Ajuda com Nepenthes - Stefano

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 76 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Legal Stefano, ter encontrado alguem que tambem cultiva PCs, espero que as dicas que recebeu pessoalmente tenham sido mais esclarecedoras á você, facilita bastante um papo sobre PCs pessoalmente relatando experiencias proprias.

Em fim, acho que é uma boa o substrato que ele te recomendou, e se voce ferver o musgo ele não morrerá completamente mas demora-rá mais a rebrotar.
Sucesso no teu cultivo : joia :

[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1146 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Separe uma parte do musgo que possui estas "cabecinhas verdes" e coloque por último em cima do vaso. Com um pouco de sorte ele irá brotar e você terá o seu Sphagnum vivo crescendo ao redor do vaso de sua Neps.

Abs,

Rodrigo F. Costa

"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
stefano.9119
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)

Mensagem por stefano.9119 »

Muito legal! farei isso! Tambem vou separar essas cabecinhas verdes e farei uma cultura de sphagnum paralelamente ao da Nep, para posteriormente, usa-lo!
Logan escreveu:Não estou conseguindo ver as fotos Stefano; mas você comprou sphagnum vivo ou o musgo?
Aqui as fotooos!

https://picasaweb.google.com/114176026439258709805/Subs" onclick="window.open(this.href);return false;

obrigado!

gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Nossa, quanto sphagnum :shock:

Abçs
Gabriel
_____
stefano.9119
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)

É que o vaso é grande pra caramba!!!

vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por vitordv »

Oi Stefano que bom que você está animado : joia : ja to até imaginando mais pra frente quando você tiver uma mega coleção de nepenthes :lol: porque ,jeito que você está se dedicando cara, esse negócio vai fundo : joia : :lol:
ótima ideia de fazer um cultivo de sphagnum, eu também tenho um, eu fiz assim: Quando comprei o sphagnum haviam alguns brotos verdes que vocês falaram aí em cima^^, aí eu peguei esses brotinhos e puz de lado. Arrumei um pequeno aquário para bettas que não estava sendo usado a quase 1 ano, aí eu coloquei um pouquinho de substrato nele, (não mais que uns dois dedos) e então puz os brotinhos verdes no substrato
só ''pousando'' eles sobre o substrato, enterrei só a pontinha de baixo dos brotinhos (não a parte verde que ia crescer) e então eu borrifei bastante água nele ja plantado, ficou parecendo um mini pântano, aí eu tampei o aquario, puz na sombra e todos os dias umas 2 vezes por dia eu borrifava de novo, hoje ele está cresendo bem e se espalhou por todo o aquario :lol:, está começando a crescer na vertical, os fios mais altos ja tem uns 10 cm. :P
Só tem um problema com o cultivo de sphagnum: a dificuldade que se tem pra que ele brote é a mesma que plantar um pé de feijão :lol:

Logan
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)

Mensagem por Logan »

É Stefano realmente tem muita coisa ai em parece que vai deslanchar rapidinho seu cultivo pois alem da dedicação me parece que você não teve muita dificuldade em encontrar o que era preciso para o cultivo! :D

Nossa Vitor eu achei uma boa ideia essa do aquário para betas acho que vou fazer isso aqui em casa, e realmente parece que cresce meio rápido o sphagnum pois no meu vaso de dioneia coloquei um brotinho de sphagnum verdinho faz nem 2 semanas e ele ja duplicou de tamanho. : joia :

vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)

Mensagem por vitordv »

Isso mesmo Logan, faz aí, você vai ver como é fácil cultivar sphagnum : joia : ele se alastra bem rápido pelo aquarinho, mas para que ele cresca verticalmente leva um pouco mais de tempo para que atinja o tamanho máximo ;), mas ainda sim é rapido. Boa sorte cara 8-)

stefano.9119
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)

Logan escreveu:É Stefano realmente tem muita coisa ai em parece que vai deslanchar rapidinho seu cultivo pois alem da dedicação me parece que você não teve muita dificuldade em encontrar o que era preciso para o cultivo! :D:

Poois é Logan, aqui em São Paulo achei bem facil o Sphagnum no Shopping Garden (aqui a localização... eu particularmente, vou no da Av. dos Bandeirantes: https://www.shopgarden.com.br/localizacao.php" onclick="window.open(this.href);return false;). Lá, aquele polixim que tanto falei, é algo parecido com Chips de coco, maaaas preferi ir na CeC e comprar o Pó de coco mesmo, para ter certeza....

Lá na CeC fooi onde comprei a areia tambem! aqueles 10 sacos de Sphagnum, mais a areia, o pó de coco e o isopor, deram CERTINHO pra encher meu vaso! hehehehe muita coincidência!

Hoje comprei o isopor, o desfiz (pois ele era uma placa), lavei as bolinhas já soltas bem lavadas, e adicionei no substrato!

Para todos, estou postando aqui a foto de como a planta ficou depoois de replantada... coloquei umas estaca melhores (inox coberto com plastico) e aproveitei eles para apoiar as gavinhas, pois como recebi uma dica do Jadson, quando apoiadas as gavinhas, os Ascideos nascem BEM mais rapido, pois tem suporte! aqui o link do topico: https://migre.me/ceZBJ" onclick="window.open(this.href);return false;

Eu tambem fiz o que me falaram, alem da cultura de Sphagnum, peguei uma parte das cabecinhas verdes que separei, e coloquei na superficie do vaso! Tem fotos tambem!

E tambem mostro nessas fotos, a base das 4 ramificações da planta! Uma delas (a menor) cresceu a pouco tempo atras e está quase do tamanho da terceira menor! mais tenho uma duvida... é normal essas bases, serem marrons? como se fossem troncos? O link das novas fotos está aqui:

https://picasaweb.google.com/1141760264 ... directlink" onclick="window.open(this.href);return false;

nas legendas, faço os comentarios que se eu fosse fazer aqui, ficariam muito confusos! hehehe

Obrigado a todos!!!!! Let's Grow! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Yuri Santos
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por Yuri Santos »

Olá amigo ! isso é super normal, a planta esta tomando esse aspecto lenhoso para suportar o peso da planta.se chama LIGNIFICAÇÃO

Yuri Santos Pereira

Sem Recalque !!
Responder