Uma pergunta difícil de responder

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Uma pergunta difícil de responder

Mensagem por rdrgobra »

Estou abrindo este tópico, pois tenho notado que alguns foristas (entre eles eu) tem uma dúvida a respeito do cultivo de Nepenthes; o uso de um pratinho com água embaixo do vaso. Eu sei que as Neps não toleram solos encharcados, visto que suas raízes podem apodrecer facilmente, porém regar a planta em intervalos regulares pode ser um trabalho árduo para quem não dispõe de um horário de trabalho/estudo mais flexível.

Meus conhecimentos no cultivo desta espécie são apenas teóricos, ou seja, baseados em posts e artigos que li aqui e em outros lugares da web. Sendo assim nada mais justo do que pedir auxilio dos "nepentheiros" de plantão para tentar sanar está dúvida que, acredito não ser só minha, mas de muitos outros foristas.

Diante de tudo isso que foi dito fica aqui a pergunta; Afinal de contas deve-se ou não usar um pratinho com água embaixo do vaso das Nepenthes?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

rdrgobra escreveu: ...Afinal de contas deve-se ou não usar um pratinho com água embaixo do vaso das Nepenthes?
Tema complicado este Rodrigo...

No mundo todo, os cultivadores de nepenthes seguem o método do vaso sem o prato, para nunca deixar o substrato encharcado.

É fato que as raízes de neps são um tanto quanto delicadas, mas devemos observar que algumas espécies não epífitas, principalmente algumas lowlander, crescem em várzea. Cada nepenthes (espécie ou hibrido, low ou high) tem suas caracteristicas e necessidades específicas, quanto a temperatura ambiente, umidade e composição do substrato.

A grosso modo, cada nepenthes tem um jeito de ser cultivada e deve ser considerado o clima da região do cultivo (muito calor + agua, muito frio - agua).

A N.anamensis e as três hibridas que te enviei crescem muito bem no clima de SP. Se puder regar dia sim, dia não, já é suficiente para que cresçam bem. Com o passar dos dias você vai perceber se elas precisam de um numero maior de regas.


: joia :


OrquiStudio
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 208
Registrado em: 30 Out 2010, 15:11
Localização: SP

Mensagem por OrquiStudio »

A minha opiniao eh bem simple,pode deixa um prato de agua sim,mas com furos no lateral de vaso! : joia :


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

OrquiStudio escreveu:...pode deixa um prato de agua sim,mas com furos no lateral de vaso! : joia :
Bacana. É mais uma técnica de cultivo. Capilaridade (prato em baixo) + aeração do substrato (furos laterais no vaso).
Lembrando que suas plantas são cultivadas em viveiros/estufas profissionais e monitoradas em tempo integral. Tudo isso somado ao 'feeling' que tem, pois é orquidófilo/produtor, fica mais fácil de identificar algum problema.

Acho que o uso do prato com água sob o vaso não deve ser considerado como procedimento e muito menos indicado para iniciantes no cultivo de nepenthes.

Quando digo ser um 'tema complicado', quero dizer que diversos fatores levam a resposta correta e que nem sempre é a mesma resposta.
:ugeek:


OrquiStudio
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 208
Registrado em: 30 Out 2010, 15:11
Localização: SP

Mensagem por OrquiStudio »

MarcielS escreveu:
OrquiStudio escreveu:...pode deixa um prato de agua sim,mas com furos no lateral de vaso! : joia :
Bacana. É mais uma técnica de cultivo. Capilaridade (prato em baixo) + aeração do substrato (furos laterais no vaso).
Lembrando que suas plantas são cultivadas em viveiros/estufas profissionais e monitoradas em tempo integral. Tudo isso somado ao 'feeling' que tem, pois é orquidófilo/produtor, fica mais fácil de identificar algum problema.

Acho que o uso do prato com água sob o vaso não deve ser considerado como procedimento e muito menos indicado para iniciantes no cultivo de nepenthes.

Quando digo ser um 'tema complicado', quero dizer que diversos fatores levam a resposta correta e que nem sempre é a mesma resposta.
:ugeek:

Isso mesmo,o modo de cultivo dependendo da condicao de cada um... : joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Marciel e Wesley - Muito obrigado pelas dicas, pelo que pude compreender das informações contidas em seus posts o uso do "pratinho com água embaixo do vaso" depende de vários fatores, entre eles o clima de minha região e a umidade relativa do ar. Nesse caso vou monitorar o substrato diariamante (como estou de férias será mais fácil esta tarefa) e se notar que o mesmo está secando rápido demais, faço uso do pratinho. Se tudo correr bem em breve exponho minhas conclusões sobre este assunto aqui.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Os colegas Marciel e Wesley já falaram basicamente o que eu ia falar. São fatores que determinam técnicas. Com uso do pratinho não seria diferente. Outra coisa a ser destacada é o tipo de substrato que você usa. Comprei aqui recentemente algumas neps. Como de costume, envolvi as raízes no musgo, pus cada uma em seu vaso (sem pratinho) e deixei à chuva. Logo após, vi que uma das plantas estava ficando com as primeiras folhas (mais velhas) amarelas. Logo percebi o que era: o bendito do vaso estava sem furos no fundo. Se não tivesse visto logo, perderia a planta. Por isso é melhor não arriscar, a não ser por algumas exceções. Pra uma Nepenthes, também considero a seguinte relação: quanto maior a necessidade/exposição de/à luz, menor o percentual de areia no substrato. Isso reduz o evaporamento precoce da umidade do solo.
Abs. : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Caio Vinicius escreveu:Os colegas Marciel e Wesley já falaram basicamente o que eu ia falar. Logo percebi o que era: o bendito do vaso estava sem furos no fundo. Se não tivesse visto logo, perderia a planta.
Abs.

Caio,


Quando me acidentei pedi para minha mulher comprar uns vasos para mim.
Eu tinha um aqui e pedi para ela levar como amostra, aí ela me trouxe 1 duzia de vasos sem furos. :oops:
Eu reclamei e ela me disse que só tinha sem furos na loja e que a vendedora disse que era melhor do que com furos. :evil:

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Paulo escreveu:[...] a vendedora disse que era melhor do que com furos. :evil:

Paulo
A questão é: melhor para quê? :? Isso é bastante relativo. Realmente, se for pra plantar cacto, tanto faz. Já uma utricularia semiaquática... Nem precisa comentar! :mrgreen:


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Eu tenho tanto medo de apodrecer as raízes das poucas nepenthes que tenho, que logo que eu compro vasos para elas, eu já faço mais furos e abro mais ainda os que já vem neles k


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem