Duvidas sobre estacas em nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Suellen
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Mar 2020, 15:35
Localização: Santa Maria, RS

Duvidas sobre estacas em nepenthes

Mensagem por Suellen »

Oi gente! Tenho uma nepenthes a 1 ano e ela esta bem grande e bonita, crescendo vários jarros! Eu queria multiplicar ela, entao comecei a pesquisar sobre estacas e fiquei com algumas duvidas. A minha planta esta crescendo folhas novos em apenas um galho, tem outras folhas antigas, mas as novas estao smp vindo do msm galho. E todas as vezes que eu cortei um jarrinho seco ou uma folha seca nunca mais cresceu no lugar. Por isso estou com receio de cortar o galho principal da planta (onde nascem as folhas novas) para fazer as estacas e a planta empacar e nao crescer nada. Me falem sobre isso, onde vcs cortam para fazer estacas cresce dnv ou nao?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

pode cortar, o broto virá logo abaixo.
se a sua nepenthes estiver grande, já corte o broto apical e algumas estaquias.
importante deixar no vaso a base da planta com um palmo de altura, de lá virá broto broto, ou novos.

***

brotos cortados você tem a opção de já levar ao vaso (substrato) direto ou deixar em água aguardando o enraizamento. para após o enraizamento vir a plantar.

nesse período mantenha somente em claridade. poste uma foto de sua nep antes. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Suellen
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Mar 2020, 15:35
Localização: Santa Maria, RS

Mensagem por Suellen »

Eu nao queria podar muito ela, so queria tirar um pedacinho p fazer uma nova muda. Qual metodo você acha melhor, direto no substrato ou na agua?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Suellen escreveu: 10 Mar 2021, 21:22 Eu nao queria podar muito ela, so queria tirar um pedacinho p fazer uma nova muda. Qual metodo você acha melhor, direto no substrato ou na agua?
então somente cortando a ponta (broto apical). considere uma média de uns 20cm, deixe em um copo com água em média dois dedos.

irá demorar um pouco, mas o importante boa sorte no enraizamento. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Suellen
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Mar 2020, 15:35
Localização: Santa Maria, RS

Mensagem por Suellen »

Certo! E onde eu cortar da planta principal vai continuar crescendo e gerando novas folhas?


Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Suellen escreveu: 10 Mar 2021, 21:45 Certo! E onde eu cortar da planta principal vai continuar crescendo e gerando novas folhas?
Suellen, posta foto da sua planta para que possamos te ajudar melhor. Existem basicamente 3 tipos de brotação:
Os brotos basais, são aqueles que nascem na base da planta, ou seja próxima a raiz ou rizoma, vou colocar uma foto de exemplo destacando o broto.
Imagem
Temos os brotos laterais, que nascem ao decorrer do comprimento do caule e estão apontados para a lateral da planta e por último o broto apical, que é o broto que nasce no ápice (ponto mais alto ou extremo) da planta.
Imagem
Coloquei essas imagens tiradas da internet para que você possa ver de onde sua planta poderá gerar novos brotos após o corte da sua estaca. E tudo vai depender até onde você vai cortar. Se você cortar um galho mais próximo da base da planta, provavelmente o que sobrar vai secar e a planta emitirá um broto basal, mas se você cortar mais alto e deixar um pedaço maior, pode ser que o broto surja como um broto lateral ou apical no que restou do galho. Tudo vai depender da nutrição e estado da sua planta. Nós sempre pedimos foto, porque podemos alertar se a planta não estiver muito bem e precisar que você dê mais atenção antes de realizar o procedimento.
Boa sorte em seu cultivo.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Suellen
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Mar 2020, 15:35
Localização: Santa Maria, RS

Mensagem por Suellen »

Eu nao consigo postar foto aqui, se tiver como me ajudar ou me passar seu email ou insta p eu mandar


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Suellen escreveu: 11 Mar 2021, 09:49 Eu nao consigo postar foto aqui, se tiver como me ajudar ou me passar seu email ou insta p eu mandar
Dê uma olhada nessas postagens:

viewtopic.php?f=2&t=9231
viewtopic.php?f=2&t=9230

: joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Suellen escreveu: 10 Mar 2021, 21:45 Certo! E onde eu cortar da planta principal vai continuar crescendo e gerando novas folhas?
como eu disse acima...
importante deixar no vaso a base da planta com um palmo de altura, de lá virá broto broto, ou novos.
com erro e tudo, :lol: :lol. onde quis dizer broto ou brotos. um ou mais,


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem