Minha primeira Nepenthes, preciso de ajuda!!

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
gabs_fons
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Jul 2021, 18:48
Localização: Araruama - Rio de janeiro
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Minha primeira Nepenthes, preciso de ajuda!!

Mensagem por gabs_fons »

Recentemente eu fiz um tópico sobre uma Nepenthes que eu vi em uma floricultura aqui da cidade que estava sem liquido nos jarros, acabei de compra-la hahahaha porém a vendedora não soube me informar nada (gênero, tipo de substrato, se é low ou highland, a espécie), absolutamente nada, ela chegou aqui com um aspecto meio de ressecado, logo já deixei ela bem úmida com um borrifador (a foto foi antes disso). As folhas estão com um aspecto meio seco com manchinhas brancas que eu não sei o que é (estou com medo de ser algum fungo). Então gostaria de mostrar a vocês meu novo amorzinho e perguntar se alguém pode me auxiliar com informações sobre a mesma e dicas de cultivo.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

A propósito, o nome dela é Wanda hahahahaha


Plantas que comem, isso é legal.
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Aparenta ser graciliflora, que é lowland. É a mais fácil de se encontrar nas floriculturas e uma das mais resistentes também.

Acredito que o substrato seja serrapilheira com um pouco de musgo. Não é o ideal, então tente trocá-lo por sphagnum e perlita.
Uma foto mais próxima pode ajudar a identificação.

Fez bem ao umedecer ela logo que chegou. Borrife água nela umas 2x por dia e regas somente para manter o substrato úmido.
Em relação ao sol, procure deixá-la no sol da manhã ou fim da tarde. Isso tomando o cuidado de fazer a aclimatação após a compra, principalmente se trocar o substrato também.

Acho que as manchas são apenas sujeira mesmo, tente passar o dedo ou uma escova e veja se sai.

Boa sorte : joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

CauPlantas escreveu: 09 Jul 2021, 20:50 Aparenta ser graciliflora, que é lowland. É a mais fácil de se encontrar nas floriculturas e uma das mais resistentes também.

Acredito que o substrato seja serrapilheira com um pouco de musgo. Não é o ideal, então tente trocá-lo por sphagnum e perlita.
Uma foto mais próxima pode ajudar a identificação.

Fez bem ao umedecer ela logo que chegou. Borrife água nela umas 2x por dia e regas somente para manter o substrato úmido.
Em relação ao sol, procure deixá-la no sol da manhã ou fim da tarde. Isso tomando o cuidado de fazer a aclimatação após a compra, principalmente se trocar o substrato também.

Acho que as manchas são apenas sujeira mesmo, tente passar o dedo ou uma escova e veja se sai.

Boa sorte : joia :
Segue as dicas do Cau que vai dar tudo certo.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
gabs_fons
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Jul 2021, 18:48
Localização: Araruama - Rio de janeiro
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por gabs_fons »

Eu só vou poder trocar o substrato dela em setembro, espero que ela sobreviva até lá!!!


Plantas que comem, isso é legal.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

gabs_fons escreveu: 09 Jul 2021, 22:05 Eu só vou poder trocar o substrato dela em setembro, espero que ela sobreviva até lá!!!

tem umas manchas brancas. sinal de aparência de borrifação de algo branco... principal, não fez mal a planta, pois vemos novos brotos e folhas bem verdinhos e sadios. isso é prova de que está tudo ok.

isso, deixe para setembro, não recomendamos troca substrato final outono e inverno (*exceto último caso). : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

gabs_fons escreveu: 09 Jul 2021, 22:05 Eu só vou poder trocar o substrato dela em setembro, espero que ela sobreviva até lá!!!
Faça como o Edson disse mesmo, deixa para o inicio da primavera, a planta vai aguentar sim, ela parece bem saudável. Eu te recomendo fazer duas coisas apenas, limpar essas manchas brancas das folhas (provavelmente isso deve ser algum produto que a floricultura aplicou nas plantas), pega um guardanapo umedece um pouco e limpa as folhas. Essas sujeiras podem atrapalhar a fotossíntese e a respiração da planta.
O segundo conselho seria você tirar esses apoio de madeira, ou pelo menos ficar observando sempre essas varetas, porque como a nepenthes gosta de umidade e você vai manter o substrato sempre úmido, água = desenvolvimento de microrganismos = apodrecimento.
Essas varetas de madeira vão apodrecer por causa da umidade e isso pode gerar fungos no seu substrato. Você pode substituir por apoios de metal encapado (vende em floricultura) ou improvisar um feito de plástico.
Boa sorte em seu cultivo


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem