Nepenthes manchas vermelhas em um dos jarros.

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
gabs_fons
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Jul 2021, 18:48
Localização: Araruama - Rio de janeiro
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Nepenthes manchas vermelhas em um dos jarros.

Mensagem por gabs_fons »

Estou preocupado, pois praticamente do dia pro outro em um dos ascídios surgiram duas manchas vermelhas. O que pode estar acontecendo? Caso seja necessário eu posso mandar fotos.


Plantas que comem, isso é legal.
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Por favor, envie fotos! Sem fotos é muito difícil dizer do que se trata.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
gabs_fons
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Jul 2021, 18:48
Localização: Araruama - Rio de janeiro
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por gabs_fons »

Arthur Vinicius escreveu: 20 Jul 2021, 17:16 Por favor, envie fotos! Sem fotos é muito difícil dizer do que se trata.
Imagem
Imagem


Plantas que comem, isso é legal.
BlitzGod
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Nov 2020, 08:28
Localização: Canoas / RS
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 57 vezes
Contato:

Mensagem por BlitzGod »

Não entrei neste mundo das nepenthes ainda, mas já me intrometendo...haha
Estas manchas avermelhadas que você relata não seria um processo normal dos ascídios em adquirir coloração?

Peço que o pessoal do fórum me corrija caso eu esteja falando besteira.


Junte-se ao nosso grupo do Whatsapp:
https://chat.whatsapp.com/C6tFqODnYhy5rxHk8HuJZq
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

gabs_fons escreveu: 20 Jul 2021, 18:46
Arthur Vinicius escreveu: 20 Jul 2021, 17:16 Por favor, envie fotos! Sem fotos é muito difícil dizer do que se trata.
Imagem
Imagem
Pelas imagens eu acredito que tenha sido queimadura do sol! Porque olhando a primeira foto onde tem a mancha o tecido do jarro enrugou (sinal de desidratação) e isso somado a mudança de coloração é muitas vezes o início de queimadura do sol. Quanto tempo e em qual horário a planta está tomando sol?? Não se preocupa que não vai perder o jarro, mantém a planta bem hidratada com a rega e borrifa água nas folhas e jarros. Lembre-se também de oferecer sol do início da manhã (até 10:00) ou no final da tarde (após as 16:30) para que sua planta se adapte a luz solar. Um local que oferece esse horário de sol e o resto do dia de alta claridade já está ótimo. Se não for possível oferecer sol, tudo bem também, só manter em local de alta claridade.
Eu não acredito que as manchas sejam o processo natural de coloração dos jarros como o Blitz citou, porque você disse que de um dia para o outro apareceu as manchas. E esses processo de coloração leva algum tempo.
Compartilha mais com a gente da sua rotina de rega da planta e as condições de iluminação e temperatura da sua região.
Estamos enfrentando ondas de frio no país, pode ser impacto do frio também!


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
gabs_fons
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Jul 2021, 18:48
Localização: Araruama - Rio de janeiro
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por gabs_fons »

Basicamente, eu eu molho o substrato quarta e domingo, molho os jarros e as folhas com o borrifador de manhã, de tarde a noite (por isso vou ficar meio surpreso se for desidratação) água destilada óbvio. Ela fica no sol de 6 até as 11, e depois é só claridade, ela fica em local aberto no segundo andar da casa (esses dias fez 8 graus aqui a noite). Então eu realmente não sei o que possa ser. Mais uma coisa, semana passada esse jarro dissolveu uma aranha kkkkkkk


Plantas que comem, isso é legal.
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

gabs_fons escreveu: 21 Jul 2021, 18:11 Basicamente, eu eu molho o substrato quarta e domingo, molho os jarros e as folhas com o borrifador de manhã, de tarde a noite (por isso vou ficar meio surpreso se for desidratação) água destilada óbvio. Ela fica no sol de 6 até as 11, e depois é só claridade, ela fica em local aberto no segundo andar da casa (esses dias fez 8 graus aqui a noite). Então eu realmente não sei o que possa ser. Mais uma coisa, semana passada esse jarro dissolveu uma aranha kkkkkkk
Obrigado pelas informações adicionais. Olha só, ao meu ver isso ai então é queimadura do frio. Nepenthes são plantas tropicais, claro que existem algumas espécies que são de altas altitudes e são adaptadas ao frio, mas não é o caso da sua (é uma N. graciliflora né?). E plantas de clima tropical não suportam muito bem o frio e não aguentam geada de forma alguma. Então é comum manchas nas folhas e jarros devido ao frio e até mesmo o aspecto de desidratação (folhas meio murchas).
Continua oferecendo a água do jeito que você está fazendo mesmo e deixa a natureza tomar conta, a planta por si só vai se reabilitar. Agora se na sua região estiver prevendo temperaturas mais frias, melhor você abrigar a planta dentro de casa.
Como medida preventiva observa também se o sol após as 10:00 não está muito forte para ela, porque após as 10:00 da manhã é comum o aumento da incidência de raios UVB (que provocam queimaduras) e essa também pode ser a causa das manchas.
A natureza é complexa, pode acontecer também de ser uma associação de calor durante o dia e frio durante a noite (alta amplitude térmica) e isso prejudica as plantas também. Uma opção contra isso é o uso de estufas (ambiente fechado geralmente possui temperaturas mais estáveis e com menor variação dessa temperatura no decorrer do dia) ou colocar para dentro de casa próxima a uma janela para ter bastante claridade.
Continue observando a planta e se ela der outros sinais, posta aqui para a gente.
Boa sorte em seu cultivo.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem