N.alata - Saúde da planta [morta?]

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

N.alata - Saúde da planta [morta?]

Mensagem por b.alecio »

Iai galera.
Por favor, me ajudem.

Tenho uma neps e quando adquiri minha planta, duvidei do estado de saúde dela... Os jarros estavam marrons e ressecados.
Ao questionar a vendedora, ela me disse que a planta trocaria os jarros.

Até ai tudo bem...

hoje, enquanto borrifava minha neps com agua, notei uma estranha coloração no 'caule'.

[img]http://img338.imageshack.us/img338/5338 ... 232222.jpg[/img]

PArece que o caule está ressecado, 'escuro' e vem de baixo pra cima... as folhas e os jarros que ainda estao nela parecem saudaveis... me estranhou este marrom...

Alguem sabe me dizer se é algo grave?

Posso considerar que minha neps esta morrendo?


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

É normal o caule da nepenthes ficar assim, essa parte amarronzada eram outras folhas da roseta que acabaram secando e ficando assim.
Externamente ele tem essa aparência, fique tranquilo. Está tudo bem!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

É isso ai Bruno, é bem o que o Fernando escreveu, é normal quando as folhas secam, o caule escurecer, interessante como sobraram 2 folhas menores embaixo ainda verdes uahsuahs. No interior o caule continua vivo mandando energia para os brotos e folhas.
: joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Eu acho que as folhas verdes em baixo é um broto basal.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Como a galera ja disse eh normal,vejo pela foto 2 galhos e um broto bazal...


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

Gente, agradeço a colaboração.

Sinceramente eu não sei o que é broto basal...
Também notei que surgiu um pouco de 'confusao' ai... uns dizendo q é broto basal, outros dizendo q é um pedaço do caule... entao resolvi tairar outras fotos de outros angulos.

Notem que o caule da planta está completamente marrom. Desde sua base. Parece que ele ja vem da raiz 'apodrecido'. (nao sei se estou falando besteira)

[img]http://img444.imageshack.us/img444/1071 ... 104155.jpg[/img]

Próximo a este caule escuro, tem um outro pedacinho pequeno com duas folhinhas.

[img]http://img18.imageshack.us/img18/5170/p ... 005429.jpg[/img]

Fiz uma "marcação" para facilitar: O amarelo é o caule que está com a cor escura, aparentemente seco ou podre, sei la.
E o quadro vermelho, é este outro brotinho que não sei o que é...

[img]http://img685.imageshack.us/img685/690/ ... 005358.jpg[/img]

[img]http://img703.imageshack.us/img703/3671 ... 005443.jpg[/img]

Iai... o que acham?


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Acertei rs
Na terceira foto,temos no quadrado vermelho uma divisao do caule em dois galhos,em amarelo aparece o broto basal,
que eh uma brotaçao da planta,chamada de basal pois aparece na base dela...

A planta esta bem saudavel,eh comum o começo do caule estar desta cor, amarronzado,pois são as folhas mais velhas da planta,que secaram
por dentro o caule continua como deve : joia :


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

arquimedes escreveu:
Acertei rs
Na terceira foto,temos no quadrado vermelho uma divisao do caule em dois galhos,em amarelo aparece o broto basal,
que eh uma brotaçao da planta,chamada de basal pois aparece na base dela...

A planta esta bem saudavel,eh comum o começo do caule estar desta cor, amarronzado,pois são as folhas mais velhas da planta,que secaram
por dentro o caule continua como deve
Obrigado pela informação.
Fico mais tranquilo... Esta noite até sonhei que ao acordar minha neps estava caida, morta :cry:

Mas ainda bem q ela está saudavel.

Me esclareça umas duvidas sobre este broto basal.
Ele é um novo broto de uma nova planta? A partir dele, nascerá mais folhas e posteriormente mais ascídios?
A ponta dele está marrom. parece que foi cortado. é normal?


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

Olá Bruno,o broto basal,é como se fosse um galho da sua nepenthes,não uma nova planta,sim ele ira crescer e colocar novos acideos,se você quiser,no futuro,podera cortalo e fazer uma estaquia,e se tudo der serto,você tera uma nova planta nova em folha!

eu tava olhando as fotos agora,e me parece que o galho com o quadrado amarelo,morreu e o ex-dono cortou,é o que me parece!


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

O gênero Nepenthes é monopodial, cresce de um unico ponto apical.

A 'lignificação', a parte mais antiga da planta (caule) começa a ficar amarronzada e dura, ocorre para a proteção contra fungos e principalmente para sustentação da mesma, pois esta começa a crescer e ficar pesada.

Broto basal não é uma nova planta. É uma nova frente de crescimento da mesma.

O 'broto basal' que tinha aí devia estar grande por que já foi retirado, reparem que tem um corte na ponta do caule do broto, provavelmente com o fim de propagação da planta (estaquia).

Você tem aí uma planta matriz. 8-)
E ela está muito bem.

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem