Diário de Cultivo

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
fritto
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 08 Dez 2020, 09:59
Localização: rj rj
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 3 vezes
Contato:

Mensagem por fritto »

Fala galera! Feliz ano novo! ?)
Alguem sabe o que pode ser essa folha amarelando?
ImagemImagem

Um pouquinho mais de uma semana passou e resolvi dar um update aqui até pq vou usar esse topico para meu proprio controle :D
Esses dias foram de muita chuva e resolvi trazer as nepenthes mais novinhas pra dentro de casa para nao sofrerem tanto, mas mesmo assim elas estao perdendo os jarros. Nao estou muito preocupado pois acho que é só essa fase de adaptação e acredito que logo voltam a produzir ascideos de novo
Comprei uns vasos quadrados de 1 litro e essa semana vou replantar em um substrato de musgo com perlita 50-50 pq pretendo que elas fiquem do lado de fora entao pensei num solo com alta drenagem para dias de chuva como o que tivemos.
Seguem umas fotinhos delas :)
Imagem Imagem
ImagemImagem
ImagemImagem


Meu cultivo - https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=28&t=10521
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

fritto escreveu: 02 Jan 2021, 18:29 Fala galera! Feliz ano novo! ?)
Alguem sabe o que pode ser essa folha amarelando?
ImagemImagem

Um pouquinho mais de uma semana passou e resolvi dar um update aqui até pq vou usar esse topico para meu proprio controle :D
Esses dias foram de muita chuva e resolvi trazer as nepenthes mais novinhas pra dentro de casa para nao sofrerem tanto, mas mesmo assim elas estao perdendo os jarros. Nao estou muito preocupado pois acho que é só essa fase de adaptação e acredito que logo voltam a produzir ascideos de novo
Comprei uns vasos quadrados de 1 litro e essa semana vou replantar em um substrato de musgo com perlita 50-50 pq pretendo que elas fiquem do lado de fora entao pensei num solo com alta drenagem para dias de chuva como o que tivemos.
Seguem umas fotinhos delas :)
Imagem Imagem
ImagemImagem
ImagemImagem
As folhas mais velhas amarelarem é normal, após certo tempo a planta dispensa as folhas mais velhas mesmo, só tem que se preocupar se folhas novas amarelarem, aí pode ser sinal de doença ou queimadura do sol.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
fritto
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 08 Dez 2020, 09:59
Localização: rj rj
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 3 vezes
Contato:

Mensagem por fritto »

Dando continuidade ao meu diário nepenteiro aqui :)
Acho que a adaptação foi meio tensa para as plantinhas novas e todas secaram seus vasos antigos, fiz ontem a noite o transplante delas para um vaso maior com musgo + perlita meio que na mesma proporção e estou com fé que vao crescer lindonas cheias de jarros. Também passei a Graciliflora para um vaso definitivo e vou deixar ela subir livre pela grade, ela na verdade sao 4 plantas juntas, mas acho que nao tem problema né?
Minha Máxima esta com mais 2 brotos basais e estou na fé que vai ficar gigante já já
Tenho uma duvida aqui, uma vez que a planta esta na fase de produzir uppers os brotos basais nascem produzindo uppers também?
Valeeeeeeeeeeeeeeeeeu :)

Admins, será que tem como mudar o titulo do meu tópico para "diário de cultivo" para deixar mais claro e facilitar na busca?

Maxima e os brotos basais saindo
Imagem Imagem

Graciliflora
Imagem

As outras um pouco sofridas transplantadas, espero que se recuperem bem :)

ImagemImagemImagemImagem


Meu cultivo - https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=28&t=10521
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

fritto escreveu: 09 Jan 2021, 10:46...Tenho uma duvida aqui, uma vez que a planta esta na fase de produzir uppers os brotos basais nascem produzindo uppers também?
Os brotos basais começam produzindo ascídios lower. Logo você terá uma planta com todas as fases de jarros.

: joia :


Avatar do usuário
fritto
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 08 Dez 2020, 09:59
Localização: rj rj
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 3 vezes
Contato:

Mensagem por fritto »

Ola amigos, fui em uma loja de plantas e vi essas 3 Neps la sozinhas, jogadas no canto com cara de sofridas e nao resisti e trouxe pra casa kkkkk
Acredito serem 2 maximas e uma graciliflora sem jarros.
Pretendo fazer mudinhas delas para pegar a pratica e nao errar em plantas futuras
Uma delas veio com uma drosera de brinde, o que faco? deixo ela ali mesmo ou replanto em outro vaso?

Valeu galeraaaaaaaaaaaaaaaaaa

ImagemImagemImagemImagem


Meu cultivo - https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=28&t=10521
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

cadê as fotos?

recomendável replantio da drosera. cultivo indicado é diferente, sol direto e água por capilaridade.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Meire
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 93
Registrado em: 12 Jan 2021, 09:22
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 59 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por Meire »

Amo Nepenthes também! Estou na torcida pelas suas.

As folhas que secam pelas pontas normalmente têm como causa o excesso de vento ou calor, que ressecam as folhas. Se ficavam dentro de casa, pode ser ar condicionado também. Um bom indicativo de fungo são pontos marrons espalhados pela folha, além do amarelamento ao redor dos pontos ressecados.
Se achar que pode ser fungo, pode borrifar um chá bem forte de canela, ao entardecer, quando o sol não bate nas plantas, para não causar queimaduras. Fazendo isso por uma semana, todos os dias.

=)


Avatar do usuário
fritto
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 08 Dez 2020, 09:59
Localização: rj rj
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 3 vezes
Contato:

Mensagem por fritto »

Fala amigos bom dia :)
Sei que deixei o topico morrer mas meu cultivo nao morreu nao, ele so aumentou e so vida eh criada aqui!
Desde meu último post meu cultivo se multiplicou, acho que eu tinha nem 10 plantas naquela epoca, agora estou com 29 especies/hibridos, estou ja fazendo estacas e transformando em mais mudinhas de Nepenthes e estou tambem germinando umas 9 especies aqui, vamos torcer pra nascerem todas :)
Criei um instagram para dividir minhas esperiencias com as plantinhas - https://www.instagram.com/nepenthesnavaranda/
No momento estou com:
Wringleyana
Ventrata
Belli
Graciliflora
Maxima
Arakawae Red
smilesii
rafflesiana kondo white
Kuchingensis
Blood Mary
Ventricosa RED
Ventricosa Creme
Miranda
Dyeriana
Spotted
Ventrinermis
Truncata
Lowii x ventricosa
Ampullaria red speckled
Ampullaria red x blk miracle
Izumiae
Rajah
(Mirabilis wing x ampularia black) x ampularia black
Ventricosa X viking
((Mirabilis x viking) x kuching) x lady Pauline) x (( vik x hook) x graciliflora)
kuchingensis x thorelii
khasiana x ventricosa
(mirabilis x splendiana) x thorrelii
(maxima x loiwii) x boschiana
Maxima x Veitchii

E todas estao crescendo mto bem aqui na varandinha
Também fiz um curso de propagação in vitro com o pessoal do Nova Planta gpi e adoraria por logo em pratica esses aprendizados, mas ainda falta espaço
Minha pilha no momento vai ser aprender mais sobre fertilização nas Nepenthes. Ja uso osmocote mas acho mto impreciso, tenho fert de orquídeas aqui e um medidor de ppm e vou fazer uns testes numas mudas de máxima que tenho aqui, se pá conseguir um maxsea mais pra frente para comparar resultados etc etc
Também tenho alguns cephalotus aqui, algumas droseras, dioneia e tb sarracenias, mas nepenthes como da pra perceber eh meu amor máximo kkkk

Nao postei mto aqui mas li bastante, fico mto grato pelo que aprendi nos diversos topicos aqui do grupo e vou tentar manter esse topico aqui mais ativo
:)

Algumas fotos das plantinhas aqui
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Meu cultivo - https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=28&t=10521
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Parabéns e boa sorte no seu cultivo!


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Caramba, já tem uma baita coleção :afraid:

Também estava vendo de fazer alguns testes com fertilização foliar usando produtos que encontro em floriculturas aqui. Precisaria acertar a composição para ser a mais próxima do Maxsea. Seria legal também ver se outras composições são melhores ou se funcionam pelo menos.

Sucesso no cultivo : joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem