Problema com N.rafflesiana var. alata
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Problema com N.rafflesiana var. alata
Pessoal,
Em abril eu recebi uma N. rafflesiana 'winged' var. alata, quando chegou foi transplantada e chegou a dar novas folhas.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... w=no_count[/thumbnail]
Só que na semana passada em 3 dias ela ficou assim.
Essa foto foi tirada na segunda passada, sendo que eu coloquei ela em um saco fiz uns furos e foi para dentro da estufa.
Ontem eu tirei as folhas que estavam piores e deixei apenas com 4 e estou torcendo para que ela aguente.
Para finalizar o substrato não estava apenas úmido, sendo que eu burrificava água duas vezes ao dia.
Não sei o que foi, possivelmente a temperatura que deu umas baixadas rápidas no meio da semana passada.
Bom, é isso aí.
Paulo
Em abril eu recebi uma N. rafflesiana 'winged' var. alata, quando chegou foi transplantada e chegou a dar novas folhas.
Só que na semana passada em 3 dias ela ficou assim.
Essa foto foi tirada na segunda passada, sendo que eu coloquei ela em um saco fiz uns furos e foi para dentro da estufa.
Ontem eu tirei as folhas que estavam piores e deixei apenas com 4 e estou torcendo para que ela aguente.
Para finalizar o substrato não estava apenas úmido, sendo que eu burrificava água duas vezes ao dia.
Não sei o que foi, possivelmente a temperatura que deu umas baixadas rápidas no meio da semana passada.
Bom, é isso aí.
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Paulo, antes de podermos dar um diagnóstico preciso do que se passa com sua Neps, você poderia tirar uma foto dela sem este plástico em torno da mesma?
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradecimentos: 18 vezes
- Contato:
Seedlings sao mais senciveis a queda de temperatura,ela estava ao relento ou desprotegida antes disso?Ou pode ser algo nas raizes,apodrecimento ou algum agente invasor,estas manchas nas folhas estao estranhas...o caule esta lenhoso(mais que o normal prum seedling rs)?
Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo
[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
- Felipe_Steinthaler
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 63 vezes
- Agradecimentos: 76 vezes
- Contato:
Provavelmente tenha sido isso mesmo Paulo, esta espécie não tolera frio, uma penaPaulo escreveu:Não sei o que foi, possivelmente a temperatura que deu umas baixadas rápidas no meio da semana passada.

Apesar de tudo a minha N. rafflesiana var. nivea do Ono já deve estar meio adaptada por aqui, pois ta lá recebendo friagem e dando jarro

uma pena amigo, talvez cultivar hibridos de rafflesiana ou espécies que aguentem mais o frio seja uma melhor opção.
Neste caso o saco fechado com umidade privilegiaria os fungos a se desenvolverem.
Um abraço.
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]
Let's Grow
Let's Grow
- Paulo
- Membro ativo (5)
Pessoal,
Se não aparecer um broto basal essa já era.
Com toda certeza pode ter sido a variação de temperatura, já que elas ficam na janela e sempre fica uma fresta para ventilar a casa, mas aqui no inverno parece que vivemos num túnel de vento.
O impressionante é que começou a escurecer do centro para as extremidades, uma pena. Ela estava muito bonita.
Abraços,
Paulo
Se não aparecer um broto basal essa já era.
Com toda certeza pode ter sido a variação de temperatura, já que elas ficam na janela e sempre fica uma fresta para ventilar a casa, mas aqui no inverno parece que vivemos num túnel de vento.
O impressionante é que começou a escurecer do centro para as extremidades, uma pena. Ela estava muito bonita.
Abraços,
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- Felipe_Steinthaler
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 63 vezes
- Agradecimentos: 76 vezes
- Contato:
Uma pena mesmo Paulo, o inverno castiga as plantas que não gostam de frio, é uma pena isso.
Provavelmente ela ficou fraca e os fungos e bactérias logo se aproveitaram da ocasião
Provavelmente ela ficou fraca e os fungos e bactérias logo se aproveitaram da ocasião

[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]
Let's Grow
Let's Grow
- Paulo
- Membro ativo (5)
Felipe,Felipe_Steinthaler escreveu:Uma pena mesmo Paulo, o inverno castiga as plantas que não gostam de frio, é uma pena isso.
Infelizmente você tem toda razão, o que restou da planta está cheia de fungos.
Mesmo com ela dentro de um saco plástico a retirei da estufa para que não contaminasse as outras.
Abraço,
Paulo
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Paulo,
Acho que essa seedling ficou debilitada no transporte (envio), pois aqui ela desenvolveu normalmente e ficava em um bandeja de mudas junto das Nepenthes adultas.
Quando estão fracas ficam sujeitas ao ataque das pragas e doenças, tipo uma baixa na imunidade.
Mas acredito que foi um 'azar', um fato não corriqueiro. Já enviei seedlings bem mais novos que esse e não tiveram problemas.
E suas outras seedlings de Neps, já se ambientaram?
Abç
Acho que essa seedling ficou debilitada no transporte (envio), pois aqui ela desenvolveu normalmente e ficava em um bandeja de mudas junto das Nepenthes adultas.
Quando estão fracas ficam sujeitas ao ataque das pragas e doenças, tipo uma baixa na imunidade.
Mas acredito que foi um 'azar', um fato não corriqueiro. Já enviei seedlings bem mais novos que esse e não tiveram problemas.
Abç
- Paulo
- Membro ativo (5)
Marciel,MarcielS escreveu:Paulo,
Abç
As outras duas estão de vento em popa, a smilesII que deu uma rateada no inicio se recuperou.
Essa rafflesiana é que não entendo, chegou aqui e nasceram algumas folhas e de um dia para o outro acontece isso. Com certeza o Felipe deve ter razão, foi mudança brusca de temperatura.
Abraço,
Paulo
-