Oi Cau, em pesquisa na internet consultando alguns artigos científicos reuni algumas informações que podem te ajudar.
1- O momento correto para obtenção do pólen é quando, a flor está completamente aberta e é perceptível o desprendimento do pólen das anteras. Você pode tentar passar um pincel pelas flores para ver se o pólen já está sendo liberado.
2- Segundo as informações que achei nos artigos científicos dois fatores são primordiais para a conservação do pólen: temperatura e umidade.
As temperaturas mais testadas nos artigos são 3 principalmente: 5 , -18 ou -20 e -196 °C. Sendo essa última temperatura utilizada apenas por grandes laboratórios que fazem essa conservação em nitrogênio líquido (assim como é feito com o material reprodutivo de animais e humanos).
Enfim, nas outras temperaturas (5, -18 ou -20 °C) há muita pesquisa por serem temperaturas mais viáveis de se manterem com equipamentos mais simples (uma geladeira/freezer consegue atingir essas temperaturas).
Sobre a umidade, ela deve ser mantida o mais baixo possível, e aliada à baixa temperatura, faz com que o pólen se mantenha viável por dias ou anos, dependendo da espécie.
A minha indicação é que você faça a coleta das flores/pólen, coloque dentro de um ziplock e depois armazene esse ziplock dentro de uma vasilha de plástico tampada contendo aqueles sachês de sílica, garantindo que a umidade será absorvida pela sílica. E por último, colocar essa vasilha plástica no freezer, onde as temperaturas chegarão o mais próximo possível dos -18/-20 °C.
O tempo de viabilidade do pólen vai variar com a espécie da planta, mas pelos resultados dos artigos, acredito que você consiga conservá-lo por uns 30 dias.
Espero que dê tudo certo por aí.
Seguem os artigos que consultei para te responder:
https://www.scielo.br/j/brag/a/w3jLXFjg ... df&lang=pt
https://repositorio.unb.br/bitstream/10 ... df[url]
https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bit ... poster.pdf[/url]