Sera que minha nepenthes sobrevive?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Vitor Matheus
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 172
Registrado em: 28 Mar 2015, 18:53
Localização: Pelotas/RS
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Sera que minha nepenthes sobrevive?

Mensagem por Vitor Matheus »

galera comprei duas Mudas de nepenthes do Marcos Ono uma Ventricosa mini e uma belli mas a n belli nao esta bonita percebi que o galho dela estava toda marrom quase preto e solto no substrato enquanto a da ventricosa mini estava toda verde eu nao sei se fiz o certo mas passei para um vaso com musgo puro olhem ai galera ela ta viva ainda? Este vaso nao tem furos eu faço?Imagem


https://www.facebook.com/carnivorasbr/
Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Mensagem por Yuri_Gpi »

Bom pra um melhor diagnóstico seria necessário fotos melhores, mostrando o caule, e planta de uma melhor forma. Mas o caule pode ter apenas lignificado, que é um processo em que o caule da planta passa a ser lenhoso para uma melhor sustentação.

Sim ela está viva, e faça furos, nepenthes não gosta de água acumulada, então não mantenha pratinho e nem água no fundo


Abraços, Yuri F. Ávila
Avatar do usuário
Vitor Matheus
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 172
Registrado em: 28 Mar 2015, 18:53
Localização: Pelotas/RS
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Vitor Matheus »

yuri então eu devo fazer os furos no fundo do vaso? pois não tem já vou postar mais fotos mas o tronco dela esta toda marrom é normal? esta certo o substrato puro de sphagnum? pois o Marcos me enviu essa beli no sphagno e a Ventricosa Mini na terra eu passo a ventricosa para o sphagnum com a terra que já veio junto? pois não queria tirar do substrato e deixar a raiz dela para não danificar


https://www.facebook.com/carnivorasbr/
Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Mensagem por Yuri_Gpi »

Sim, como disse acima. E conforme lhe falei, o caule pode estar lignificado. Pra saber ao certo é preciso de fotos. Pode ser sphagnum puro. Muito improvável que Ventricosa foi enviada em terra, não faz o feitio do Marcos, pode ter sido envida em turfa ou pó de coco. NUNCA plante uma carnívora na terra. Se quiser pode plantar conforme veio


Abraços, Yuri F. Ávila
Avatar do usuário
Vitor Matheus
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 172
Registrado em: 28 Mar 2015, 18:53
Localização: Pelotas/RS
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Vitor Matheus »

parece mais com pó de coco pois o substrato é bem preto talvez seja isso so falei que era terra pq botei uma do lado da outro e um era sphagnum (belli) e um barro preto (ventricosa mini) o substrato preto seja mais provável pó de coco desidratado mesmo mas as características de uma nepenthes morrendo as folhas não ficam verdes certo? já vou postar as fotos é que tou no pc no cell fica mais fácil mas logo já posto, eu plantei no sphagnum pq mt gente daqui diz que o sphagnum pode ser substituído pelo pó de coco e chips mas como tenho sphagnum aqui acho que não seria necessário certo?


https://www.facebook.com/carnivorasbr/
Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Mensagem por Yuri_Gpi »

Depende, uma belli que tive morreu. O caule dela copmeçou a apodrecer, e foi apodrecendo folha por folha até que a planta toda morreu.

Sim, como você mesmo citou, PODE ser substituído, mas não se faz necessário


Abraços, Yuri F. Ávila
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem