Desenvolvimento de nepenthes de 2+ anos

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Renio
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 18 Ago 2021, 19:29
Localização: Brasília DF
Agradeceu: 21 vezes

Desenvolvimento de nepenthes de 2+ anos

Mensagem por Renio »

Salve galera do fórum, estou aparecendo aqui depois de quase 2 anos desde a minha última postagem pra receber algumas dicas e opiniões acerca da minha nep.

Depois de 2 anos de altos e baixos e um pouco de negligência de minha parte em alguns momentos ela encontra- se na seguinte situação:

Matriz cresceu muito, parou de dar jarros e virou uma mega trepadeira se enroscando em tudo, possivelmente uma resposta ao estresse talvez? Foi crescendo e dando folhas cada vez menores até que uma já nasceu mortinha e parou de crescer. Mesma coisa ocorreu com um broto basal deu poucos jarros cresceu absurdamente e parou.

Depois que eu troquei ela de vaso e substrato nasceram outros 3 brotos basais, 2 deles dando jarrinhos e um deles é mais debilitado, não da jarros só cresce.
A matriz e o 1o broto basal não deram sinal de "morte" desde que pararam de crescer, folhas verdes e saudáveis aparentemente só chegaram ao máximo que eles conseguiram eu acho. Eu não retirei os brotos pois no momento oportuno para faze-lo, que foi a troca de substrato, a planta parecia estar bem fragil e, com medo de fazer besteira não tirei.

Conclusão:
Queria saber dos senhores, deveria tirar os brotos basais e fazer estaquia? Estava pensando em mudar ela de lugar e coloca-la pendurada porém não sei se vale a pena mudar já que está há 2 anos no mesmo local. Quero mudar pois julgo que ela da poucos jarros em relação ao tamanho dela mesmo com boa umidade.( aqui em brasília é bem seco então com certeza influencia né)
Outra coisa que eu venho observado é a inconsistência em relação a forma e tamanho dos jarros, deve ser normal né? Porém esses dias ela deu um que parece um jarro de viking (?????). Emfim é isto galera perdão pelo texto enorme; segue algumas fotos dela e do jarro peculiar
Imagem Imagem Imagem


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

borrifar mais vezes, uma tentativa... o trocar o substrato você já o fez.

se fosse minha eu cortaria os ramos grandes e deixaria os basais . ao cortar os grandes deixando uns 10 cm, nestes 10 cm podem vir mais brotos. mas isso é meramente pessoal.

o natural das nepenthes é pendurada.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Renio
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 18 Ago 2021, 19:29
Localização: Brasília DF
Agradeceu: 21 vezes

Mensagem por Renio »

Perfeito edson, mt obrigado, vou coloca-la pendurada mesmo e com aquelas grades de trepadeira atrás.
Sobre borrifar, rapaz se eu borrifar mais ela morre afogada kkkkkkkkkkk tenho quase certeza de que o problema dos jarros está no local mesmo, da pra ver mais ou menos que a tendencia dela ta crescer tentando fugir da regiao da janela que pega mais sol mas é so uma teoria minha, mas a mudança de local vai acontecer 100%.
Sobre cortar eu corto com tesoura de jardinagem mesmo? Há algum risco de ao cortar a planta achar ruim e prejudicar os brotos?
Editado pela última vez por Renio em 04 Dez 2023, 17:22, em um total de 1 vez.


Renio
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 18 Ago 2021, 19:29
Localização: Brasília DF
Agradeceu: 21 vezes

Mensagem por Renio »

O jarro eu pesquisei e vi que existe uma diferença entre os jarros que crescem no topo e os que crescem mais em baixo da planta muito interessante, mas esse jarro da primeira foto é muito diferente dos outros e nao parece um jarro de graciliflora. Sera que existe a possibilidade dela ser um cruzamento doido ai? Eu comprei ela no mercado livre e tava la falando graciliflora mas nunca se sabe ne


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

então ela está buscando mais sol? deixe-a em local de mais sol. é praticamente normal os ascidios mudarem a formação com o tempo, mas a graciliflora não.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Renio
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 18 Ago 2021, 19:29
Localização: Brasília DF
Agradeceu: 21 vezes

Mensagem por Renio »

O contrário, ela tá fugindo para a sombra, e os jarros são maiores onde tem sombra. No local novo ela vai continuar pegando um pouco de sol porém mais protegida.
Pois é , por isso achei estranho esse jarro pois ele é completamente diferente dos demais


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem