Nepenthes Viking x Ampullaria Black ficando estranha

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Surck
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Fev 2020, 10:45
Localização: Imbituba - Santa Catarina
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Nepenthes Viking x Ampullaria Black ficando estranha

Mensagem por Surck »

Deu um tempo para cá venho notando que minha Nepenthes Viking x Ampullaria Black vem ficando estranha, primeiro notei algumas folhas dela ficando meio enferrujada, mas isso acredito que seja por causa do inverno que não está querendo ir embora, mas agora comecei a notar essas folhas dela nascendo e ficando e pequenas.

Imagem
Imagem
Imagem


Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Surck, para podermos te ajudar, você precisa compartilhar como é o cultivo da sua planta? Quanto tempo de sol a planta recebe? Qual a frequência de rega? Qual o substrato?
Essas informações é um começo para podermos te ajudar.
Já te recomendo a investigar se o substrato não está velho ou se apresenta alguma praga na planta, porque a formação de folhas menores pode ser um indício disso.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Surck
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Fev 2020, 10:45
Localização: Imbituba - Santa Catarina
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Surck »

Fiz a troca do substrato dela colocando em musgo sphagnum puro, eu cultivo ela um pequena estufa onde ela pega muita claridade porem não pega sol direto, a rega dela varia muito, pois todo dia borrifo agua nas folhas no fim de tarde para deixar a umidade dentro da estufa alta.


Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Surck escreveu: 19 Out 2021, 20:11 Fiz a troca do substrato dela colocando em musgo sphagnum puro, eu cultivo ela um pequena estufa onde ela pega muita claridade porem não pega sol direto, a rega dela varia muito, pois todo dia borrifo agua nas folhas no fim de tarde para deixar a umidade dentro da estufa alta.
Surck, o mais provável é que as folhas menores, sejam efeito da troca de substrato. Mesmo que não se mexa muito nas raízes, as plantas sentem a mudança de substrato e isso reflete de diversas formas, como por exemplo, murchar das folhas, retardo no desenvolvimento, galhos e folhas menores, entre outros.
Recomendo você continuar cuidando da planta como você está fazendo. Sobre a "ferrugem" nas folhas, isso é normal. Muitas nepenthes apresentam pintas ou manchas vermelhas nas folhas que se formam ao longo do tempo. Mas sempre é bom observar se não há pragas.

Sobre a rega, a minha intenção foi em saber com que frequência você rega o substrato? Apesar da importância de se manter a umidade no ar alta para o desenvolvimento da planta, é crucial regar o substrato, porque é pelo substrato que a planta vai absorver água. A minha intenção com essa pergunta é só alertar quanto ao excesso de rega que pode causar podridão.

Boa sorte em seu cultivo.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem