O substrato está normal?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Ierathel
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 09 Out 2015, 17:21
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 1 vez

O substrato está normal?

Mensagem por Ierathel »

Eu estava pensando em trocar o substrato e aproveitei e fui dar uma limpada na planta tirando parte das folhas/jarros mortos e notei que tinha parte mais escura e mais clara do substrato, no caso da foto foi uma hora após molhar a planta.

Imagem

essa parte mais escura é normal do substrato, ou está podre?


outra coisa que eu notei também é que o inicio de um ramo (não sei como chama essa parte) estava mais escuro também

Imagem

Me preocupou também se essa parte estava podre porque a cor dele está bem mais escura que as outras partes.

Mas a planta em si me parece que está em ótimas condições até o momento

Imagem

estava pensando em trocar o substrato como um todo, mas sempre tive evitei de fazer isso por medo de matar a planta.

Edit: uma ideia que tive foi de adicionar mais musgo sphagum por cima do que tem atualmente, no vaso tem espaço suficiente para colocar mais, só tenho receio disso ser uma má ideia


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sugestão faça a troca de substrato. no caso de nepenthes o sistema que usamos é tirar o substrato superficial das raízes, nunca a fundo. será tipo uma bola das raízes com o substrato antigo do meio delas, replantado com substrato novo.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Ierathel
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 09 Out 2015, 17:21
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Ierathel »

Edson Poscai escreveu: 07 Dez 2023, 18:14 sugestão faça a troca de substrato. no caso de nepenthes o sistema que usamos é tirar o substrato superficial das raízes, nunca a fundo. será tipo uma bola das raízes com o substrato antigo do meio delas, replantado com substrato novo.
No caso o ideal seria tirar um pouco do substrato antigo que está na parte de cima, mas só de maneira superficial, e colocar um substrato novo por cima?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

de cima, dos lados e de baixo. geral. conservando o centro das raízes,


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem