Gênero Nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Gênero Nepenthes

Mensagem por Roberta Duval »

NEPENTHES (Nepenthaceae)

Nepenthes "Red Dragon"- foto: MarcielS
Cultivadas há muito tempo, são as plantas deste gênero umas das mais famosas entre as carnívoras.
Distribuído em aproximadamente 92 espécies, o gênero Nepenthes é encontrado no Sudeste Asiático, Austrália e algumas ilhas do Oceano Índico. Existem também muitos híbridos, a maioria criados pelo homem.
Seu habitat vai desde florestas (de alta precipitação) até campos abertos (algumas espécies).
São encontradas desde o nível do mar até mais de 3000m de altitude; quanto a esse aspecto, as espécies deste gênero foram divididas em dois grupos: (1) as de pequena altitude (Lowlander - do nível do mar até 1000m) e (2) as de grande altitude (Highlander - acima de 1000m). Mas há espécies que crescem em locais desde o nível do mar até mais de 2000m, podendo ser classificadas tanto como de pequenas altitudes como de grandes altitudes (por exemplo: N. alata, N. maxima, etc.)

Grupos Lowlander, Intermediario e Highlander
As designações de Lowlander ou Highlander (terra baixa ou terra alta) e intermediárias são arbitrários e devem ser usados ??apenas como orientação para Nepenthes crescimento. O consenso geral entre os produtores é que 1.000 metros de marca é o fator decisivo entre o planalto e planície. As unidades intermédias são aquelas que enquadram as linha de fronteira. No entanto, não há acordo quanto ao exatamente o que é uma unidade intermédia. Por esta razão, preferimos evitar o uso desses termos e definir as plantas de sua elevação. Por exemplo, N.macfarleni ocorre a partir de 1000 - 2000 metros. Algumas fontes lista esta planta como highland, enquanto outros o descrevem como intermediária.
Em geral, uma planta highland necessidades noites frias (45 ° - 65 ° F), enquanto planície prefere noites quentes (acima de 70 ° F). Uma unidade intermédia vai crescer bem em qualquer condição. É por isso que afirmamos, "Noites frias útil, mas não é obrigatório", ou "tolerante de noites frias, mas não é necessário." Se você vê essas declarações, é em referência a plantas que são comumente considerados como intermediários. (veja fonte 1).

Curiosidade
Por sinal, o nome Nepenthes se encaixa muito bem ao tipo de planta carnívora em questão, uma vez que “Ne” significa “não” e “Penthos” significa “misericórdia” (planta sem piedade), baseado no processo de captura de suas presas.

Estrutura
Manifestam-se como arbustos ou ervas com flores regulares, apétalas, unissexuadas e pequenas.
O ovário mostra-se tetra-carpelado e tetra-laculado com estames soldados.
O estilete é solitário e as sementes são numerosas, sendo que o fruto caracteriza-se como deiscente.
As plantas desse gênero consistem, basicamente, de um (com o tempo, crescem outros laterais) caule (que pode alcançar até 15m ou mais de altura) repleto de folhas, cujas pontas possuem estruturas modificadas parecidas com "jarros" (chamadas de ascídios) que são as armadilhas deste gênero.
Este gênero é o único das carnívoras cujos espécimes formam florescências somente macho ou somente fêmea. Logo, a polinização só pode ser realizada com duas plantas de diferentes sexos florescendo ao mesmo tempo.


Armadilha e Digestão
São os "jarros" que atraem, capturam e digerem as presas. Seu tamanho varia de pequenos 4 cm (N. gracilis) até imensos 50 cm (N. rajah) de altura, sendo capaz de capturar presas maiores como sapos e pássaros (mas é muito incomum).
No ápice, o limbo se modifica formando uma tampa que impede a entrada excessiva de água, com os mesmos objetivos verificados na Sarracenia, e sendo igualmente imóvel, protege o líquido digestivo (presente em seu interior) da água da chuva.
São os "jarros" a parte ornamental da planta, de diversos formatos e combinações de cores (cada planta forma dois tipos diferentes de "jarros": os "inferiores", destinados à capturar presas que escalam a planta, e os "superiores", destinados a capturar presas voadoras) e os intermediários são os jarros que apresentam caracteristicas dos inferiores e dos superiores, podendo os 3 estarem presentes num mesmo indivíduo.
A atração das presas se dá graças à glândulas de néctar presentes no interior dos "jarros" e pelas glândulas localizadas próximas à base do limbo, aliado às vivas cores destes. Tendo a presa entrado no "jarro", ela dificilmente consegue manter o equilíbrio devido às células desta base que produzem uma substância cerosa que tornam a parede (onde o inseto pousa) escorregadia, levando o visitante ao fundo do ascídio (contendo grande quantidade de líquido digestivo, cuja produção é estimulada pelo movimento das patas da própria presa. Tal processo de digestão ocorre em aproximadamente 48 horas.
Diante da incapacidade de absorção da carapaça quitinosa dos insetos, a Nepenthes tende a acumulá-las, determinando tempo vital do tubo coletor, uma vez que cheio, o mesmo murcha e se desfaz.

Cultivo
Por ser este um gênero com tantas espécies, nem todas obedecem às mesmas regras.
O que vale para todas, no entanto, é a necessidade de um alto teor de umidade, algo em torno de 75% ou mais (para que os "jarros" sejam formados. Algumas espécies, as mais fáceis (N. alata, N. gracilis, N. mirabilis, etc.), não necessitam de tanta umidade, mas podem ser planamente cultivadas em estufas.

Umidade
Para aumentar a umidade não coloque os vasos sobre pratos com água, pois as raízes logo apodrecerão se tal for feito (o recomendado é deixá-las em vasos pendurados, para que o excesso de água escorra). Se possível, borrife-a com água várias vezes ao dia para manter a alta taxa de umidade.

Substrato
O ideal é que seja bem "arejado", para tal, adicione uma boa porcentagem de vermiculita, isopor e menos areia, deixando o substrato menos compactado.

Sol e Iluminação
Cada espécie requer um tipo de incidencia solar; algumas podem ficar mais expostas ao sol ou em estufa e adquirindo um belo tom avermelhado desde as folhas até os ascidios, outras são exigentes quanto ao calor, preferindo mais sombra e luminosidade indireta aceitando o sol por apenas poucas horas do dia, sendo nas primeiras horas da manhã ou nas últimas horas da tarde.

Temperatura e Dormência
Quanto à temperatura, as espécies de pequenas altitudes (consideradas mais fáceis) devem ser submetidas à faixa de 21 a 29ºC; as de grandes altitudes, à faixa de 10 a 20ºC, para melhor desenvolvimento (ou, se não for possível fornecer baixas temperaturas de dia, pelo menos à noite tal exigência deve ser fornecida, já que temperaturas menores à noite são essenciais para essas plantas). Espécies como N. alata, N. maxima, entre outras, podem ser submetidas à faixa de 10 a 29ºC, pois são encontradas desde o nível do mar até mais de 2000m.
Tais plantas não passam exatamente por um período de dormência, mas o crescimento é retardado no inverno para os casos de plantas que preferem o clima mais quente ou no verão para aquelas que preferem o clima mais frios.

Troca do substrato ou replantio de mudas jovens
Ao replantar, tome cuidado para não danificar as raízes, pois estas são muito frágeis.

Propagação
A propagação pode ser realizada via sementes (embora possa ser difícil conseguir um espécime macho e um fêmea florescendo ao mesmo tempo), por estacas (mantenha alta umidade para maior taxa de sucesso e calor) ou brotos laterais ou basais.

________________
Fonte:
--- (fonte 1) - https://en.allexperts.com/q/Carnivorous ... ghland.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
--- https://www.ladin.usp.br/carnivoras/Por ... nthes.html" onclick="window.open(this.href);return false;
--- https://www.orquidariomv.com.br/apostil ... arnivoras/" onclick="window.open(this.href);return false;
--- https://www.cpphotofinder.com/Nepenthes.html" onclick="window.open(this.href);return false;


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Avatar do usuário
MarcosM
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 415
Registrado em: 13 Fev 2011, 20:54
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 24 vezes
Contato:

Mensagem por MarcosM »

Otimo material Roberta.
Simplesmente meu sonho de consumo, qualquer uma desse genero eu quero.Aguardano ansiosamente a germinação das minhas sementes de ampularia green(acho que é assim que se escreve)


Abraços,

Marcos Matheus.
Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

hauhauhau
é a lista é bem grande msm rs
eu tbm to na espectativa de germinação das sementes....
vamos ver no que vai dar!!

ahhh escrece assim msm!! hehehe
t+


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem