espécie se encontra:Imagem, aqui no Sul do Paraná (onde moro) está marcado no mapa. Mas já recebi de outro cultivador plantas com esta praga, sem dar importância, não me preocupei.

Tomem cuidado se forem enviar, ou se forem receber plantas novas no cultivo de vocês, para que não tenham esta praga inclusa no vaso/planta.
É a pior que já apareceu, em seguida dos Thrips.

Fica a dica.
Bom cultivo : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Caramba, Felipe!!
Lendo me lembrei q tive problema parecido com uma de minhas neps e haviam tatuzinhos no substrato... o mistério é q o vaso ficava pendurado...toda planta q chega aqui tem seu substrato trocado... pode ser q eu não tivesse feito a limpeza/troca de substrato direito, deixando um "infiliz" passar, né?

Obrigada pelo alerta... vou ficar mais atenta ao introduzir novas plantas ao cultivo... e espero q você consiga contornar/erradicar esse problema por aí!!! : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Já encontrei essa praga em uma planta. Acho que ela morreu.
Vou olhar todas, ver se ainda tem algum por aqui. : joia :


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Felipe_Steinthaler escreveu:... tenho quase certeza que é Porcellionides pruinosus o nome da espécie, que está entre as 4 Oniscidea que prejudicam plantas, vejam o mapa de onde a espécie se encontra:[thumbnail]https://www.discoverlife.org/nh/maps/Cr ... inosus.jpg[/thumbnail], aqui no Sul do Paraná (onde moro) está marcado no mapa. Mas já recebi de outro cultivador plantas com esta praga, sem dar importância, não me preocupei.
Oi Felipe. Valeu pelo alerta. : joia :

É por isso que recomenda-se trocar o substrato a cada dois ou tres anos.

Abç


Pride
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 113
Registrado em: 17 Set 2014, 19:36
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 33 vezes

Mensagem por Pride »

Obrigado pela dica Felipe! Vou até dá uma supervisionada nas minhas pcs.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Essa praga foi o que vitimou minha jovem N. x arakawae "Red", a mesma acabou com a raiz da planta levando-a a morte em questão de dias. Por sorte só infectou um vaso e como me livrei dele estou a salvo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Darlan09
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 232
Registrado em: 30 Jun 2014, 17:14
Localização: Cruz Alta, Rio Grande do Sul
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por Darlan09 »

Ótimo alerta esse, aqui tive problema mas foi com umas larvas que se alocaram perfurando um pouco acima da raiz....


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Sucesso no cultivo pessoal, como as Nepenthes não são nativas dos habitats e climas do Brasil, se tornam mais frágeis e todo cuidado é pouco :roll: : joia :
Darlan09 escreveu:Ótimo alerta esse, aqui tive problema mas foi com umas larvas que se alocaram perfurando um pouco acima da raiz....
Nas épocas de calor, aqui no Sul do País os fungus gnat que fazem a festa nas raízes das plantas. reparei que danificam mais as Sarracenias por aqui. :roll:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

to com essa praga. perdim um montão de plantas aqui. pensei ter resolvido o problema e hoje vi pinguiculas soltas acima do substrato e esta praga andando no substrato.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson Poscai escreveu: 16 Dez 2018, 19:38 to com essa praga. perdim um montão de plantas aqui. pensei ter resolvido o problema e hoje vi pinguiculas soltas acima do substrato e esta praga andando no substrato.

Edson,

Tenta o Dimy Pel, encharca o substrado das plantas com ele e pulveriza nas plantas, menos droseras e pinguiculas.
Esse bacilo é usado em muita coisa.
https://www.agrolink.com.br/agrolinkfit ... _3040.html

Abraço e boa sorte,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem