Dúvida sobre poda de nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
caio_gomes789
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 38
Registrado em: 07 Abr 2019, 22:20
Localização: Pará de Minas - MG
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Dúvida sobre poda de nepenthes

Mensagem por caio_gomes789 »

Pessoal tenho esse nepenthes a algum tempo e nunca quis tirar mudas dela. Porém ela está enorme e estou pensando em tirar o máximo de mudas possível e aumentar meu cultivo.
Minha dúvida é, quando eu corto um galho dela pra fazer muda, ele morre? Tipo, ele não brota de novo e continua crescendo? Pois eu queria cortar literalmente todos os galhos dela hahahaha

ImagemImagem


Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

caio_gomes789 escreveu: 22 Dez 2020, 01:07 Pessoal tenho esse nepenthes a algum tempo e nunca quis tirar mudas dela. Porém ela está enorme e estou pensando em tirar o máximo de mudas possível e aumentar meu cultivo.
Minha dúvida é, quando eu corto um galho dela pra fazer muda, ele morre? Tipo, ele não brota de novo e continua crescendo? Pois eu queria cortar literalmente todos os galhos dela hahahaha

ImagemImagem
O galho morre sim, a planta gera uma nova brotação na base dela. Não recomendo cortar todos os galhos, deixe pelo menos um como garantia de sobrevivência para a planta, porque ela pode não ter forças para soltar um novo broto caso você corte todos.
Como você tem galhos bem longos, o que pode fazer é cortá-los em várias mudas. Por exemplo, corte o maior galho da sua planta e repique ele em uns 3 pedaços, que geraram 3 novas plantas para você. Uma ótima forma de enraizar as Nepenthes é colocar o galho na água. Eu particularmente coloco um copo com água tampado com papel filme (PVC para embrulhar alimentos) e faço o furo apenas para entrar o cabo da muda no copo com água, isso permite que não entre sujeiras e insetos, ai você troca a água a cada 2-3 dias.
Existem alguns tutoriais que falam para cortar a folha ao meio, para que a planta perca menos água no processo de transpiração, mas se você for enraizar na água não tem necessidade de cortar as folhas nem os jarros.
Boa sorte com se cultivo de mudas.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
Yuri Stroifcka
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 50
Registrado em: 23 Dez 2019, 18:32
Localização: Biguaçu, SC
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Yuri Stroifcka »

A forma mais pratica de você fazer mudas de nepenthes é cortando na diagonal a cada 3 ou 4 folhas e deixando elas no musgo ou na água, é melhor cortar as folhas para evitar perda de umidade. Caso você tenha, use um enraizador isso ira aumentar muito as chances das suas mudas enraizarem.


A dúvida é o preço da pureza, e é inútil ter certeza.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Achei legal essa idéia, junto com as dicas que os amigos deram acima, pode ser útil pra você.




Créditos: Bartolomeu (Canal o Carniveiro).



"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
caio_gomes789
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 38
Registrado em: 07 Abr 2019, 22:20
Localização: Pará de Minas - MG
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por caio_gomes789 »

Obrigado pessoal, farei os procedimentos e informo vocês!!! Feliz Natal a todos!


Avatar do usuário
caio_gomes789
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 38
Registrado em: 07 Abr 2019, 22:20
Localização: Pará de Minas - MG
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por caio_gomes789 »

Minha planta estava tão grande que com 2 dos seus 3 galhos eu consegui tirar 20 estacas com no mínimo 3 folhas cada. Estou aproveitando pra fazer um teste se a Vitamina B ajuda no enraizamento, cada copo tem 5 estacas, 2 copos com água normal e 2 copos com solução de vitamina B.

Imagem


Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

caio_gomes789 escreveu: 26 Dez 2020, 18:57 Minha planta estava tão grande que com 2 dos seus 3 galhos eu consegui tirar 20 estacas com no mínimo 3 folhas cada. Estou aproveitando pra fazer um teste se a Vitamina B ajuda no enraizamento, cada copo tem 5 estacas, 2 copos com água normal e 2 copos com solução de vitamina B.

Imagem
Estou na torcida para que dê tudo certo, já fiz algumas mudas utilizando o cloridrato de tiamina (vitamina B1), mas não achei que ajudou tanto no enraizamento se comparado à água sem nada. Não sei qual vitamina está usando, mas já ouvi falar de um complexo de vitaminas B (B1, B2, B3, B5, B6 e B12) na forma líquida que auxilia muito no enraizamento.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem