Pessoal , acho que depende muito da espécie, por exemplo, rafflesiana não cresce de jeito nenhum no frio, ela trava e deforma, a bicalcarata dizem que morre a qualquer mudança brusca na temperatura, o inverno aqui do sul é fatal. aminha acentual koto em pleno começo de outono resolver fazer um frio pela manha, e esquentou a tarde, ela nao resistiu, morreu por completo. Tem a N. gracilis que resiste bem a temperaturas frias fora outras lowland que devem aguentar aguentar também.
Acredito que ate uns 10º não deve mata-las, mas se forem expostas a mudanças bruscas de temperaturas, podem ser danificadas, geadas principalmente. Aí não há nem highlander que resista
A solução é, ou estufas, mesmo que seja algo fechado, transparente para que o calor condense e o vento frio não entre.
Paulo, acho que a questão das estacas e plantas de calor crescerem em pleno clima frio seria pelo fato do almento da humidade, pois outro fator não sei se seria possivel. Aqui a minha N. alata esta crescendo e produzindo ascidios em pleno frio, vai intender isso?