Nepenthes manchas vermelhas em um dos jarros.
-
- Newbie
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradecimentos: 2 vezes
Nepenthes manchas vermelhas em um dos jarros.
Estou preocupado, pois praticamente do dia pro outro em um dos ascídios surgiram duas manchas vermelhas. O que pode estar acontecendo? Caso seja necessário eu posso mandar fotos.
Plantas que comem, isso é legal.
- Arthur Vinicius
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 122 vezes
- Agradecimentos: 141 vezes
Por favor, envie fotos! Sem fotos é muito difícil dizer do que se trata.
"Entre a raiz e a flor há o tempo"
(Jorge de Lima)
(Jorge de Lima)
-
- Newbie
Arthur Vinicius escreveu: ↑20 Jul 2021, 17:16 Por favor, envie fotos! Sem fotos é muito difícil dizer do que se trata.

-
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 34 vezes
- Agradecimentos: 57 vezes
- Contato:
Não entrei neste mundo das nepenthes ainda, mas já me intrometendo...haha
Estas manchas avermelhadas que você relata não seria um processo normal dos ascídios em adquirir coloração?
Peço que o pessoal do fórum me corrija caso eu esteja falando besteira.
Estas manchas avermelhadas que você relata não seria um processo normal dos ascídios em adquirir coloração?
Peço que o pessoal do fórum me corrija caso eu esteja falando besteira.
Junte-se ao nosso grupo do Whatsapp:
https://chat.whatsapp.com/C6tFqODnYhy5rxHk8HuJZq
https://chat.whatsapp.com/C6tFqODnYhy5rxHk8HuJZq
- Arthur Vinicius
- Membro ativo (4)
Pelas imagens eu acredito que tenha sido queimadura do sol! Porque olhando a primeira foto onde tem a mancha o tecido do jarro enrugou (sinal de desidratação) e isso somado a mudança de coloração é muitas vezes o início de queimadura do sol. Quanto tempo e em qual horário a planta está tomando sol?? Não se preocupa que não vai perder o jarro, mantém a planta bem hidratada com a rega e borrifa água nas folhas e jarros. Lembre-se também de oferecer sol do início da manhã (até 10:00) ou no final da tarde (após as 16:30) para que sua planta se adapte a luz solar. Um local que oferece esse horário de sol e o resto do dia de alta claridade já está ótimo. Se não for possível oferecer sol, tudo bem também, só manter em local de alta claridade.gabs_fons escreveu: ↑20 Jul 2021, 18:46Arthur Vinicius escreveu: ↑20 Jul 2021, 17:16 Por favor, envie fotos! Sem fotos é muito difícil dizer do que se trata.
![]()
Eu não acredito que as manchas sejam o processo natural de coloração dos jarros como o Blitz citou, porque você disse que de um dia para o outro apareceu as manchas. E esses processo de coloração leva algum tempo.
Compartilha mais com a gente da sua rotina de rega da planta e as condições de iluminação e temperatura da sua região.
Estamos enfrentando ondas de frio no país, pode ser impacto do frio também!
(Jorge de Lima)
(Jorge de Lima)
-
- Newbie
Basicamente, eu eu molho o substrato quarta e domingo, molho os jarros e as folhas com o borrifador de manhã, de tarde a noite (por isso vou ficar meio surpreso se for desidratação) água destilada óbvio. Ela fica no sol de 6 até as 11, e depois é só claridade, ela fica em local aberto no segundo andar da casa (esses dias fez 8 graus aqui a noite). Então eu realmente não sei o que possa ser. Mais uma coisa, semana passada esse jarro dissolveu uma aranha kkkkkkk
- Arthur Vinicius
- Membro ativo (4)
Obrigado pelas informações adicionais. Olha só, ao meu ver isso ai então é queimadura do frio. Nepenthes são plantas tropicais, claro que existem algumas espécies que são de altas altitudes e são adaptadas ao frio, mas não é o caso da sua (é uma N. graciliflora né?). E plantas de clima tropical não suportam muito bem o frio e não aguentam geada de forma alguma. Então é comum manchas nas folhas e jarros devido ao frio e até mesmo o aspecto de desidratação (folhas meio murchas).gabs_fons escreveu: ↑21 Jul 2021, 18:11 Basicamente, eu eu molho o substrato quarta e domingo, molho os jarros e as folhas com o borrifador de manhã, de tarde a noite (por isso vou ficar meio surpreso se for desidratação) água destilada óbvio. Ela fica no sol de 6 até as 11, e depois é só claridade, ela fica em local aberto no segundo andar da casa (esses dias fez 8 graus aqui a noite). Então eu realmente não sei o que possa ser. Mais uma coisa, semana passada esse jarro dissolveu uma aranha kkkkkkk
Continua oferecendo a água do jeito que você está fazendo mesmo e deixa a natureza tomar conta, a planta por si só vai se reabilitar. Agora se na sua região estiver prevendo temperaturas mais frias, melhor você abrigar a planta dentro de casa.
Como medida preventiva observa também se o sol após as 10:00 não está muito forte para ela, porque após as 10:00 da manhã é comum o aumento da incidência de raios UVB (que provocam queimaduras) e essa também pode ser a causa das manchas.
A natureza é complexa, pode acontecer também de ser uma associação de calor durante o dia e frio durante a noite (alta amplitude térmica) e isso prejudica as plantas também. Uma opção contra isso é o uso de estufas (ambiente fechado geralmente possui temperaturas mais estáveis e com menor variação dessa temperatura no decorrer do dia) ou colocar para dentro de casa próxima a uma janela para ter bastante claridade.
Continue observando a planta e se ela der outros sinais, posta aqui para a gente.
Boa sorte em seu cultivo.
(Jorge de Lima)
(Jorge de Lima)
-