Acompanhamento Nepenthes Recém chegada

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Renato Rabelo
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 117
Registrado em: 18 Mar 2020, 15:14
Localização: Fortaleza - CE ☆
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Acompanhamento Nepenthes Recém chegada

Mensagem por Renato Rabelo »

Boa tarde, hoje recebi minha Nepenthes e outras por precaução resolvi criar um tópico de acompanhamento para cada já que vai ser minha primeira experiência com elas!!
Recebi elas do Marcos Ono, enviou segunda as 10 horas e chegaram hoje em média 10 horas da manhã.
Vieram bem embaladas!!
Retirei do plástico, fiz uma mistura de Sphagnum, areia e isopor e plantei.
Coloquei ela em um local que pega sol de manhã apenas entre 7 da manhã até umas 10 horas!
Caso algo esteja errado ou alguma observação em especial agradeço se me derem as dicas, pois li muito sobre, mas sempre fica algo despercebido.
Sobre água, posso molhar toda noite por cima mesmo correto?
ImagemImagemImagem

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

seu substrato aparenta armazenar bastante água. composição mais o sphagnum, então sugiro evitar todo dia. molhe dia sim dia não (substrato). mas borrifar diariamente 2-3x por dia a planta por todo.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Renato Rabelo
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 117
Registrado em: 18 Mar 2020, 15:14
Localização: Fortaleza - CE ☆
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Renato Rabelo »

Edson Poscai escreveu:seu substrato aparenta armazenar bastante água. composição mais o sphagnum, então sugiro evitar todo dia. molhe dia sim dia não (substrato). mas borrifar diariamente 2-3x por dia a planta por todo.
Show Edson, assim farei. Vlw amigo Imagem

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk



Marcio cyborg
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 80
Registrado em: 10 Dez 2019, 01:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por Marcio cyborg »

Não sei como é o clima de outono e inverno onde você mora.
Aqui em sp, já está frio e nublado, então eu recomendaria uma rega mais espaçada para que não afogue a planta (lembrando que aqui está frio e nublado)
O ideal é sempre verificar se o substrato está úmido e/ou frio.
Aí não rega.
Se estiver mais para seco, regue.
Borrifar com uma névoa fina de agua, as folhas das plantas e os novos jarros que estão por vir, já recomendo diariamente.

Isso comigo, com as minhas plantas sempre funcionou!
Espero ter ajudado, forte abraço


Renato Rabelo
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 117
Registrado em: 18 Mar 2020, 15:14
Localização: Fortaleza - CE ☆
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Renato Rabelo »

Marcio cyborg escreveu:Não sei como é o clima de outono e inverno onde você mora.
Aqui em sp, já está frio e nublado, então eu recomendaria uma rega mais espaçada para que não afogue a planta (lembrando que aqui está frio e nublado)
O ideal é sempre verificar se o substrato está úmido e/ou frio.
Aí não rega.
Se estiver mais para seco, regue.
Borrifar com uma névoa fina de agua, as folhas das plantas e os novos jarros que estão por vir, já recomendo diariamente.

Isso comigo, com as minhas plantas sempre funcionou!
Espero ter ajudado, forte abraço
Aqui é quente, as vezes da uma chuva, como é o caso de ontem para hoje que choveu a noite toda, mas a maior parte é sol entre 28 a 30° e sensação térmica entre 30 e 35°. ( é meu amigo, um sol para cada planta) kkk
Estou dando a borrifada manhã, tarde e Noite. Rega, fico verificando se tá húmido ai dou uma molhada complementar, Irei postar uma foto dela mais tarde para vocês verem se tem algo errado ou se tá tudo certo!
Agradeço!!


Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk



Marcio cyborg
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 80
Registrado em: 10 Dez 2019, 01:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por Marcio cyborg »

Renato Rabelo escreveu: 15 Mai 2020, 07:36
Marcio cyborg escreveu:Não sei como é o clima de outono e inverno onde você mora.
Aqui em sp, já está frio e nublado, então eu recomendaria uma rega mais espaçada para que não afogue a planta (lembrando que aqui está frio e nublado)
O ideal é sempre verificar se o substrato está úmido e/ou frio.
Aí não rega.
Se estiver mais para seco, regue.
Borrifar com uma névoa fina de agua, as folhas das plantas e os novos jarros que estão por vir, já recomendo diariamente.

Isso comigo, com as minhas plantas sempre funcionou!
Espero ter ajudado, forte abraço
Aqui é quente, as vezes da uma chuva, como é o caso de ontem para hoje que choveu a noite toda, mas a maior parte é sol entre 28 a 30° e sensação térmica entre 30 e 35°. ( é meu amigo, um sol para cada planta) kkk
Estou dando a borrifada manhã, tarde e Noite. Rega, fico verificando se tá húmido ai dou uma molhada complementar, Irei postar uma foto dela mais tarde para vocês verem se tem algo errado ou se tá tudo certo!
Agradeço!!


Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk

O clima que qqr carniveiro sonha!!!
Posso te dar uma dica?
Alguns consideram frescura, mas como eu prefiro dar o melhor tratamento possível para minhas pc’s...
Borrife água na parte de baixo das folhas.
Na parte de cima, a água evapora muito rápido, a parte de baixo mantém por um pouco mais de tempo a umidade. E as Nepenthes adoram essa condição.
Vai postando as fotos da sua planta de vez em quando pra gente ver aí..
Deus abençoe 🙏🏻


Renato Rabelo
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 117
Registrado em: 18 Mar 2020, 15:14
Localização: Fortaleza - CE ☆
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Renato Rabelo »

Marcio cyborg escreveu:
Renato Rabelo escreveu: 15 Mai 2020, 07:36
Marcio cyborg escreveu:Não sei como é o clima de outono e inverno onde você mora.
Aqui em sp, já está frio e nublado, então eu recomendaria uma rega mais espaçada para que não afogue a planta (lembrando que aqui está frio e nublado)
O ideal é sempre verificar se o substrato está úmido e/ou frio.
Aí não rega.
Se estiver mais para seco, regue.
Borrifar com uma névoa fina de agua, as folhas das plantas e os novos jarros que estão por vir, já recomendo diariamente.

Isso comigo, com as minhas plantas sempre funcionou!
Espero ter ajudado, forte abraço
Aqui é quente, as vezes da uma chuva, como é o caso de ontem para hoje que choveu a noite toda, mas a maior parte é sol entre 28 a 30° e sensação térmica entre 30 e 35°. ( é meu amigo, um sol para cada planta) kkk
Estou dando a borrifada manhã, tarde e Noite. Rega, fico verificando se tá húmido ai dou uma molhada complementar, Irei postar uma foto dela mais tarde para vocês verem se tem algo errado ou se tá tudo certo!
Agradeço!!


Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk

O clima que qqr carniveiro sonha!!!
Posso te dar uma dica?
Alguns consideram frescura, mas como eu prefiro dar o melhor tratamento possível para minhas pc’s...
Borrife água na parte de baixo das folhas.
Na parte de cima, a água evapora muito rápido, a parte de baixo mantém por um pouco mais de tempo a umidade. E as Nepenthes adoram essa condição.
Vai postando as fotos da sua planta de vez em quando pra gente ver aí..
Deus abençoe Imagem
Estou seguindo essa sua dica, pois não sabia Imagem. Vou postando sim, inclusive vou postar uma agora para ver se ta tudo certo.

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk



Renato Rabelo
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 117
Registrado em: 18 Mar 2020, 15:14
Localização: Fortaleza - CE ☆
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Renato Rabelo »

Bom pessoal, vou postar uma para conferência, notei algumas folhas um pouco definhando( se é que posso usar essa palavra kkk) mas vou postar uma foto mais detalhada disso ai queria saber se é normal ou se tem algo errado, também tem uma folha um pouco comida/queimada( segue uma foto também) e uma dela toda para ver o desenvolvimento, notei que criou uns jarros e tá se desenvolvendo alguns, bem rápido por sinal. Caso apresente algo que possa ser um sinal de algo errado, agradeço pelo alerta para que eu cuide o quanto antes!
No mais estou bem alegre que dessa vez não perdi nenhuma como tinha acontecido na primeira vez. Só tenho a agradecer a vocês pelo suporte diário!
Abraço!!
**Adicionando um detalhe: que esse negocio branco nas folhas é Dimy peel que apliquei de forma preventiva.

ImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk




yatagarasuuo
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 189
Registrado em: 14 Abr 2020, 21:11
Localização: Rolandia-pr
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por yatagarasuuo »

nao sei oque pode ser vamos esperar os mais experientes para termos alguma conclusao


l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por l_uiz »

Boa tarde.

Meu conhecimento sobre nepenthes não é tão grande mas vamos ver no que posso ajudar.

Sobre a folha danificada, a minha nepenthes graciliflora também veio com as folhas mais antigas machucadas e ficou uma área marrom ao redor do corte, que nunca evoluiu além da borda. Isso não prejudicou a planta (não é algo que pega nas outras folhas), e hoje ela está saudável e enorme.

Seguem umas fotos de exemplo:ImagemImagem

Já aquela folha que nasceu distorcida pode ser alguma praga, tipo pulgão que suga a seiva e deixa as folhas deformadas. Não tive nenhum problema com isso ainda então vamos esperar a palavra dos mais experientes.

O dimy seria bom passar no substrato também pra evitar os gnats.

Boa sorte no seu cultivo : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem