Nepenthes: Qual espécie comprar?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Nepenthes: Qual espécie comprar?

Mensagem por rdrgobra »

Olá amigos do fórum, cá estou eu com mais uma dúvida cruel; quero iniciar o cultivo de Nepenthes e gostaria que opinassem sobre duas espécies que estou interessado em adquirir. Abaixo estão imagens das duas e suas características:

Foto 1 - Nepenthes naga

[img]http://www.tropicalplantbook.com/garden ... a--800.jpg[/img]

A planta da foto acima é encontrada nas florestas tropicais das montanhas de Barisan em Sumatra (indonésia) numa altitude que varia entre 1500 e 2000 m. Trata-se de uma espécie rara que só foi descoberta em 2007.

Foto 2 - Nepenthes mirabilis var. echinostoma

[img]http://coloradocarnivorousplantsociety. ... toma_8.jpg[/img]

Espécie nativa de do Sultanato de Brunei, sendo portanto uma PC de cima tropical/subtropical. E encontrada a uma altitude que varia de 0 a 1500 m.

Bom então é isso pessoal, se puderem me ajudar serei grato.

Abs,

Rodrigo F. Costa

Fontes:

Foto 1 - https://www.tropicalplantbook.com/garde ... s_naga.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

Foto 2 - https://coloradocarnivorousplantsociety ... adside.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Editado pela última vez por rdrgobra em 05 Jun 2012, 17:57, em um total de 1 vez.


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Acho que para iniciar o cultivo de nepenthes,indico as de facil adaptaçao e pouco exijentes,a mais comum para se iniciar o cultivo eh a N.alata,ou algum hibrido como N khasiana x ventricosa...e pode ir almentando gradualmente a dificuldade da especie

Na sua regiao(por sinal muito perto da minha cidade..) iram melhor as neps lowlanders e intermediarias que gostam de clima mais quente...mas com um pouco mais de dedicaçao,pode criar highlanders...(nepenthes ultra high,que estao na altitude de 2000m pra sima exijem mais esperincia no cultivo..)

As mirabIlis em geral sao de facil cultivo(esta variaçao nao eh exceçao),jah esta N.naga,por ser recem descoberta,sera muito dificil achala em qualquer forma,alem da dificuldade natural da especie e a escaces de informaçao de cultivo
Editado pela última vez por arquimedes em 05 Jun 2012, 17:21, em um total de 1 vez.


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
OrquiStudio
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 208
Registrado em: 30 Out 2010, 15:11
Localização: SP

Mensagem por OrquiStudio »

Pelos nomes acho sao as sementes que estao rolando no Brasil faz tempo,quero dizer sao sementes velhas..
no inicio de cultivo seria melhor iniciar pela muda menor,talvez uma hibrida etc.. : joia :


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Olá Rodrigo, se voce for tentar germinar sementes de nepenthes, precisa de calor e luz para elas. O mais ideal seria ultilizar estufa com iluminação artificial, se voce não puder dar as condiçoes necessarias para que germinem.

Quanto a espécie, a N. naga é (highlander) gosta de climas com mudanças bruscas de temperatura, de dia quente e umido e a noite bem frio e mais umido. Já a outra que é Lowlander, gosta de clima quente o tempo todo, muito calor e umidade constante de dia e a noite, não tolera temperaturas frias, pode não morrer, mas não irá se desenvolver adequadamente.

Qual a altitude e o clima/temperatura que ocorre na sua região?
Com estas informações podemos te informar melhor a especie de nepenthes mais apropriadas e faceis para voce começar a cultivar ai.

: joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

arquimedes escreveu:Acho que para iniciar o cultivo de nepenthes,indico as de facil adaptaçao e pouco exijentes,a mais comum para se iniciar o cultivo eh a N.alata,ou algum hibrido como N khasiana x ventricosa...e pode ir almentando gradualmente a dificuldade da especie
E aí arquimedes, tudo bem, minha dificuldade é justamente achar sementes das espécies que citou. Pesquisei na Net e como não achei resolvi procurar por outras sementes de Neps. Foi quando estas (N. naga e N. mirabilis var. echistoma) do meu tópico, chamaram-me a atenção.
OrquiStudio escreveu:Pelos nomes acho sao as sementes que estao rolando no Brasil faz tempo,quero dizer sao sementes velhas..
no inicio de cultivo seria melhor iniciar pela muda menor,talvez uma hibrida etc..
Fala Wesley, confesso que seu alerta sobre a viabilidade das sementes foi dado em boa hora. Como sementes de Neps tem vida curta creio que poderia me dar mal, obrigado pela dica. Quanto ao cultivo de híbridos, a N. Lady Pauline, seria uma boa opção para o clima de Mogi das Cruzes?
Felipe_Steinthaler escreveu:Qual a altitude e o clima/temperatura que ocorre na sua região?
Com estas informações podemos te informar melhor a especie de nepenthes mais apropriadas e faceis para voce começar a cultivar ai.
Salve Felipe, tudo Ok, abaixo segue o clima de Mogi:

Verão - min 27º C/max 34º C

Inverno - min 14º C/max 24º C

Ocasionalmente, a temperatura no inverno chega a 10º C e ocorrem algumas geadas, porém não é todo ano. Moro a 15 anos em Mogi das Cruzes e presenciei 3 geadas, 1 delas no bairro onde moro. Detalhe aqui não é considerado zona rural, mas há reminiscências da Mata Atlântica, o que pode explicar o clima. A temperatura hoje ficou em min 17º C e max 20º C.

Abs,

Rodrigo F. Costa
Editado pela última vez por rdrgobra em 06 Jun 2012, 01:50, em um total de 1 vez.


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Entendo Rodrigo,mas porque nao começar com uma muda ja adulta?
Pois gerar neps por sementes eh demorado,ira demorar por volta de 3/4 anos para ver caracteristicas da especie...
Respondendo sobre a lady pauline,eh um hibrido de N.talagenses(high)x maxima(low),eh um hibrido de altitudes intermediaris,sendo o clima da sua regiao o mesmo daqui, poderá cultiva la,agora no outono/inverno sera a época que ela crescera melhor,e o verão a que ficara mais lenta..
: joia :


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Arquimedes eu queria tentar pegar os macetes do cultivo desta espécie, mas se a planta demora tanto para se desenvolver acho que vou fazer como você disse e adquirir uma planta adulta. Em todo caso valeu pela dica.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

rdrgobra escreveu: a N. Lady Pauline, seria uma boa opção para o clima de Mogi das Cruzes?
Perfeita escolha, é uma bela planta, a minha faz um tempinho que não produz ascidios, porém com o frio que está aqui, ela está lançando folhas enormes e tem uns 3 brotos na planta já (preciso replanta-la :oops: ). Provavelmente ela resistirá bem ao calor do verão por ai também.

No seu clima será mais ou menos como aqui, quando é inverno, as especies que gostam de mais calor ficarão meio feinhas e as que gostam, mais bonitas e no verão o inverso. A unica maneira de manter uma temperatura constante é tendo uma estufa controlada mesmo.

A Lady Pauline gosta de bastante umidade para se desenvolver, então se clima estiver seco ela não se desenvolverá tão bem.

Abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Lucas
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 04 Out 2012, 11:18
Localização: Contagem MG

Mensagem por Lucas »

Queria começar o cultivo de Nepenthes também, qual seria melhor para começar, de acordo com a minha região?
Lembrando que quero opiniões visando a facilidade do cultivo + clima. :)

Moro em Contagem - Minas Gerais.
Aqui é bem quente no verão e a temperatura atinge os 30ºC facilmente.

Abs.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Lucas escreveu:Queria começar o cultivo de Nepenthes também, qual seria melhor para começar, de acordo com a minha região?
Espécie de Nepenthes de fácil cultivo: N.alata
Hibrido de Nepenthes de fácil cultivo: N.x wrigleyana, N.alba x rafflesiana nivea, N.x mista


: joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem