Início de cultivo Nepenthes
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Bom, a priori não aparenta ser fungo, mas também não tenho como afirmar ser a semente germinando uma vez que a coloração desta protuberância é marrom claro sendo que ela deveria ser verde.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- zootecnista13
- Membro ativo (3)
- Agradeceu: 22 vezes
- Agradecimentos: 12 vezes
Olá rdrgobra!
Na imagem realmente não da pra ver muito bem a cor. Se eu não estiver enxergando mal, acho que tem um verde bem clarinho!
Daqui uns dias posto mais foto!
Obrigado a todos pela ajuda!
abraços
Na imagem realmente não da pra ver muito bem a cor. Se eu não estiver enxergando mal, acho que tem um verde bem clarinho!

Daqui uns dias posto mais foto!
Obrigado a todos pela ajuda!
abraços
" Se as abelhas desaparecessem da Terra, restaria a humanidade apenas 04 anos de vida" Albert Einstein
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
amigo Zootecnista, não consegui ver bem, pensei q já era broto...
comigo aconteceu de ver duas sementes cobertas de branco, pareciam bolor. foi o q pensei de imediato. mas deixei lá.
esperar mais,
abraço
comigo aconteceu de ver duas sementes cobertas de branco, pareciam bolor. foi o q pensei de imediato. mas deixei lá.
esperar mais,
abraço
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- zootecnista13
- Membro ativo (3)
Olá Edson,
Pois éh, ainda não da pra ver muito bem. Umas das seeds tem a protuberância de cor mais verde enquanto que outra não tem. O segredo é esperar mesmo!!
abraço!
Pois éh, ainda não da pra ver muito bem. Umas das seeds tem a protuberância de cor mais verde enquanto que outra não tem. O segredo é esperar mesmo!!
abraço!
" Se as abelhas desaparecessem da Terra, restaria a humanidade apenas 04 anos de vida" Albert Einstein
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
Zootecnista, algumas de minhas sementes ficaram todinhas brancas. a gente olhava e via o pretinha da casquinha da semente coberto de branco. a maioria está como veio, aparenta terem sido plantadas ontem. mas espero q uma ou outra vingue.
abraço, boa sorte.
PS.: meus comentários acima foram ref. a dinaea q plantei. qto as neps não consigo nem ver as sementes...
abraço, boa sorte.
PS.: meus comentários acima foram ref. a dinaea q plantei. qto as neps não consigo nem ver as sementes...
- zootecnista13
- Membro ativo (3)
Nossa Edson, se você ñ consegue ver as sementes de nepenthes, provável estão enterradas no substrato ñ acha? Irei postar umas fotos hj de minhas Nepenthes brotando..daí você alguma semelhança do fungo que atacou algumas seeds.. E o Marciel tinha razão!
Abraço e n desista!
PS.:...complementando a mensagem anterior, rdrgobra também mencionou a possibilidade de ser fungos!
Abraço e n desista!
PS.:...complementando a mensagem anterior, rdrgobra também mencionou a possibilidade de ser fungos!

- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
não sei se é o mesmo tipo, mas a minha era tipo uma linha de 2 cm com um pq bolinha ao meio (pq demais). não foi regado por cima amigo, vejo umas 3/4 de 20 plantadas. talvez o sphagnum tenha encharcado mais e tapado, não sei. outra são da mesma cor.
- zootecnista13
- Membro ativo (3)
Olá amigos!
Atualizando as germinações das minhas N. Ampularia, uma pequena plântula já dar o ar de sua graça com duas folhinhas!!
[img][/img]
Nesse momento ainda está sob uma cobertura de papel filme para manter a umidade. Gostaria de saber até quando devo deixá-la sob essas condições e qual o melhor momento para o transplantio para um vaso definitivo!!
Obrigado amigos!!
Abraço, Samuel
Atualizando as germinações das minhas N. Ampularia, uma pequena plântula já dar o ar de sua graça com duas folhinhas!!

[img][/img]
Nesse momento ainda está sob uma cobertura de papel filme para manter a umidade. Gostaria de saber até quando devo deixá-la sob essas condições e qual o melhor momento para o transplantio para um vaso definitivo!!
Obrigado amigos!!
Abraço, Samuel
- Fatikn
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 525 vezes
- Agradecimentos: 447 vezes
Parabéns, Samuel!!!!!
tá aí uma de minhas frustrações: germinar neps!!
Q esse seedling cresça bem saudável!!

tá aí uma de minhas frustrações: germinar neps!!

Q esse seedling cresça bem saudável!!

(・。・;)
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
-