Ajuda - primeira Nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
lclayton458
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 16 Jul 2020, 23:35
Localização: Jaú / SP
Agradeceu: 2 vezes

Ajuda - primeira Nepenthes

Mensagem por lclayton458 »

Pessoal, creio que seja uma Graciliflora, mas minha dúvida é sobre o local, ela está em uma varanda que recebe pouca luz solar direta, apenas a parte de baixo de alguns jarros estão recebendo luz solar diretamente, seria uma condição favorável ? Ou ela precisa de sol direto ? Cada artigo ou vídeo que vi sobre o assunto tem uma opinião diferente rs,,, E já estou fazendo uma muda, logo preciso comprar o substrato, qual seria o tipo de musgo mais indicado ? Obrigado! ImagemImagem

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk



Fabiosiqueira
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 34
Registrado em: 23 Abr 2020, 13:06
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Fabiosiqueira »

Sim, graciliflora mesmo. Então, a planta parece bem, está grande e bonita, com coloração avermelhada nos jarros. Creio que ela gostou do local. Acho que temos que testar onde a planta prefere, varia de indivíduo a indivíduo mesmo. Eu tenho uma maxima e uma ventricosa x khasiana, as duas tomam bastante sol da tarde e estão crescendo muito bem. Tentei mudar para mais sombra mas a ventricosa até abortou alguns jarros. Daí voltei pro sol direto.
O substrato que eu uso é musgo Sphagnum puro. Mas pode variar.

Enviado de meu SM-A105M usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

só complementando, o substrato mais indicado é o de sphagnun+perlita+chips ou fibra de coco. fibra e chips tratado o tanino antes. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
lclayton458
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 16 Jul 2020, 23:35
Localização: Jaú / SP
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por lclayton458 »

Obrigado pelas dicas !! Sobre os jarros os mais novos veiram secos, já li em alguns lugares o termo " abortando os jarros " é o que parece estar acontecendo, espero que os próximos cresçam sem problemas,, ja sobre o substrato vou providenciar essa mudança já que parece ser apenas o musgo o que ela veio, obrigado!!


l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por l_uiz »

Pra tratar o tanino você deve ferver os chips de côco várias vezes por 5 minutos até que a água saia com um tom marrom claro.

Segue abaixo fotos de quando fiz o tratamento pra minha nepenthes, essa é a primeira água:
Imagem

Após ferver umas 10 vezes saiu bem mais claro:
Imagem

O substrato que eu uso é sphagnum, areia e chips de côco (proporção 1:1:1). Pra medir quantos chips vai usar, é só encher pelo menos metade do vaso. O resto vai ser preenchido pelos demais ingredientes da mistura.


lclayton458
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 16 Jul 2020, 23:35
Localização: Jaú / SP
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por lclayton458 »

Obrigado pela ajuda!! Não encontro o chips de coco, mas comprei argila expandida pela indicação do vendedor e a fibra de coco, espero que não prejudique a planta...


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

lclayton458 escreveu: 23 Jul 2020, 17:53 Obrigado pela ajuda!! Não encontro o chips de coco, mas comprei argila expandida pela indicação do vendedor e a fibra de coco, espero que não prejudique a planta...
fibra de coco, tbm tratamento.

argila expanda, só serve para fundos de vasos.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem