Dúvida Nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Tom Kert
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 18 Ago 2020, 18:14
Localização: Ilhabela SP
Agradecimentos: 1 vez

Dúvida Nepenthes

Mensagem por Tom Kert »

Boa tarde pessoal, tenho essa nepenthes, recentemente identificada aqui no forum como Nepenthes Ventricosa, há aproximadamente 1 ano, desde a aquisição ela sofreu com a aclimatação que eu acabei fazendo na base te “teste” até achar um local aparentemente adequado, no entanto ela perdeu os jarros e nunca mais soltou novos. Porém ela cresceu bastante e soltou dois brotos da base que estão desenvolvendo muitos jarros e parece bem saudável. Mas a dúvida agora é com este substrato, pesquisando aqui no forum vi pessoas que levantaram essa questão mas como cada caso é um caso, venho pedir auxílio dos mais experientes, cutuquei aqui o substrato e parece uma terra já, mas como a planta está aparentemente saudável, não sei se seria necessário substitui-lo.
Ela fica na sombra da árvore e tem sistema de irrigação automático que pulveriza água na planta diariamente no mesmo horário. Está a cerca de 6 meses no local e os brotos novos indicam que ela gostou daí. Fico aberto a qualquer sugestão.

Substrato:


Base da planta original parece seca, mas a planta continua crescendo com força


Brotos novos parecem bem saudáveis, aparentemente quase todas as folhas formarão jarros, por enquanto só 1 formado e mais um a caminho.


Visão geral da planta, prendi agora ela virada pra cima, estava muito caída e desordenada



Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Para publicação de imagens,

viewtopic.php?f=2&t=9230

viewtopic.php?f=2&t=9231

***

esse substrato aparenta estranho, mas o importante a planta está bem. aqui não consigo nenhum ascideo da ventricosa...

aguarde as dicas de nosso amigo Marciel.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Tom Kert
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 18 Ago 2020, 18:14
Localização: Ilhabela SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Tom Kert »

Edson Poscai escreveu: 27 Ago 2020, 18:28 Para publicação de imagens
Não aparece a foto então? Pra mim ela aparece normal por isso postei. Mas de toda forma vou baixar o app citado.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Tom Kert escreveu: 27 Ago 2020, 20:43
Edson Poscai escreveu: 27 Ago 2020, 18:28 Para publicação de imagens
Não aparece a foto então? Pra mim ela aparece normal por isso postei. Mas de toda forma vou baixar o app citado.

***
Segue um breve tutorial de como postar fotos pelo PC/Notebook usando a função do envio ao IMGUR.
*somente se você usar provedor de imagens https://imgur.com/


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Odulebac
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 14 Fev 2019, 09:05
Localização: Vera Cruz - RS
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes

Mensagem por Odulebac »

Se está desenvolvendo não mexa ainda, por mais que pareça estranho como o Edson falou, mas se tem brotos basais saindo e jarros desses broto segue como está. Como tu disse o substrato vai mudo de planta pra plantar. Já vi falarem de trocar como já vi gente que nunca trocou o sub da planta 9 a 5 ou 6 anos) e ela desenvolve normalmente, então vá observando. Se mostrar algum problema no desenvolvimento ai talvez seja hora de pensar em trocar.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

O substrato ainda aguenta um bom tempo, deixe para trocar em uma futura troca de vaso. Sua planta está com excelente aparência, parabéns!


Tom Kert
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 18 Ago 2020, 18:14
Localização: Ilhabela SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Tom Kert »

Edson Poscai escreveu: 27 Ago 2020, 20:55
Segue um breve tutorial de como postar fotos pelo PC/Notebook usando a função do envio ao IMGUR.
*somente se você usar provedor de imagens https://imgur.com/
Fala pessoal, valew pelas dicas, vamos monitorar então, o jarro começou a abrir hoje, tirei uma foto mas tentei usar as ferramentas citadas pelo Edson mas esse Imgur acho que não roda no celular (na app store aparece como um criador de emojis) e o outro Tapatalk informa uma mensagem de erro relacionada a este fórum, segui os passos do tópico sobre postagem de imagem e não deu.

Quando resolvermos eu posto a foto.

Mas reparei que o crescimento desta nepenthes em questão é extremamente lento quando se trata dos jarros, o que abriu hoje já estava em formação a um bom tempo, minhas outras nepenthes que começaram a formar jarros depois abriram antes que esse, não sei se significa alguma coisa relacionado ao substrato.


Avatar do usuário
Odulebac
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 14 Fev 2019, 09:05
Localização: Vera Cruz - RS
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes

Mensagem por Odulebac »

Talvez seja mais a umidade do que o substrato


Tom Kert
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 18 Ago 2020, 18:14
Localização: Ilhabela SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Tom Kert »

O jarro está quase aberto, mas já da pra ver bem a cor, pelo que pesquisei é ventricosa mesmo

Imagem


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

essa planta dá um trabalhinho e tanto para conseguirmos ascideos.

estava observando a sua, já gde, uns três brotos basais, bom seria se tivesse mais ascideos.

sempre foi assim?

***

ela é bem chatinha como eu disse. borrife sempre que puder em toda a planta. evite deixar em locais de vento. busque um local de bastante umidade.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem