Ajuda com a Nepenthes!

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
BarbaraFiedler
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 17 Jul 2012, 19:17
Localização: Curitiba

Ajuda com a Nepenthes!

Mensagem por BarbaraFiedler »

Olá pessoal! Acho que estou postando minhas dúvidas no lugar certo, caso não esteja me ajudem! :)

Então, estou preocupada com a minha nepenthes... o substrato está meio "seco" e os todos os ascídios secaram. Os que estão começando a nascer parecem meio secos. Não sei como devo proceder, alguém pode me indicar o que devo mudar?

O local que ele fica é como se fosse um jardim de inverno, recebe luz indireta (sem muito sol) e tento manter o substrato úmido, mas sem exagerar.

Aqui estão as fotos:

Imagem
Imagem
A foto não está com muita qualidade, mas é só para acompanhamento do substrato da Nepenthes.

Imagem
Imagem
Imagem


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A planta aparenta estar OK, apenas se adaptando ao ambiente. Se a parte debaixo estiver ficando marrom, e sinal que o caule está se tornando lenhoso para suportar o peso da planta, sinal de que ela está crescendo.

Em alguns casos, enquanto se acostumam com a nova "morada", as Nepenthes podem demorar meses para produzir novos ascídios.

Obs.: Refresque a minha memória Bárbara; você trocou o substrato de sua Neps?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Olá Barbara.

Concordo com o Rodrigo. Pela coloração saudável das folhas, sua planta deve estar se adaptando ao novo ambiente.

As gavinhas marrons são normais. Se as condições de umidade e luz estiverem boas, logo as gavinhas começam a inchar e formar os ascídeos.

Só está estranho essa folha nova 'queimada' antes de se formar. :?
Se possível coloque mais fotos do desenvolvimento dessa folha nova, para que possamos analisar melhor as possíveis causas.

Abç


BarbaraFiedler
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 17 Jul 2012, 19:17
Localização: Curitiba

Mensagem por BarbaraFiedler »

rdrgobra escreveu:
A planta aparenta estar OK, apenas se adaptando ao ambiente. Se a parte debaixo estiver ficando marrom, e sinal que o caule está se tornando lenhoso para suportar o peso da planta, sinal de que ela está crescendo.

Em alguns casos, enquanto se acostumam com a nova "morada", as Nepenthes podem demorar meses para produzir novos ascídios.

Obs.: Refresque a minha memória Bárbara; você trocou o substrato de sua Neps?

Abs,

Rodrigo F. Costa
Olá Rodrigo! Desculpe a demora, minha planta está aparentemente saudável. Novas folhas estão crescendo, mas os jarros não se formam :(

Quando ao substrato, eu ainda não o troquei desde que ela chegou aqui em casa... Na verdade nem sei como trocar, se você puder me auxiliar :)

Abs!


Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

a umidade geral do ambiente não esta baixa? a minha fica com essas gavinhas secas quando fica muito seco o ar. acho que mais regas e algumas borrifadas de água ajudariam sua nepenthes.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá Bárbara, desculpe a demora em lhe responder sua dúvida, mas estava ocupado com outros afazeres. Vamos direto ao ponto; dê uma olhada no tópico
"Deixando sua Nepenthes mais bonita - TUTORIAL", pois acredito que ele possa lhe ser útil.

Obs.: Ferva o musgo sphagnum, que você usará neste replante, por no mínimo 15 minutos para eliminar possíveis agentes patogênicos (fungos, fito-vírus, ervas daninhas, ovos de insetos etc) e depois lave-o diversas vezes, até que o mesmo esteja completamente limpo.

A areia (usada para deixar o substrato mais aerado) também deve ser esterilizada. No tópico "Higienizando areia de construção" você encontrará um passo-a-passo de como proceder a correta limpeza deste material.

O substrato final deve conter 70% de musgo e 30% de areia.

Até a próxima e boa sorte no replante de sua PC.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Olá Barbara, se conseguir deixar a planta em local que fique sempre umido, ao menos o solo ela vai gostar mais, o substrato sempre umido, quando reparar que está querendo secar por cima pode molhar bem e deixar que a água escorra pelos furos do vaso.
Esta espécie voce pode larga-la no sol direto pelo menos por toda a manhã que ela vai adorar e produzir mais jarros. A solução foi esta por aqui. Sol direto para ela.

Sucesso : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem