Problema com N.rafflesiana var. alata

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Problema com N.rafflesiana var. alata

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Em abril eu recebi uma N. rafflesiana 'winged' var. alata, quando chegou foi transplantada e chegou a dar novas folhas.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... w=no_count[/thumbnail]

Só que na semana passada em 3 dias ela ficou assim.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... w=no_count[/thumbnail]
Essa foto foi tirada na segunda passada, sendo que eu coloquei ela em um saco fiz uns furos e foi para dentro da estufa.
Ontem eu tirei as folhas que estavam piores e deixei apenas com 4 e estou torcendo para que ela aguente.

Para finalizar o substrato não estava apenas úmido, sendo que eu burrificava água duas vezes ao dia.

Não sei o que foi, possivelmente a temperatura que deu umas baixadas rápidas no meio da semana passada.

Bom, é isso aí.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo, antes de podermos dar um diagnóstico preciso do que se passa com sua Neps, você poderia tirar uma foto dela sem este plástico em torno da mesma?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Seedlings sao mais senciveis a queda de temperatura,ela estava ao relento ou desprotegida antes disso?Ou pode ser algo nas raizes,apodrecimento ou algum agente invasor,estas manchas nas folhas estao estranhas...o caule esta lenhoso(mais que o normal prum seedling rs)?


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Paulo escreveu:Não sei o que foi, possivelmente a temperatura que deu umas baixadas rápidas no meio da semana passada.
Provavelmente tenha sido isso mesmo Paulo, esta espécie não tolera frio, uma pena :roll:
Apesar de tudo a minha N. rafflesiana var. nivea do Ono já deve estar meio adaptada por aqui, pois ta lá recebendo friagem e dando jarro :afraid: .

uma pena amigo, talvez cultivar hibridos de rafflesiana ou espécies que aguentem mais o frio seja uma melhor opção.

Neste caso o saco fechado com umidade privilegiaria os fungos a se desenvolverem.

Um abraço.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Se não aparecer um broto basal essa já era.
Com toda certeza pode ter sido a variação de temperatura, já que elas ficam na janela e sempre fica uma fresta para ventilar a casa, mas aqui no inverno parece que vivemos num túnel de vento.

O impressionante é que começou a escurecer do centro para as extremidades, uma pena. Ela estava muito bonita.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Uma pena mesmo Paulo, o inverno castiga as plantas que não gostam de frio, é uma pena isso.
Provavelmente ela ficou fraca e os fungos e bactérias logo se aproveitaram da ocasião :roll:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Felipe_Steinthaler escreveu:Uma pena mesmo Paulo, o inverno castiga as plantas que não gostam de frio, é uma pena isso.
Provavelmente ela ficou fraca e os fungos e bactérias logo se aproveitaram da ocasião :roll:
Felipe,

Infelizmente você tem toda razão, o que restou da planta está cheia de fungos.
Mesmo com ela dentro de um saco plástico a retirei da estufa para que não contaminasse as outras.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo,

Acho que essa seedling ficou debilitada no transporte (envio), pois aqui ela desenvolveu normalmente e ficava em um bandeja de mudas junto das Nepenthes adultas.

Quando estão fracas ficam sujeitas ao ataque das pragas e doenças, tipo uma baixa na imunidade.

Mas acredito que foi um 'azar', um fato não corriqueiro. Já enviei seedlings bem mais novos que esse e não tiveram problemas.

E suas outras seedlings de Neps, já se ambientaram?

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

MarcielS escreveu:Paulo,

E suas outras seedlings de Neps, já se ambientaram?

Abç
Marciel,

As outras duas estão de vento em popa, a smilesII que deu uma rateada no inicio se recuperou.

Essa rafflesiana é que não entendo, chegou aqui e nasceram algumas folhas e de um dia para o outro acontece isso. Com certeza o Felipe deve ter razão, foi mudança brusca de temperatura.


Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem